O Figueira Leopoldo, empreendimento residencial da MPD Engenharia em parceria com a Helbor, e assinado pelo escritório de arquitetura Perkins&Will, foi reconhecido mundialmente ao conquistar o Future House Awards 2024, na categoria Torres Residenciais. O prêmio, organizado pela Global Design News em colaboração com o Chicago Athenaeum Museum, tem como objetivo defender e homenagear projetos residenciais que se destaquem pela criatividade e inovação. O reconhecimento conta ainda com a exibição dos ganhadores no Museu de Design de Chicago em Atenas, na Grécia.
O projeto foi o único brasileiro a conquistar o prêmio em 2024 e integra arte e arquitetura. Inspirado em arte cinética, conceito que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusões de ótica ou posicionamento de peças, o design do Figueira Leopoldo faz referência ao trabalho do artista Abraham Palatnik.
A fachada, desenvolvida pela Hunter Douglas, é composta por brises metálicos deslizantes em diferentes tons de madeira, criando um ambiente dinâmico e interativo. O projeto foi desenhado também para oferecer controle da iluminação e temperatura, além de ventilação natural para os apartamentos. A solução exterior se complementa com a aplicação de revestimentos em lâminas de alta pressão (HPL), um material de superfície rígida e diferenciada em comparação com outros itens do mercado, além de ser resistente a umidade e de fácil manutenção.
Douglas Tolaine, diretor de design da Perkins&Will São Paulo e líder do projeto arquitetônico, celebrou a conquista durante a cerimônia. Segundo ele, o projeto foi inspirado no patrimônio natural brasileiro. “Criamos uma obra amadeirada que homenageia nossas árvores, utilizando as tonalidades e texturas das madeiras das florestas do país, trazendo um toque de cor e vida ao cinza da capital paulista”, destaca.
O empreendimento, desenvolvido pela MPD e a Helbor Empreendimentos S.A, também resgata conceitos de design das décadas de 50, 60 e 70, com plantas livres, grandes janelas e lajes planas, que oferecem flexibilidade e personalização dos espaços. A estrutura utiliza concreto FCK 90 MPa, material de alta resistência que permite a criação de ambientes amplos, sem a necessidade de pilares, tornando o local espaçoso com liberdade de movimentação, iluminação natural e ventilação.
Débora Bertini, diretora-geral de Incorporação e Vendas da MPD, ressalta que a arquitetura do empreendimento estabelece um diálogo entre o passado e o futuro. “Para a MPD, ganhar um prêmio com reconhecimento internacional confirma que estamos no caminho certo, uma vez que coloca em evidência a força da nossa marca e o impacto positivo que buscamos gerar”, reforça a diretora.
O empreendimento, localizado na Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1142, contará com 30 unidades tipo de 355 m², cada uma com quatro suítes. Está próximo a áreas de lazer, como o Parque do Povo, o Parque Ibirapuera, o Shopping JK Iguatemi, o Shopping Vila Olímpia e o Clube Pinheiros. Seu design de interiores e as áreas comuns são assinados por Carlos Rossi, que utiliza materiais como madeira e concreto para criar ambientes funcionais. O paisagismo, desenvolvido por Benedito Abbud, promove a integração entre os espaços internos e externos, incorporando plantas aromáticas e frutíferas que incentivam a interação com o ambiente.
“É sempre um desafio propor um produto que seja relevante para a cidade de São Paulo e ao mesmo tempo arrojado, que enobreça a paisagem e ao mesmo tempo atenda bem quem nele irá morar”, encerra Marcelo Bonanata, diretor de Vendas da incorporadora Helbor.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.