A saída de Rogério Ceni do Cruzeiro parecia ser o sinal de que a temporada do clube estava fadada ao fracasso. Porém, o treinador Abel Braga conseguiu arrumar a casa e, em poucos meses, fez a equipe mineira deixar a zona de rebaixamento. O objetivo, até o final do ano, é afastar qualquer possibilidade do Z4 para planejar os reforços e o elenco de 2020. A diretoria quer manter o atual comandante, principalmente pelo bom relacionamento dele no vestiário e também com as arquibancadas do Mineirão.
Com um contrato válido até o final da próxima temporada, segundo reportagem oficial da época produzida pelo portal Globoesporte, Abel Braga precisa manter a sequência positiva desde que assumiu o time. Ele chegou no final de setembro, na mesma semana em que Rogério Ceni foi demitido, e conseguiu somar 15 pontos em 10 jogos. Os destaques foram as vitórias sobre São Paulo e Corinthians, sendo essa última na casa do adversário. Foi o suficiente para o time deixar a zona de rebaixamento.
Os motivos que levaram o Cruzeiro a evoluir com Abel são vários, mas quase todos passam pelo vestiário. Uma entrevista de Thiago Neves para o canal Fox Sports mostrou que o técnico conseguiu acalmar os ânimos de alguns jogadores e viu o futebol evoluir. Até o final da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Raposa aparecia com 26 gols marcados e 36 sofridos, o que pode parecer ruim, porém é uma evolução de números ainda piores das rodadas anteriores.
As projeções para os próximos jogos são mais positivas. O blog de palpites de futebol da Betfair aponta que o Cruzeiro tem grandes chances de ficar na Série A, deixando a luta do rebaixamento para Fluminense e Botafogo. Entretanto, é errado pensar que só a matemática vai arrumar tudo. Abel Braga precisa também pensar que a Raposa necessita de um planejamento muito melhor se quiser sonhar com algo em 2020.
Um ano para esquecer
Toda temporada do Cruzeiro tem sido um desastre, mesmo com o título do Campeonato Mineiro. A equipe foi eliminada na Libertadores, após disputa nos pênaltis contra o River Plate, e não passou das semifinais da Copa do Brasil, contra o Internacional. A derrota por 1 a 0, em Belo Horizonte, terminou o relacionamento de três anos da equipe com Mano Menezes. Ele foi substituído por Rogério Ceni, que ficou no cargo por apenas oito jogos e piorou a situação do time na temporada.
O maior problema da Raposa em 2019 não foram as taças, mas sim o desempenho no Campeonato Brasileiro. A equipe passou boa parte do ano na zona de rebaixamento e só conseguiu deixar as últimas posições com a chegada de Abel Braga, ou seja, a luta do Cruzeiro durante todo o ano foi para evitar o vexame inédito de um rebaixamento para a Série B, algo que marcaria de vez essa temporada tão ruim.
Em um ano que começou com título mineiro, e até mesmo excelente exibições na Libertadores, é importante entender o que deu errado. O Cruzeiro vive uma crise financeira, e também administrativa, que interfere dentro de campo. A solução até agora foi se apoiar na experiência de Abel Braga, mas o técnico vai precisar de alguns bons reforços para subir de patamar em 2020, o que pode não ser fácil de conseguir, para desespero dos torcedores.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.