O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

Comprar ou alugar um imóvel? Veja como decidir

Por Dentro de Minas - Google News

Fonte: Pexels

O maior dilema de quem está planejando ter a casa própria é saber decidir se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Como é uma tomada de decisão que envolve uma boa quantidade de dinheiro, saber qual caminho seguir não é fácil.  

Antes de qualquer coisa, existem alguns pontos a se refletir. Afinal, quais são seus planos de vida para um futuro próximo? Quanto de dinheiro você estará disposto a investir nessa nova empreitada?

Por depender do seu comprometimento a longo prazo, definir não é tão fácil. Mas através desse artigo, vamos ajudar você a decidir qual escolha é a melhor para você: comprar ou alugar um imóvel! Então, que tal continuar lendo esse artigo?  

Segurança ou liberdade: o que vale mais para você

As definições de segurança e liberdade estão intrinsecamente ligadas a optar pela compra ou pelo aluguel de um imóvel.

Por exemplo, se você é do tipo de pessoa que prefere ter estabilidade, não quer temer o futuro e ter a certeza que estará pagando por algo que será seu, com certeza, comprar um imóvel é a melhor escolha.

No entanto, se você tem o perfil de não querer fixar residência em um local por muito tempo, não tem certeza de qual caminho profissional irá trilhar amanhã ou depois. 

Também não querer colocar muito dinheiro em único bem e, às vezes, fazendo um financiamento de um imóvel por longos anos: sim, sem dúvidas o aluguel de um imóvel é a melhor opção no seu caso.

Vantagens de comprar um imóvel

Podemos considerar como as principais vantagens em comprar um imóvel são:

  • Você tem a total liberdade para fazer qualquer alteração, reforma, sem que tenha que pedir autorização para outra pessoa;
  • Com a compra, você terá um patrimônio no seu nome;
  • Se você optar por financiar um imóvel, ao invés de gastar em um aluguel, estará pagando por algo que será seu para sempre; 
  • Em um algum momento, ele poderá virar uma fonte de renda;
  • Você pretende casar, ter filhos. Ou seja, formar uma família.

Desvantagens de comprar um imóvel

Claro que existem também desvantagens ao decidir pela compra de um imóvel. Tais como: 

  • Se você tiver que entrar em um financiamento de um imóvel, as taxas de juros poderão ser muito altas e ao terminar de pagar, você terá comprado duas casas, ao invés de uma;
  • Enquanto o imóvel não for quitado, o financiamento poderá deixá-lo “preso” financeiramente;
  • É imprescindível ter um valor alto para dar entrada no seu imóvel;
  • Em qualquer situação de mudança radical na sua vida, saiba que nem sempre é rápido vender um imóvel. Você ficará dependente da situação imobiliária da sua cidade.

Vantagens de alugar um imóvel

Agora, caso você esteja considerando alugar um imóvel, destacamos como vantagens:

  • A principal: você não possui dinheiro para dar entrada ou muito menos, para comprar um imóvel. E também não precisará pegar empréstimos;
  • Você costuma não ter residência fixa em cidades ou estados. Acaba mudando com frequência;
  • Existem planos de morar em outro país;
  • Não tem pretensão de formar uma família, ter filhos etc.

Desvantagens de alugar um imóvel

Sobre as desvantagens de você alugar um imóvel, é possível destacar:

  • Tudo que você gastar no aluguel será “investido” em algo que nunca será seu;
  • Se você fizer alguma melhoria ou reforma no imóvel, tenha em mente que irá apenas agregar valor na casa de outra pessoa;
  • Você ficará sujeito a reajustes no valor do aluguel;
  • O proprietário do imóvel pode decidir reaver o imóvel e você precisará sair dele, sem hora definida.

O que avaliar antes de comprar ou alugar um imóvel

Existem algumas dicas que podem te ajudar a qual dos dois caminhos decidir antes de comprar ou alugar um imóvel:

  • O seu momento atual;
  • A sua situação financeira e o orçamento disponível;
  • O momento do mercado imobiliário.

Seu momento de vida

Se você está em um emprego que necessita de viagens constantes, além de não estar em um relacionamento estável e, volta e meia, há pensamentos sobre fazer um intercâmbio fora do país, será que vale a pena mesmo comprar um imóvel?

Sua situação financeira e orçamento

Imagine que você tem sérias dificuldades de guardar dinheiro, está prestes a ter um filho e que estabilidade física é o que você mais necessita. A opção pela compra de um imóvel, ainda que seja um passo grande a ser realizado, pode te ajudar a ter a responsabilidade que você precisa.

Analise o mercado imobiliário

Se você está decidido a comprar uma casa, mas por conta da pandemia de covid-19, houve um aumento na procura e, consequentemente, os valores das casas na sua cidade tiveram aumento. Será que esse é o momento mais propício para dar esse passo? 

Principais formas de adquirir um imóvel

Infelizmente, em grande parte dos casos, nem sempre possuímos o dinheiro à vista para realizar a compra de um imóvel. Por conta disso, vamos mostrar outras possibilidades de você conseguir adquirir um imóvel: 

Financiamento

O financiamento difere do empréstimo exatamente porque você tem uma finalidade antecipada para justificá-lo. Por exemplo, para fechar o contrato de financiamento com uma instituição financeira para comprar um imóvel, o dinheiro deverá ter essa finalidade.

Outro ponto de diferença entre o empréstimo e o financiamento, é que nesse caso o bem financiado entra como garantia da dívida. Se você não o quitar, a instituição pode ficar com a propriedade. 

Empréstimo

O empréstimo nada mais é que um contrato fechado entre uma instituição financeira e o cliente: o tomador do empréstimo recebe uma quantia de dinheiro e tem um prazo para devolver e juros a pagar. 

Não existe uma regra de como o cliente deve gastar esse dinheiro emprestado, só precisa respeitar a devolução no prazo determinado. 

O empréstimo também possui diversas modalidades e a depender do tipo, você pode ou não ter os pré-requisitos necessários. 

É possível solicitar o famoso empréstimo pessoal, ou até mesmo optar por modalidades com possibilidade de valores maiores, taxas mais atrativas e prazo de pagamento estendido, como o empréstimo com garantia de veículo, por exemplo.

A vantagem é que os juros costumam ser mais baixos do que em um financiamento e o crédito é facilmente concedido.

Comprometimento independente da escolha

Independente se você optar por comprar ou alugar um imóvel, o importante é não se esquecer que ambos envolvem um compromisso financeiro. Pense bem, leia com atenção todas as dicas e não tenha medo de seguir com essa decisão!

Você concorda com todos argumentos dados acima? Deixe nos comentários abaixo o que você considera mais relevante para a sua decisão!

Total
1
Shares
1 comment

Comments are closed.


Relacionados