Já falamos sobre o algoritmo do Facebook, que são as regras que a plataforma segue para determinar quais postagens os fãs da sua página veem em seu Feed de Notícias.
Também falamos sobre táticas que você pode colocar em prática para aumentar a visibilidade de suas publicações nesta plataforma.
Hoje, vamos discutir por que o Facebook está reduzindo a visibilidade de certos posts.
Antes de falar sobre por que o Facebook reduz a visibilidade de certos posts em sua plataforma, vamos primeiro falar sobre as razões pelas quais o Facebook monitora a qualidade das postagens no Facebook.
Os desafios que o Facebook enfrenta
As últimas mudanças no algoritmo do Facebook são o resultado de vários desafios que a plataforma enfrentou nos últimos anos.
A necessidade de oferecer conteúdo de qualidade
Você já deixou de usar o Facebook porque não aguentava mais ver anúncios irrelevantes aparecendo no seu Feed de Notícias?
Parece que você não é o único. Nos últimos anos, o Facebook viu seus usuários migrarem para outras redes sociais, como Instagram e TikTok.
Tornou-se, portanto, imperativo rever a qualidade do conteúdo oferecido para continuar a reter seus usuários e atrair novos.
De fato, o tempo médio gasto no Facebook caiu 3 minutos. E de acordo com dados, a tendência deve continuar no futuro.
Portanto, o Facebook não tem escolha a não ser monitorar continuamente a qualidade do conteúdo que compartilhamos em sua plataforma.
A luta contra o spam
Além disso, nos últimos anos, o Facebook tem sido vítima de sua popularidade e tem atraído muitos oportunistas, como “fábricas de conteúdo” que ganham dinheiro redirecionando o tráfego para seu site.
Como se isso não bastasse, o Facebook também foi vítima do surgimento de falsos influenciadores, spammers e até hackers em sua plataforma.
Todos eles querem alcançar o maior número possível de pessoas e direcionar o tráfego para seu site, e o Facebook é um ótimo lugar para encontrar suas vítimas.
Para se ter uma ideia da importância do problema, no primeiro trimestre de 2019, o Facebook apagou 2,2 bilhões de contas falsas antes que pudessem criar uma conta em sua plataforma.
Isso representa tantas contas falsas quanto todos os usuários da plataforma.
Foi essencialmente o algoritmo anti spam que os interceptou antes de despejarem milhões de conteúdo irrelevante na plataforma.
Combate às fake news
Em 30 de junho de 2020, o Facebook atualizou seu algoritmo de notícias, que é compartilhado em sua plataforma.
Essa atualização tem como principal objetivo combater as fake news desde que, em 2019, o Facebook tem promovido muito sua disseminação.
Essa tendência tem se mostrado problemática à medida que cada vez mais usuários da Internet usam as redes sociais como fonte de informação.
O Facebook, como a rede social mais usada, teve que investir na luta contra a desinformação.
Por todas essas razões, o Facebook agora analisa todas as postagens para ver quais estão enviando sinais negativos a fim de reduzir sua visibilidade ou simplesmente removê-los, plataforma de seguidores instagram.
A seção a seguir apresenta os sinais que este algoritmo leva em conta para penalizar publicações e, assim, reduzir sua visibilidade no Facebook.

Sinais negativos enviados por Páginas do Facebook
A primeira coisa que você precisa ter certeza de fazer, é garantir que sua página no Facebook esteja completa. Portanto, isso significa que:
- O administrador da página está ativo na plataforma, e que sua identidade é verificada.
- A página tem um nome de usuário personalizado e não o dado por padrão pelo Facebook.
- Você adicionou um mínimo de conteúdo (capa, foto do perfil, informações da página etc.)
- Você posta em uma frequência regular, etc.
Sinais para reduzir a visibilidade de conteúdo problemático no Facebook
É essencial que você conheça os sinais que pressionam o Facebook a penalizar conteúdo problemático.
Como criador de conteúdo, você definitivamente deve evitar enviar esses sinais para o Facebook, para não penalizar o alcance de suas postagens.
Aqui estão alguns dos sinais que o Facebook está levando em conta ao determinar qual conteúdo não deve priorizar no Feed de Notícias de seus usuários:
Conteúdo que viole os termos e condições do Facebook
Todo usuário do Facebook deve estar ciente dos padrões da comunidade. Esses padrões explicam os tipos de conteúdo e comportamento que são proibidos no Facebook.
Como criador de conteúdo, você é responsável pelo que publica e deve cumprir essas normas. O Facebook penalizará ou até removerá qualquer post (ou página) que:
- Publica conteúdo que é nudez ou de natureza sexual,
- Viola direitos autorais;
- Promove o ódio e a violência;
- Publica conteúdo indesejado, etc.
Publicações que contribuem para a disseminação de Fake News
O Facebook usa vários critérios para identificar notícias falsas.
