ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Gustavo Fonseca

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo consignado

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Os empréstimos, em suas mais diversas modalidades, são uma alternativa para quem precisa reorganizar a vida financeira ou mesmo para algum objetivo específico, como uma viagem ou para abrir o próprio negócio.

O empréstimo consignado é um dos tipos de empréstimos mais buscados, já que traz consigo algumas vantagens, como menor taxa de juros e o fato de que o valor das parcelas é descontado de forma direta, como veremos a seguir.

Se você precisa fazer um empréstimo e ainda não decidiu qual é o melhor caminho a seguir, leia este artigo e informe-se mais sobre os consignados, verificando se essa é a solução indicada para você e para a sua situação econômica atual. Boa leitura!

Como funcionam os empréstimos consignados?

Empréstimo consignado é aquele no qual o pagamento das parcelas acontece de forma direta, sendo descontados na folha de pagamento do salário ou da aposentadoria do solicitante.

Sendo assim, esse tipo de empréstimo só pode ser feito para quem é pensionista do INSS ou quem trabalha com carteira assinada. Funcionários públicos também são contemplados por essa modalidade de empréstimo.

É importante ressaltar que, segundo as leis brasileiras, o desconto mensal para pagamento das parcelas referentes ao empréstimo não pode ultrapassar os 30% do valor total do salário ou pensão. Isso acontece porque existe, no Brasil, a chamada natureza alimentar do salário, que garante que ele seja destinado para manutenção de vida dos trabalhadores e/ou aposentados.

Como vimos até aqui, o empréstimo consignado é direcionado para pessoas físicas que necessitem de uma concessão de apoio financeiro e que contem com uma renda fixa por meio de carteira assinada, folha de pagamento ou aposentadoria.

No empréstimo consignado, não é exigida a garantia de um bem, já que os pagamentos são descontados diretamente no salário ou pensão. Também não é necessário que exista um fiador, pelos mesmos motivos.

É verdade que o empréstimo consignado tem taxas de juros mais baixas que os demais?

Sim. Esse é um dos motivos pelos quais essa modalidade de empréstimo é tão buscada pelas pessoas.

A taxa de juros mais baixas que aquelas referentes a outros tipos de empréstimos acontece porque, no consignado, a agência bancária ou outra instituição financeira que dará o empréstimo corre menos riscos de não ser reembolsada, visto que os pagamentos são descontados diretamente no salário ou pensão.

Dentro dos perfis de quem pode pedir um empréstimo consignado – ou seja, trabalhadores com carteira assinada, aposentados e servidores públicos –, as maiores taxas de juros são para quem tem carteira assinada, já que, nesse caso, existe um risco de que o solicitante seja demitido, interrompendo, portanto, o recebimento do seu salário.

Quem pode pedir um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado pode ser solicitado por qualquer brasileiro maior de idade, desde que se enquadre em uma dessas opções:

– ser um trabalhador com carteira assinada;

– receber aposentadoria do INSS;

– trabalhar como servidor público;

Como solicitar um empréstimo consignado?

– Funcionário público ou aposentado e pensionista do INSS: nesses casos, o empréstimo consignado é mais fácil de ser solicitado e também há mais opções de bancos ou financeiras que contam com esse serviço.

Para solicitar o empréstimo consignado sendo servidor público, basta se dirigir a um banco ou financeira de sua preferência. Quem é pensionista ou aposentado precisa escolher um banco ou financeira que sejam conveniados com o INSS.

Trabalhador com carteira assinada: Já os trabalhadores com carteira assinada precisam escolher um banco ou financeira que seja conveniada com a empresa/organização onde trabalha. Por isso, as opções acabam sendo um pouco mais reduzidas nesses casos.

O que é o empréstimo consignado online?

O empréstimo consignado online é igual ao convencional, com a diferença que pode ser feito pela internet. As principais vantagens estão relacionadas à comodidade, já que o solicitante não precisa ir pessoalmente até uma agência, evitando filas.

Além disso, para transações online, é possível fazer uma simulação de como será o empréstimo, o que ajuda bastante na hora de decidir. No site da Financer, você pode fazer essa simulação. Serão pedidos alguns dados, como o valor da sua renda mensal e a quantidade de dinheiro que você precisa;

Quer saber onde investir e ficar, não só livre de dívidas, mas firme na construção de um patrimônio? Saiba mais.

145 Publicações

Sobre
Escritor especialista em Direito de Trânsito, fundador do blog Doutor Multas que há nove anos vem conscientizando motoristas sobre seus direitos e deveres.
Artigos
Relacionados
Gustavo Fonseca

Você é motorista de app? Confira dicas para reorganizar sua renda familiar!

O transporte de passageiros foi um dos setores mais afetados com a pandemia do novo coronavírus. Para os motoristas de aplicativo especificamente,…
Gustavo Fonseca

Oratória para advogados: conheça todos os motivos para aprimorar a sua fala

Advogados dependem diretamente da capacidade de se expressar bem. Tanto é assim que, para esses profissionais, essa habilidade é praticamente um instrumento…
Gustavo Fonseca

Como fazer recurso de multa por transitar em local e horário não permitido

Como fazer recurso de multa por transitar em local e horário não permitido   Dirigir nas ruas e avenidas tão movimentadas e,…

Deixe uma resposta