Um homem suspeito de participar do ataque a uma agência da Caixa Econômica Federal em Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, foi preso nesta terça-feira (8) em Campinas (SP), durante uma operação conjunta entre as polícias de São Paulo e Minas. A prisão foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, nas redes sociais.
O suspeito, segundo Derrite, seria integrante do grupo criminoso conhecido como “Novo Cangaço”. Ele foi encontrado em um carro com diversos materiais usados em ações criminosas, como balaclavas, luvas, roupas e placas de veículos. A operação segue com o objetivo de capturar outros envolvidos no crime.
A prisão aconteceu a cerca de 200 km do local do ataque. A polícia acredita que a quadrilha fugiu em direção ao interior paulista logo após a ação em Minas Gerais. As investigações seguem em andamento, e novos mandados podem ser expedidos.
O delegado Marcos Pimenta, da Polícia Civil de Minas, informou que pelo menos 15 criminosos participaram do ataque. A corporação acredita que os suspeitos utilizaram armas de calibres 5,56 e 7,62, além de cinco veículos do tipo SUV durante a fuga.
Terror em Guaxupé
Conforme apontam os relatos, na madrugada de terça-feira (8), criminosos fortemente armados invadiram a cidade de Guaxupé e explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal. O grupo também disparou contra a sede da 79ª Companhia da Polícia Militar, destruindo a fachada do prédio e ferindo um militar com estilhaços.
Durante a ação, os criminosos espalharam “miguelitos” — artefatos de ferro usados para furar pneus — pelas ruas e avenidas da cidade, a fim de dificultar a perseguição policial. Eles fugiram em pelo menos cinco SUVs. Vídeos nas redes sociais mostram o barulho intenso dos tiros, que acordaram moradores durante a madrugada.
Esse foi o quarto ataque do tipo registrado no Sul de Minas nos últimos quatro anos. Os anteriores aconteceram em Camanducaia (2024), Itajubá (2022) e Varginha (2021). O termo “Novo Cangaço” é usado para descrever esse tipo de crime violento, em que quadrilhas cercam cidades, atacam sedes policiais e explodem bancos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.