Fé é a crença ilógica na ocorrência do improvável. Essa frase não é minha. É de Henry Louis Mencken. As pessoas religiosas ficam chocadas ao lê-la pela primeira vez. Parece “coisa de ateu”. Ela, no entanto, serve para ateus e religiosos.
Fé não exige lógica. Está no campo dos sentimentos. Sendo racional, por definição, não poderia ser fé. Crer em uma divindade exige a aceitação do desconhecido. Acredita-se em algo que não se vê, prova ou toca. É um caminho em direção ao mistério. Não se consegue demonstrar a existência de Deus com base em livros. Não é possível fazê-lo pela razão. O fundamento é outro. É subjetivo. Ninguém consegue transpor o que sente para outrem e comprovar a verdade de sua fé. A comunhão com o divino é algo pessoal e ocorre de maneira diferente para cada um.
Aquele que crê, entretanto, adiciona uma importante dimensão moral em sua vida. Utiliza-a como fonte de disciplina e força. Por intermédio dela, criam-se laços entre pessoas que não podem ser alcançados por outros meios.
É preciso perceber, no entanto, a diferença entre esse sentimento sublime e o que dizem as pessoas. Os bons acreditam em um Deus bondoso. Os maus, no entanto, acreditam em um Deus cruel e utilizam-no como desculpa para as crueldades que cometem. Procuram converter os demais na base do facão se preciso for. Ficam cegos ao invés de iluminados. Alguns têm tanta certeza que estão dispostos a matar ou morrer violentamente para forçar os outros a aceitarem o seu Deus.
Esse extremismo, contudo, não significa fé, mas falta dela. O fanatismo religioso é uma dúvida em relação à própria fé, pois quem crê não necessita provar aos outros a existência daquilo em que acredita. Ninguém grita que o sol vai nascer no dia seguinte ou que a lua chegará ao cair da noite. Todos sabem que isso acontece. Há absoluta confiança que isso ocorrerá. Do mesmo modo, aqueles que estão certos da existência de Deus não precisam gritar que Deus existe. Conseguem senti-lo e adorá-lo em paz, pois embora esteja no campo de sentimento, ter fé não é o mesmo que emburrecer. A fé é algo que se acrescenta à inteligência. É outro modo de conhecer, e que não dispensa a razão. Fé desprovida de inteligência é receita para o desastre. Cada ser humano tem uma bússola moral dentro de si, e se Deus é bom, jamais mandaria ao homem fazer o mal. Quem tem fé adora o seu Deus sem prejudicar a outrem. Ao encontrar um descrente, reza para que ele um dia possa se deparar com a experiência do divino, pois, como já dizia a sabedoria chinesa, quando o discípulo estiver pronto o mestre aparecerá.
leia também
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.