Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, verão, inverno. As datas comemorativas e estações impactam diretamente o e-commerce, setor que movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional.
Como explica Bruno Darolt, CEO da BD Consultoria, agência especializada em estratégias de performance para marketplaces, as tendências de comportamento do consumidor ligadas a datas e ao clima são chamadas de sazonalidade. É o caso, por exemplo, de um e-commerce de brinquedos que registra aumento nas vendas com a proximidade do Dia das Crianças ou uma loja de roupas que vê a demanda por agasalhos crescer no inverno.
Darolt reforça que os negócios precisam estar atentos à sazonalidade e planejar lançamentos, promoções e outras estratégias com antecedência.
“A visão do empreendedor frente às datas deve ser com cabeça e olhos bem abertos. Vale reforçar que as negociações de produtos devem anteceder a data sazonal. Na primavera, por exemplo, o correto é já pensar e estudar produtos do verão”, esclarece.
Da mesma forma, Darolt explica que o ideal é, na virada do primeiro semestre, elaborar o planejamento do fim de ano, de modo a ter tempo de executar todas as ações com calma e se destacar em relação às outras empresas que atuam no e-commerce.
“Recomendamos que faça um planejamento por trimestre das oportunidades sazonais, além de ter em vista que, quanto mais próximo a sazonalidade, maior o risco. É importante que o empreendedor esteja nutrido de dados para a tomada de decisões. No online, não existe espaço para o achismo”, afirma.
Entre as etapas necessárias para garantir vendas bem-sucedidas em uma data comemorativa ou estação, estão a pesquisa de preço (para constatar se o valor cobrado está dentro da expectativa e do poder aquisitivo do público-alvo), aquisição de estoque e ações de marketing (como e por quais meios os produtos serão divulgados), acrescenta o especialista.
Darolt explica que existem soluções tecnológicas que ajudam o empreendedor nesse tipo de planejamento. Ele cita como exemplo a BD Analytics, desenvolvida pela empresa na qual atua como CEO.
“Por meio da BD Analytics, além de ter consultores para auxiliar nesse processo, entregamos ferramentas para estudo do mercado antes de efetivar a compra dos produtos. Recomendamos que o produto esteja cadastrado no mínimo 40 a 45 dias antes da data para que a plataforma ranqueie o produto e o empresário consiga estar nas primeiras posições e aproveitar as vendas geradas pela sazonalidade”, esclarece.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.