Parque Ecológico Vencesli Firmino comemora aniversário de 5 anos





Descanso, lazer, esporte e socialização são algumas das possibilidades oferecidas pelo Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva, localizado na Rua dos Agrônomos, 285, no Bairro Alípio de Melo. Implantado por meio do Orçamento Participativo 2005/2006 e entregue à comunidade em 2010, o parque completa 5 anos nesta segunda-feira, dia 20 de abril.

A área de 20,2 mil metros quadrados dispõe de infraestrutura para o lazer, com pista de caminhada de 500 metros, quadras poliesportivas e de areia, academia a céu aberto, teatro de arena, pista de skate, mirante e área de convivência, propícia para a prática de xadrez e dama. “O parque conta com diferentes espaços para agradar a todos os públicos. É uma área que já conquistou a comunidade do entorno e atrai visitantes de outras regiões da cidade”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Parques (FPM), Hugo Vilaça.

O parque possui grande diversidade arbórea: são 85 espécies, divididas entre 800 árvores de porte pequeno, médio e grande, 70 espécies de plantas ornamentais, com exemplares de jacarandá de Minas, pata de vaca e muitas outras, que tornam o ambiente charmoso e convidativo.

Segundo a chefe de Divisão de Manejo e Operações Noroeste, Conceição Baeta, cerca de 200 pessoas frequentam, diariamente, o Parque Vencesli Firmino. Nos fins de semana, o movimento dobra. Boa parte dos frequentadores procura o local para a prática de esportes, como é o caso do engenheiro mecânico Arlindo Júnior, 63 anos. Conhecido na comunidade como “professor”, por estar à frente do projeto “Basketball Popular no Bairro”, no qual desenvolve aulas de basquete para crianças da região, Arlindo frequenta o Vencesli há dois anos. Dentre suas preferências estão os equipamentos de ginástica e as quadras poliesportivas, onde pratica e ensina o basquete. Arlindo não se limita a frequentar o lugar. Ele contribui voluntariamente para a sua conservação, comprando tinta e mantendo a pintura das quadras. “O que eu puder fazer, junto com a comunidade, para ajudar o parque Vencesli, eu farei. Queremos ver o espaço cada dia melhor”, afirma.

A chefe de divisão Noroeste ressalta que o envolvimento e o carinho da comunidade, sempre participativa na manutenção do espaço é uma característica diferencial deste parque. “Creio que, como foi um projeto aprovado pelo Orçamento Participativo, as pessoas se sentem mais responsáveis por ele”, comenta Conceição Baeta. O Parque Vencesli tem também como frequentadores as crianças da Escola Municipal Marlene Pereira. De acordo com a coordenadora da Escola Integrada, Márcia Antonia Tanuere, 50 meninos e meninas de 6 a 14 anos aproveitam o complexo, três vezes por semana, com atividades relacionadas à educação ambiental e práticas esportivas. “É importante os alunos perceberem o contraste dos prédios, que estão mais no dia a dia deles, com uma área verde como esta. Eles realmente gostam de frequentar, uns para ver as flores e paisagens, outros para praticar esportes”, relata a coordenadora.

Reconhecimento

A recompensa pela dedicação da comunidade e dos funcionários ao parque veio com a premiação da 14ª edição do Concurso Cidade Jardim, em 2014, na categoria de parque não adotado (FPM responsável pela manutenção). “O reconhecimento no concurso foi importante para divulgar o parque. O maior diferencial do Vencesli, além de ser um parque completo para a comunidade, é esse envolvimento dos funcionários e dos frequentadores”, diz o diretor de Parques da Área Norte, Rubens Soalheiro,.

Comemoração

Para comemorar o aniversário de 5 anos do parque, foi preparada uma programação especial, gratuita, com esporte e música. Na manhã de sábado, dia 18 (8h30), um jogo de basquete entre as equipes do BQC da UFMG e do Basketball Castelo, dirigido pelo “professor“ Arlindo. Na tarde de domingo, dia 19 (14h30), apresentação de bandas de rock da região. O Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Informações pelo fone (31) 3277-8403.

Total
0
Shares
Relacionados
Total
0
Compartilhar