Quer receber as últimas notícias de BH e Minas Gerais? Então acesse nosso grupo no WhatsApp.


Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sinfônica e Lírico em Concerto | Noite Tchaikovsky

18 de setembro de 2019 | 20:30 - 22:30

R$20,00
fcs

Um dos maiores compositores românticos de todos os tempos, o russo Peter Ilitch Tchaikovsky, é o grande homenageado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar em edição especial das séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto. Com regência de Silvio Viegas e do Capitão Antônio Vicente Soares, os grupos artísticos interpretam expressivas composições que evidenciam todo o talento e a maestria do russo para a música sinfônica durante a Noite Tchaikovsky. Esse evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

No programa estão as obras Suíte O Lago dos Cisnes, que terá a regência do Capitão Antônio Vicente Soares da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, a Abertura Fantasia Romeu e Julieta, trechos da Suíte O Quebra Nozes, além da Abertura 1812.

Segundo o maestro Silvio Viegas, dedicar um repertório a Tchaikovsky representa um momento de muito entusiasmo, tanto para a OSMG e o CLMG quanto para o público que acompanha os concertos. “Tchaikovsky é, sem sombra de dúvidas, um dos compositores mais queridos do público. Suas obras têm uma comunicação direta com o ouvinte em função da beleza de seus temas e do brilhantismo de suas orquestrações”, comemora o regente.

O maestro ainda destaca que o compositor russo, mesmo sendo um representante da música sinfônica do período romântico, foi responsável por produzir obras atemporais. “As composições de Tchaikovsky costumam ser bastante conhecidas e cantaroladas até mesmo por aqueles que nem conhecem sua obra a fundo. Balés, óperas, concertos para piano e para violino e sinfonias são muito populares, assim como a orquestração, que cria uma comunicação muito direta com o público”, destaca.

Trechos do repertório serão interpretados durante a série Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia, na terça-feira, 17 de agosto, com entrada gratuita. Na ocasião, algumas pessoas da plateia serão sorteadas para assistir ao concerto do palco. Trata-se do projeto De Dentro do Palco, que visa aproximar o público da Orquestra e, assim, ampliar a difusão da música erudita. A versão integral das composições será executada na série Sinfônica e Lírico em Concerto, na quarta-feira, 18, com ingressos a preços populares.

Do balé à guerra – O programa dos concertos tem início com a Abertura Fantasia Romeu e Julieta, composição inspirada na tragédia homônima de William Shakespeare. A obra possui basicamente três temas que retratam partes significativas da narrativa: o destino testemunhado por Frade Lourenço; a guerra entre as famílias Montéquio e Capuleto; e o amor dos jovens Romeu e Julieta.

Em seguida, as duas Orquestras Sinfônicas interpretam a Suíte do balé O Lago dos Cisnes. Esse é um dos trabalhos mais expressivos de Tchaikovsky. A obra foi uma encomenda do Teatro Bolshoi, que iria estrear uma nova coreografia. Inspirado pelas nuances românticas do período, Tchaikovsky seguiu as tradições e compôs uma história de amor com fim trágico. A regência será do Maestro Capitão Antônio Vicente Soares, da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

Para Silvio Viegas, “Cada maestro tem sua assinatura, e o Capitão Soares trará uma nova dinâmica à Orquestra, regendo uma das mais belas obras do repertório de balés, com um olhar diferente”, explica Viegas.

O Quebra-Nozes consagrou Tchaikovsky como o mais importante compositor de balés. Dessa composição, a Orquestra Sinfônica irá interpretar trechos integram a Suíte O Quebra-Nozes. As peças escolhidas representam a síntese do belo trabalho realizado pelo compositor na criação de uma das obras mais celebradas do repertório Romântico.

Encerrando o concerto, o Coral Lírico de Minas Gerais se junta às duas Orquestras para interpretar a Abertura 1812. Composta em 1880, a Abertura é uma exaltação da grandeza do povo russo, como conta Silvio Viegas. “A obra celebra a vitória da Rússia sobre a França de Napoleão Bonaparte, durante as Guerras Napoleônicas. Ela é conhecida pelos temas de música russa tradicional, como o velho Hino Nacional Czarista, o coro dos sinos e o apelo final, com os instrumentos da percussão reproduzindo sons de tiros de canhão”.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, é considerada uma das mais ativas Orquestras do país. Em 2013, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Em permanente aprimoramento da sua performance, a OSMG cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Como iniciativas de destaque, podem ser citadas as séries Concertos no Parque, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, além da Sinfônica Pop que apresenta grandes sucessos da música popular brasileira com arranjos orquestrais. Em 2016, Silvio Viegas assumiu o cargo de regente titular da OSMG. Antes dele, foram responsáveis pela regência: Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.

Silvio Viegas – Silvio Viegas é mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro por oito anos e esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira; Sinfônica de Minas Gerais; Filarmônica do Amazonas; Orquestra Sinfônica de Roma e Orquestra da Arena de Verona (Itália); Sinfônica do Teatro Argentino de La Plata (Argentina); Sinfônica do Sodre (Uruguai), entre outras. Atualmente, é o regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Coral Lírico de Minas Gerais – Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. O Coral já atuou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, além da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Dentro da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem as séries Concertos no Parque, Lírico Sacro, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto e Sarau no Café, além da participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado.

Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais – Criada em 1948 pelo coronel Egídio Benício de Abreu, sob os cuidados do maestro Sebastião Vianna, é considerada a única orquestra militar da América Latina. Sua primeira apresentação foi março de 1949, no ginásio do antigo DI, hoje Academia da Polícia Militar, com regência do maestro Heitor Villa-Lobos. Seu atual regente é o maestro Capitão PM Músico Antônio Vicente Soares. Atualmente, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é formada por 50 músicos. Executa concertos em solenidades cívicas e militares de importância regional, estadual e nacional, apresentações artísticas e culturais e eventos de caráter filantrópico.

Comentários

Detalhes

Data:
18 de setembro de 2019
Hora:
20:30 - 22:30
Preço:
R$20,00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,
Website:
http://fcs.mg.gov.br/eventos/sinfonica-e-lirico-em-concerto-noite-tchaikovsky-2/

Organizador

Fundação Clóvis Salgado
Telefone
(31) 3236-7400
Ver site do Organizador

Local

Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30130-004 Brasil
+ Google Map
Telefone
(31) 3236-7400
Ver site do Local

O Por Dentro de Minas oferece esse espaço aos produtores culturais para que divulguem seus eventos. O portal não se responsabiliza por eventuais cancelamentos ou alterações (de local, data e valor de ingresso) na agenda, assim como não necessariamente endossa as qualificações atribuídas pelos divulgadores às suas atrações nos textos publicados nesta seção. Faça o cadastro de seu evento.

Por Dentro de Minas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.