Principalmente, eles usam parceiros de verificação de informações de terceiros, que garantem que os fatos apresentados em posts no Facebook sejam reais.
Além disso, o Facebook também identifica notícias falsas:
- Graças aos comentários dos internautas;
- Após uma análise minuciosa do conteúdo;
- Verificando o conteúdo dos reincidentes.
Clickbait
Aqui está a definição do Facebook de um clickbait.
Clickbait é quando um editor posta um link cujo título incentiva os usuários a clicar para ver mais, sem dar-lhes informações suficientes sobre o que esperar.
Clickbait intencionalmente obscurece informações essenciais ou exagera certos detalhes de uma notícia para dar-lhe uma importância que não tem.
Esse processo chama a atenção dos visitantes e os solicita a clicar em um link, mas eles eventualmente retornam rapidamente ao Feed de Notícias.
Para combater esse problema, o Facebook analisa postagens que têm um número desproporcional de cliques em links de saída em comparação com outros tipos de posts.
Páginas de sanções do Facebook que compartilham esse tipo de publicação: curtidas automáticas.
Páginas ou domínios que postam regularmente clickbait serão restritos. Sua distribuição será restrita e suas publicações aparecerão mais baixas nos feeds de notícias.
Quando uma página para de postar clickbait, suas postagens não são mais afetadas por esse tipo de classificação.
Conteúdo que represente armadilhas para interação
Um incentivo de interação é uma estratégia frequentemente usada para pressionar os usuários a interagir através de curtidas, compartilhamentos, comentários e identificação etc., a fim de aumentar o alcance de um post no Feed de Notícias.
São postagens como “identifique pessoas que precisam ver esse post”, “responda com sim ou não”, “compartilhe este post com 10 pessoas para ganhar um iPad” etc.
Esses tipos de posts são banidos pelo Facebook.
Publicações que compartilham soluções milagrosas para problemas de saúde
Sempre com o objetivo de apresentar conteúdo de qualidade e verídicos, o Facebook proíbe a publicação de conteúdos sensacionalistas no campo da saúde e do bem-estar.
Portanto, drogas milagrosas não devem ser promovidas que muitas vezes exageram sua eficácia.
Por exemplo, postagens sobre pílulas milagrosas de perda de peso ou porções da avó para curar doenças crônicas simplesmente não vão funcionar bem no Facebook.
Postagens que compartilham links para experiências web de baixa qualidade
Postagens que encaminham usuários para sites com experiências ruins na Web aparecem na parte inferior do Feed de Notícias.
Por experiência medíocre, o Facebook classifica, entre outras coisas:
- Sites que não são otimizados para celular;
- Aqueles com muitos anúncios ou popups;
- Aqueles com conteúdo de baixa qualidade.
O Facebook tem várias ferramentas, como a taxa de rejeição nessas páginas ou o tempo médio que seus usuários passam no site em questão.
O Facebook também faz recomendações para melhorar a experiência dos usuários da Internet a partir de sua plataforma. Evitar:
- Exibir conteúdo sexual, ofensivo, malicioso ou enganoso.
- Exibir um número significativo de anúncios e ficar longe daqueles que prejudicam a experiência do usuário.
- Usar imagens que são mal emolduradas ou muito pequenas.
- Oferecer conteúdo que traga valor agregado real.
Conteúdo que engana usuários
O sexto tipo de conteúdo que o Facebook penaliza em sua plataforma é aquele que oculta informações, promove conteúdo falso ou, finalmente, publicações que levam o usuário a conteúdos totalmente diferentes do que foi anunciado.
O Facebook recomenda não:
- Criar imagens com botões falsos, como botões de reprodução ou notificação.
- Manipular links para que sua descrição não coincida com o conteúdo de destino.
- Publicar imagens em loop, pesquisas, etc.
A falta de originalidade do conteúdo
O conteúdo publicado no Facebook deve trazer valor único para seu público.
Como resultado, eles penalizam postagens e páginas que compartilham:
- Conteúdo que não pertence a eles;
- Conteúdo que foi postado pela primeira vez fora do Facebook;
- Finalmente, esta categoria também afeta o conteúdo que você posta que infringe os direitos autorais.
De acordo com o Facebook, você não pode:
- Criar uma página cujo único propósito é publicar vídeos de outras páginas ou outras fontes.
- Compartilhar conteúdo que já existe em outros lugares no Facebook e para os quais você não contribuiu para a criação.
- Monetizar o conteúdo de que você não é o autor.
Em última análise, o principal objetivo do Facebook é oferecer conteúdo de qualidade para adquirir novos usuários, reter usuários existentes e aumentar o tempo que eles gastam em sua plataforma.
Por isso, promoverão conteúdos únicos, de qualidade e que contribuam para uma comunicação transparente e autêntica entre os usuários.
É por isso que eles vão penalizar qualquer coisa que não crie valor.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.