Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Cipó, na altura de Santana do Riacho, na Região Central de Minas, nesta terça-feira (20), pelo terceiro dia seguido. As chamas começaram no último domingo (20).
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cerca de 478 hectares já foram queimados. O órgão informou ainda que 51 combatentes, dentre eles a brigada do NGI Cipó-Pedreira, brigadistas voluntários e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais que são apoiados por 2 aviões do tipo air-tractor e 1 helicóptero estão na força-tarefa.
“Múltiplos focos de incêndio foram localizados próximos ao km 120 da rodovia MG-010 e se espalharam ao longo da Serra do Espinhaço, inclusive em unidades de conservação como a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e Parque Nacional da Serra do Cipó, ambos geridos pelo Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Cipó-Pedreira e que pertencem ao bioma Cerrado”, afirmou o órgão.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o foco principal da operação está nas imediações da comunidade de Serra Morena e Mãe D’ Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu. Além destas áreas de intervenção prioritárias, há diversos outros focos em toda extensão do Parque Nacional da Serra do Cipó.
Fechado
De acordo com ICMBio, todas as portarias Parque Nacional da Serra do Cipó estão fechadas por medida de segurança e para que a gestão possa se dedicar ao combate do incêndio e, a visitação está suspensa. Ainda não há previsão de reabertura.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.