Unir diversão a reflexão. Essa é a sedutora proposta da exposição coletiva Playmode, já em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte desde o dia 30 de março, que, posteriormente, vai para o Rio de Janeiro (19/07), São Paulo (25/10) e Brasília (01/02/2023). A mostra exibe 44 peças, muitas interativas, de artistas de todo o mundo. Sete deles, brasileiros.
Quando se fala em jogos, especialmente os digitais, é natural pensar em diversão. No entanto, a mostra produzida pela N+1, com curadoria dos portugueses Filipe Pais e Patrícia Gouveia, utiliza o caráter lúdico dos jogos para propor uma reflexão social e política sobre a atualidade.
“Buscamos obras que representem a revolução digital que nós vivemos e que apresentem, pela linguagem da tecnologia, as necessidades básicas humanas de interagir, de se espelhar no outro e de resistir à imobilidade”, descreve Patrícia Gouveia.
Playmode chega ao CCBB Belo Horizonte vinda diretamente de Portugal, onde foi exibida em 2019 no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa. Por lá, alcançou grande sucesso de crítica e público. “O Brasil é muito grande, tem uma população diversa e esperamos que as pessoas se envolvam ainda mais com a proposta”, avalia Filipe Pais. “Assim como os portugueses, os brasileiros são curiosos, querem conhecer e participar”, completa o curador.
Ele enfatiza que a interatividade de algumas das peças apresentadas convida o visitante a uma participação ativa, que coloca o público diante de experiências lúdicas, sensoriais e conceituais. “Os jogos criam um mundo à parte, alterando as nossas perspectivas e formas de ver as realidades que nos envolvem”, explica.
“Para o CCBB BH receber a mostra coletiva Playmode representa a oportunidade de levar ao público a inusitada ligação entre arte contemporânea e jogo. É brincadeira e observação ao mesmo tempo, tendo as novas tecnologias como suporte nessa jornada”, observa Gislane Tanaka, gerente Geral do CCBB BH.
“Para a BB DTVM, o investimento em cultura gera um impacto direto e positivo para a sociedade ao ampliar o acesso, a todas as idades, às exposições de alto valor cultural como Palymode”, comenta Isaac Marcovistz, head de produtos, comunicação e marketing da BB DTVM.
Serviço
Playmode | Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Local: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte;
Período: 30 de março a 6 de junho;
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h;
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.