Os bares e restaurantes têm vivenciado um aumento significativo no número de reservas em 2024, com uma média de 6,2% a mais em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da Tagme em parceria com a Abrasel. O estudo foi conduzido com os 100 estabelecimentos que registram maior volume de reservas na cidade de São Paulo, comparando os períodos de janeiro a outubro de 2023 e 2024. Além disso, a pesquisa também apontou uma redução de 14,16% nas filas de espera em comparação com o ano passado.
“As variações da fila de espera e do número de reservas não estão diretamente relacionadas. A diminuição das filas de espera, como apontado pela pesquisa, pode indicar uma redução na demanda em determinado mês, por exemplo, ou uma melhoria na produtividade do estabelecimento, com o uso de um sistema de gestão para agilizar o giro de mesas”, explica Roni Lacerda, COO e co-fundador da Tagme.
“O aumento do número de reservas também pode estar conectado a esta maior digitalização do setor, que intensificou seus sistemas durante a pandemia e continua a melhorar processos com uso de tecnologia. Com atendimento digital mais eficiente, por exemplo, os clientes têm percebido cada vez mais o valor da conveniência de fazer reservas“, complementa Roni Lacerda.
Resultados de outubro em filas e reservas
Em outubro de 2024, último mês analisado pela pesquisa, as reservas em bares e restaurantes apresentaram um crescimento de 7,77% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento indicou quedas apenas em janeiro e abril, enquanto os demais meses tiveram resultados positivos. O maior destaque foi agosto, com um aumento de 10,35% em relação ao mesmo mês de 2023.
O estudo também aponta uma redução consistente nas filas de espera em bares e restaurantes. Em outubro de 2024, houve uma queda de 9,76% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Ao longo do período analisado, as filas cresceram apenas nos meses de janeiro, maio e setembro, enquanto nos demais meses apresentaram variações negativas.
Para José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, esses índices revelam um hábito crescente do consumidor brasileiro de realizar reservas, o que traz benefícios tanto para os clientes quanto para os estabelecimentos. “Esse comportamento, que já é quase totalitário em países como os da Europa, está ganhando força no Brasil. Fazer reservas é positivo porque permite aos clientes a garantia de um atendimento mais ágil e aos negócios uma organização mais eficiente”, destaca.
Ainda segundo Camargo, pesquisas como essa são importantes para tornar o negócio mais lucrativo. “Conhecer as tendências por meio de dados é crucial, pois o comportamento dos clientes muda, e é preciso acompanhar essas transformações para não perder faturamento. Além disso, a análise de dados e a integração de sistemas possibilitam economizar recursos e pessoal, entregando uma experiência ótima ao público. Nossa ideia é trazer esses índices de maneira constante, pois eles também antecipam tendências, antes que outros índices mais tradicionais possam captar os movimentos”, conclui.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.