Provavelmente um dos personagens mais importantes dos quadrinhos, além de uma das figuras mais cultuadas da Cultura POP, o “Homem-Morcego” caminha para sua terceira versão nos cinemas em menos de duas décadas, com o filme The Batman de Matt Reeves.
Mas isso não quer dizer que a expectativa dos fãs esteja em baixa, uma vez que a Warner Bros. tem se superado com seu conteúdo promocional nos últimos meses, principalmente por conta dos trailers de tirar o fôlego.
O Batman surgiu em 1939, na “Era de Ouro” dos quadrinhos, e de lá para cá, muitas versões do herói foram exploradas por vários artistas, que acrescentaram camadas cada vez mais complexas ao personagem, e diversos elementos intrigantes ao seu cânone.
O personagem da DC se tornou um verdadeiro ícone cultural, mantendo-se em alta desde que foi criado, e o grande hype dos fãs, se explica pelo fato de o novo longa prometer algo diferente de tudo o que já foi feito, pelo menos no que se diz respeito às produções cinematográficas.
Ao que tudo indica, dessa vez conheceremos o lado sombrio do Cavaleiro das Trevas, em um filme bem mais psicológico e insano, onde a história deverá explorar suas habilidades como detetive.
Até o momento, foram divulgados dois trailers incríveis de The Batman, ambos sendo exibidos em primeira mão, nos eventos online DC Fandome em 2020, e em 2021.
A demora na liberação de conteúdos promocionais do longa, foi causada devido a paralisação das filmagens durante a pandemia da Covid-19, e o mesmo vale para os constantes adiamentos da data de estreia nos cinemas.
O filme seria lançado em junho de 2021, mas várias pessoas envolvidas com a produção ficaram doentes, inclusive Robert Pattinson acabou sendo contaminado e precisou ficar em isolamento.
Felizmente, com a diminuição no número de casos, as filmagens puderam ser retomadas pelo estúdio, seguindo todos os protocolos de segurança, inclusive com o uso obrigatório de máscaras de proteção nos sets de gravação.
Mas ainda assim, The Batman foi adiado para outubro de 2021, e posteriormente para 2022, com a Warner prometendo lançar o filme no dia 4 de março do ano que vem.
O que esperar de The Batman
Ao que tudo indica, The Batman será um filme que trará um tom um pouco diferente daquilo que vimos em todas as produções anteriores.
Segundo o diretor Matt Reeves, essa deve ser uma história bem mais intimista que focará no lado psicológico do herói, possivelmente precisando lidar com os problemas causados por sua própria insanidade.
A brutalidade e a violência demonstradas nas prévias, apenas reforçam a teoria de que o personagem estará completamente fora de controle, muito por conta das ações de um dos piores vilões de sua extensa galeria.
É bom levar em conta que estamos falando do início de sua carreira como protetor de Gotham, tendo em vista que o arco Batman: Ano Um de 1987, é considerado como uma das principais inspirações para o enredo do longa.
Ainda que não se trate de uma adaptação direta da HQ escrita por Frank Miller, a fúria e o descontrole do Batman parecem ter saído diretamente das páginas dessa história, assim como a construção da carreira de Jim Gordon na polícia.
A série limitada O Longo Dia das Bruxas (1996-1997), assinada por Jeph Loeb, também servirá como base para o tom investigativo, onde os chefes da máfia passam a ser misteriosamente assassinados e o herói precisa encontrar o responsável pelos crimes.
Além disso, em suas declarações mais recentes, Matt Reeves já deixou claro que o arco Batman: Ego (2001), escrito pelo quadrinista Darwyn Cooke, foi a principal inspiração para o roteiro do seu novo filme.
O arco lida muito bem a face psicológica e intimista do personagem, onde Bruce Wayne busca compreender o real propósito do símbolo que ele estabeleceu para lutar contra a criminalidade em Gotham.
Toda essa representação do medo é algo que realmente faz a diferença no final das contas? Ele é realmente tão necessário quanto gostaria de ser, ou se trata apenas de mais um maluco sádico que sente prazer em sair espancando outras pessoas?
Neste contexto, provavelmente veremos o plano arquitetado pelo Charada indo além de apenas causar uma crise de consciência no herói. Uma ameaça real a Gotham, fará com que Bruce encare uma corrida contra o tempo, exigindo todo o intelecto do herói.
Para isso, ele precisará deixar de atuar apenas como um lunático que espanca criminosos em busca de vingança pessoal, para se tornar o grande detetive que sempre foi, desde o início das histórias na DC Comics, algo que a Mulher-Gato deverá ajudar a despertar.
Mais do que um simples confronto contra um dos seus piores vilões, The Batman promete ser uma jornada de crescimento para o herói, onde ele irá se descobrir e entender qual o real significado de sua existência.
Contudo, nem só de drama psicológico vive um filme de super-herói, e os fãs podem esperar muita ação e “porradaria” neste longa, que aparenta ser um dos mais violentos e frenéticos já produzidos até aqui.
O elenco de The Batman
De fato, o longa de Matt Reves passou por vários problemas de produção e foi envolto em polêmicas, tanto devido à pandemia da Covid-19, quanto pela aceitação dos fãs, no que se diz respeito às decisões tomadas pelo estúdio.
