EntretenimentoMF Press GlobalMídia e TV

FM 2.0: Hebert Neri traz o dinamismo da internet para a rádio FM em Portugal

O Neri Talks, que hoje é considerado um programa de sucesso na rádio em Portugal começou de forma muito despropositada: apenas mais um podcast lançado na internet veiculado através das plataformas digitais SpotifyDeezerApple Podcasts (iTunes) e Google Podcasts.

E foi assim que o Neri Talks, criado pelo jornalista, músico e escritor brasileiro Hebert Neri, a princípio como um projeto pessoal paralelo, mas que rapidamente ganhou espaço no país, fazendo o caminho oposto do que é esperado, migrando do digital para o analógico, trazendo o dinamismo do mundo virtual e e a linguagem das redes sociais para a rádio FM.

Boa recepção da crítica

Com uma proposta um tanto diferenciada, que mostra sob um olhar bem humorado os acontecimentos da semana, que procura informar o ouvinte e ao mesmo tempo proporcionar divertimento, o Neri Talks caiu no gosto do público e da crítica. Veiculado pela Rádio Limite, no distrito de Viseu e pela Paivense FM, no distrito de Aveiro, o programa tornou-se um líder de audiência no horário em que vai ao ar (sábados à tarde).

Com um estilo dinâmico, próprio das redes sociais, que se aproveita dos memes da internet como ferramenta para a retórica e de sofisticados recursos de edição digital, o programa está a surpreender por trazer para o mundo analógico a linguagem da nova geração conectada.

Neri revela que encontra inspiração para os temas e argumentação do program de tudo que o cerca para a argumentação: “o Neri Talks acaba por ser uma extensão das conversas que tenho com os meus amigos e conhecidos nos bares e cafés dos distritos do Porto e de Aveiro durante a semana, após regressar do trabalho”, diz. “Como sou jornalista, preciso estar sempre a par do que acontece ao meu redor, e tais acontecimentos sempre são assunto das conversas que tenho nestes ambientes. Então pensei em transportar esta mesma atmosfera informal e divertida para a internet, através dos podcasts, e daí surgiu o convite para fazer isto na rádio, o que me deixou muito contente e surpreso”. De acordo com o apresentador, “o que era um projeto pessoal acabou por se tornar algo muito maior e eu sou muito grato às estações de rádio que estão a acreditar comigo neste programa”.

Temas para o programa

Com uma abordagem satírica e bem humorada, o programa já falou de vários temas, desde o funk brasileiro em Portugal e a invasão dos memes na internet, da passagem de Greta Thunberg por Lisboa, Jair Bolsonaro, Terceira Guerra Mundial e até mesmo da rainha dos baixinhos Xuxa, dando a conhecer em Portugal fatos e particularidades da cultura brasileira: “procuro trazer informações de ambos os países no programa, de forma a situar ambos os lados. Os portugueses amam as coisas que vem do Brasil e têm se mostrado muito abertos à nossa cultura, assim como nós temos tido a grata surpresa de descobrir Portugal e tudo que este povo acolhedor e sua cultura tem para nos oferecer”, revela.

Tirando proveito das redes sociais, o programa dispõe de perfis oficiais no Instagram e no Facebook, onde os ouvintes podem interagir com o apresentador e até mesmo enviar sugestões de temas a serem abordados.

Além de remixes, memes e esquetes, o apresentador realiza entrevistas como a feita com o participante do The Voice Portugal 2019, Hugo Vasconcelos e o artista plástico português Mário Taffarel: “ainda este ano farei muitas outras entrevistas com artistas locais, escritores, músicos, políticos e até mesmo pessoas comuns”, explica. “No entanto, quero ir além do óbvio e do protocolar nas entrevistas. Sempre realizadas em bares, cafés e lugares fora do estúdio, o objetivo e extrair do convidado informações e reações espontâneas, submetendo o convidado a ambientes da vida real e perguntando aquilo que outros jornalistas e apresentadores não costumam perguntar. O objetivo é transcender. É mais do que entreter, trazer conteúdo de valor”, conclui.

486 Publicações

,

Sobre
Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa MF Press Global e não é de responsabilidade da Por Dentro de Minas
Artigos
Relacionados
MF Press Global

Médico mineiro João Vitor Nassaralla vai engordar de propósito para depois ajudar seguidores na perda de peso

Já imaginou ganhar 30 quilos propositalmente e, na sequência, entrar em um processo de emagrecimento? Esse é o projeto do Dr. João…
MF Press Global

Nutrólogo responde: Pessoas com diabetes são totalmente proibidas de comer doces?

Doença crônica, a diabetes é caracterizada pela não produção de ou emprego deficiente da insulina, substância que controla os níveis glicêmicos. Segundo…
MF Press Global

“Relacionamentos que resistir à pandemia vão resultar em casamento”, garante Jovem Celebrante

Segundo as estatísticas, diversos cartórios do país registraram aumento no número de divórcios em 18,7% durante a pandemia. Já de acordo com…

Deixe uma resposta