Seu navegador não oferece leitura em voz alta.
Minas Gerais foi o único estado brasileiro em que a liderança na disputa presidencial mudou entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2026. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou Flávio Bolsonaro (PL) na votação deste domingo (25), após ficar atrás do adversário na primeira etapa.
Escolha o Por Dentro de Minas como sua fonte de notícias no Google
Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.
No segundo turno, Lula recebeu 50,43% dos votos válidos em Minas Gerais, contra 49,57% de Flávio Bolsonaro, uma diferença de 0,86 ponto percentual. No primeiro turno, realizado em 4 de outubro, o candidato do PL havia obtido 48,24%, enquanto o petista ficou com 43,33%.
Nos outros 25 estados e no Distrito Federal, o candidato que terminou o primeiro turno na liderança também foi o mais votado no segundo.
Resultado em Minas Gerais
| Candidato | 1º turno | 2º turno |
| Flávio Bolsonaro (PL) | 48,24% | 49,57% |
| Lula (PT) | 43,33% | 50,43% |
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
A virada ocorreu em um estado que tem um histórico importante nas eleições presidenciais brasileiras. Desde 1989, todos os candidatos eleitos para a Presidência também foram os mais votados em Minas Gerais.
Em 2022, Lula venceu no estado com 50,20% dos votos válidos, contra 49,80% de Jair Bolsonaro (PL). Naquele ano, o petista também conquistou a Presidência, com 50,90% dos votos válidos em todo o país.
Como ficou a liderança nos demais estados
No segundo turno de 2026, Flávio Bolsonaro manteve a liderança em 13 estados e no Distrito Federal: Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Lula permaneceu à frente em 13 estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







