A Econet Editora realiza na próxima quarta-feira, 25 de junho, às 15h, uma live gratuita para explicar as principais mudanças que os contribuintes enfrentarão com a atualização do leiaute da nota fiscal eletrônica. O evento será transmitido pelo canal da editora no YouTube (@canaldaeconet) e contará com a participação de Wagner Gonzales, coordenador da Consultoria Fiscal, e Pedro Costa, analista técnico da área federal.
Durante a transmissão, os especialistas apresentarão os novos prazos definidos pela Receita Federal, indicarão os campos que devem ser preenchidos para viabilizar a cobrança dos tributos da Reforma Tributária e esclarecerão dúvidas. O foco estará em apresentar os ajustes que precisam ser feitos para que as empresas estejam prontas já a partir de julho, quando começa o período de testes em ambiente de homologação.
A mediação ficará a cargo de Mariana Borges, gerente da área Fiscal da Econet Editora, que acompanhará os temas com foco nas implicações práticas para empresas, contadores e desenvolvedores de sistemas. Segundo Mariana, o objetivo da live é antecipar os pontos críticos da transição. “Muitos ajustes precisam ser feitos nos bastidores, desde a atualização de sistemas até o treinamento das equipes. Nosso papel é tornar esse processo mais claro e acessível”, afirma.
Notas fiscais passam a refletir transição para IBS, CBS e IS
A live acontece em um momento decisivo para a implementação da Reforma Tributária do Consumo, que substitui cinco tributos atuais por três novos a partir de 2026. O ICMS (estadual) e o ISS (municipal) serão unificados no IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Já o PIS e a Cofins (federais) serão substituídos pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Além disso, entra em cena o IS (Imposto Seletivo), que incidirá sobre produtos com impacto negativo à saúde ou ao meio ambiente.
Para viabilizar essa transição, a Receita Federal publicou em abril a Nota Técnica 2025.002, que define os campos obrigatórios para a indicação desses tributos na NF-e e na NFC-e. A partir de julho, as empresas poderão testar o preenchimento desses campos em ambiente de homologação. A liberação para o ambiente de produção está prevista para outubro, com obrigatoriedade total a partir de janeiro de 2026.
A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia. O link para a live é: https://www.youtube.com/live/rA7AxQ_JFyU
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.