Saber como escolher um carro bom e barato é fundamental no cenário atual. Afinal de contas, a crise econômica interfere em todos os setores do mercado. Inclusive o de automóveis.
Por outro lado, apesar de ser difícil achar um modelo atrativo de baixo custo, a tarefa não é impossível. Geralmente, quem não tem como investir muito procura carros de até 30 mil reais, no máximo. Isto é, com valor de entrada acessível, ou uma condição de pagamento vantajosa.
Seja como for, a melhor maneira de tomar a decisão acertada é avaliar o que o veículo oferece. Ou seja, a forma como atende as necessidades reais do comprador. Além do mais, o automóvel deve se encaixar no orçamento, não é mesmo?
Estamos falando de um valor que, antes de mais nada, não extrapola os limites da renda familiar.
Então, saber definir o alvo perfeito é o que você precisa para comprar o seu veículo! Para isso, veja como escolher um carro bom e barato: 5 Dicas.
-
Dê preferência aos seminovos
A princípio, os carros seminovos ocasionam um modelo de negócio mais econômico. A partir de veículos pouco usados, com preços mais ajustados.
De fato, os carros seminovos são aqueles que têm até 3 anos de lançamento. E com a quilometragem de até 60 mil km rodados.
Nessa escolha, o veículo deve ser examinado com o intuito desgastes rápidos. E, com isso, o comprador pode escolher um carro bom e barato! Sendo ele visivelmente conservado, com ótima oportunidade de compra.
Então, tenha muita calma neste processo. Lembre-se sobretudo que o mais importante é fazer um negócio favorável, e não contar com a sorte para evitar prejuízos!
-
Analise carros escolhidos por taxistas e frotistas
Motoristas que usam com bastante frequência fogem de modelos problemáticos, acima de tudo. Priorizam, dessa forma, veículos mais econômicos, que exigem menos manutenção. Bem como os que são mais resistentes ao dia a dia no trânsito.
Caso contrário, perdem muito dinheiro com os custos do automóvel, não é mesmo?
Por isso, uma dica para escolher um carro barato e confiável é prestar atenção nos modelos de táxis. Além de observar com mais atenção, você pode sondar esses motoristas. Conversar com eles, questioná-los.
A fim de descobrir a opção ideal para você, analise carros escolhidos por taxistas e frotistas.
-
Fique atento(a) aos leilões
Os leilões têm como rotina oferecer carros apreendidos pelo não pagamento a outras pessoas.
Nessa hora, quem quer comprar seu carro, e não pode gastar muito, tem a chance de concretizar seu desejo. Isso porque os veículos vendidos em leilão possuem descontos significativos. Desde 30% até 50% do valor inicial estimado nas concessionárias. Incrível, não é?
Portanto, fique atento(a) aos leilões! Mas, antes de escolher seu carro, examine a sua mecânica atual. Verifique os reparos que precisa e os benefícios que tem para você.
Como o gasto de combustível, a quantidade de portas, a anulação de dívidas, entre outras questões.
-
Evite carros com muitas despesas
Um dos erros comuns ao comprar carro é não pesquisar sobre as possíveis despesas. Sendo assim, muitas pessoas optam por modelos encantadores, mas não conseguem pagar depois.
Esse é, por exemplo, o caso de quem opta por veículos com manutenção cara. Ou mesmo de peças difíceis de encontrar, restaurações exorbitantes… E por aí vai.
Evite carros com muitas despesas, em primeiro lugar.
-
Observe o custo total
Se você já encontrou um carro bom e barato, mas ainda está indeciso, não faça nada agora. Isso pode ser um sinal de que talvez seja melhor pensar mais um pouco.
Afinal de contas, investir em um carro é uma decisão muito séria. Com isso, este período de reflexão pode te ajudar a avaliar tudo o que isso exigirá de você.
Ou seja, não é só o preço, mas também o consórcio, as parcelas, os juros, o seguro, o combustível… E claro, o tão temido conserto quando houver uma ocorrência. Então, observe o custo total! Isso vale a pena para quem quer economizar acima de tudo.
Agora que você já sabe como escolher um carro bom e barato, é hora da ação! Visite várias concessionárias antes de bater o martelo. Estude os preços de mercado na internet, e não esqueça de procurar um negócio com benefícios.
Por Priscila de Almeida