O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (4), no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, que vai distribuir gratuitamente botijões de gás para 15,5 milhões de famílias brasileiras de baixa renda.
A medida amplia o atual Auxílio Gás, que atende 5,4 milhões de lares, alcançando agora cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. O novo programa começa a funcionar em novembro.
Como vai funcionar
Diferente do modelo atual, em que o governo deposita um subsídio em dinheiro, o Gás do Povo permitirá a retirada direta do botijão em 58 mil postos de revenda credenciados, sinalizados com a placa “Aqui tem Gás do Povo”.
O acesso será garantido mediante apresentação de:
- cartão do Bolsa Família;
- cartão da Caixa Econômica Federal;
- vale retirado em casas lotéricas;
- ou pelo aplicativo Caixa.
O governo também estuda retomar a distribuição em “gaiolas” instaladas em postos de combustíveis, medida voltada a regiões mais afastadas.
Quem terá direito
O benefício será concedido a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo — R$ 759 por pessoa. O número de botijões disponibilizados será limitado conforme a composição familiar.
- Para famílias de dois integrantes: até 3 botijões por ano;
- Para famílias de três integrantes: até 4 botijões por ano;
- Para famílias de quatro integrantes ou mais: até 6 botijões por ano.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o programa vai significar uma economia superior a 10% do salário mínimo para os beneficiários.
“O Gás do Povo é um programa de proteção social, que dá dignidade e mais dinheiro no bolso de quem mais precisa”, afirmou o ministro em entrevista ao Voz do Brasil.
Diferença para o Auxílio Gás
Atualmente, o Auxílio Gás transfere recursos em dinheiro para a compra do botijão. Já o Gás do Povo funcionará com vouchers ou créditos específicos, que só poderão ser usados para retirar o produto, reduzindo riscos de desvio de verba.
Discussion about this post