As ideias de descontinuar o universo estabelecido por Zack Snyder em “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”, e a escolha por retirar essa história do Universo Estendido da DC, fazendo sua trama funcionar de forma isolada, não foram nem um pouco aceitas no início.
Entretanto, tudo que foi mostrado pelos materiais de divulgação e também nos trailers de The Batman até aqui, fez com que os fãs reavaliassem a visão do diretor Matt Reeves em relação ao personagem.
Como resultado, o longa se tornou em pouco tempo, uma das estreias mais aguardadas do próximo ano, obrigando até mesmo o Marvel Studios a alterar algumas datas de estréia de suas principais produções programadas para 2022.
Inicialmente, The Batman seria produzido e estrelado por Ben Affleck, como uma forma de expandir a sua versão do herói. Mas a péssima recepção de “Liga da Justiça” (2017), fez com que a Warner mudasse seus planos.
Ben Affleck acabou saindo do projeto, e deu lugar à Robert Pattinson, o que na época do anúncio, causou a ira de muitos fãs, onde muitos alegavam que o ator seria a pior escolha possível para o papel.
Mas ao contrário do que muitos pensam, Pattinson tem trabalhado em ótimos projetos nos últimos tempos. Além de ter trabalhado com Christopher Nolan em “Tenet”– 2020, ele atuou em filmes mais conceituais, mostrando que evoluiu muito desde “Crepúsculo”.
O destaque vai para o terror psicológico em preto e branco de Robert Eggers, “The Lighthouse”, que foi lançado em 2019, e retirou aplausos da crítica especializada pelo filme em geral, e pelo excelente desempenho de Pattinson.
Além disso, a ideia de mostrar um Batman ainda no início de suas atividades como protetor de Gotham, em um arco de transição, pedia pela atuação de alguém jovem, e com essa ótima capacidade de interpretação.
Fora a contratação de Robert Pattinson, outros nomes rapidamente chamaram a atenção no elenco. Jeffrey Wright foi escalado para o papel de Jim Gordon, antes de se tornar o famoso comissário conhecido nos quadrinhos.
Em declarações recentes, o ator disse que está muito entusiasmado por interpretar o personagem, que lhe deu a possibilidade de vir para o gênero de ação, bem diferente do que ele tem feito nos últimos anos.
A atriz Zoë Kravitz, que interpreta a Mulher-Gato, é outra que tem recebido bastante destaque nos trailers. Ainda não se sabe muito sobre o seu arco no longa, mas ao que parece, ela será uma aliada do Batman, até certo ponto, pelo que já conhecemos da personagem.
Precisamos também, abrir um parênteses para a caracterização de Colin Farrell, que está verdadeiramente irreconhecível como Oswald Cobblepot, o vilão mais conhecido como o Pinguim.
Entretanto, o próprio ator já declarou que fará parte de poucas cenas do filme, e que seu papel não será tão grande quanto os fãs estão imaginando.
Ainda assim, ele teve destaque no último trailer exibido na DC Fandome, e ao que tudo indica, mesmo que sua participação neste filme seja pequena, poderemos vê-lo bastante em produções futuras como um dos chefes da máfia em Gotham.
De fato, já sabemos que o Pinguim deverá ganhar sua própria série na HBO Max, com o longa de Matt Reeves servindo apenas para introduzi-lo no universo DC, assim como foi com o Pacificador em “O Esquadrão Suicida” de James Gunn.
Contudo, o grande vilão de The Batman não será o Coringa, como muitos fãs gostariam de ver depois da atuação épica de Joaquin Phoenix, mas sim, Edward Nygma, conhecido como o Charada, que será interpretado por Paul Dano.
Nos dois trailer divulgados, Nygma quase não deu as caras, sempre sendo tratado como um perigo invisível, que deverá levar o herói ao seu limite. Ainda assim, não sabemos nada sobre suas motivações, ou mesmo qual o nível de ameaça que ele representa.
O que pode-se esperar é que seu visual e sua personalidade não terão nada a ver com a versão vivida por Jim Carrey em “Batman Eternamente” de 1995.
Pelo pouco que já vimos, o longa trará um vilão bem mais frio e calculista que vai ser capaz de desestabilizar o herói, mesmo estando atrás das grades.
O que os trailers entregaram
Até agora, a Warner Bros. liberou dois trailers, que conseguiram executar seu papel com maestria. É óbvio que não podemos confiar completamente neste tipo de material editado, mas precisamos admitir que eles serviram para mostrar que Matt Reeves não brincou em serviço.
Aparentemente, o diretor conseguiu extrair ótimas referências das HQ’s, para construir um universo diferente, se utilizando de uma pegada que ainda não foi utilizada pelo cinema, e que particularmente, se trata de uma das melhores vertentes nos quadrinhos do Batman.
O primeiro trailer trouxe boas cenas de ação do Homem-Morcego com a Mulher-Gato, além de um corte chocante, onde o “herói” espanca um um criminoso de forma extremamente brutal e descontrolada, dizendo ser a vingança.
Isso deixa bem claro que essa versão do Batman será mais densa do que estamos acostumados a ver nos cinemas, e tudo isso embalado ao som de “Something In The Way”, uma música da banda Nirvana, que fala sobre isolamento e solidão.
O segundo trailer, divulgado durante a DC Fandome deste ano, foca muito mais nesse lado psicológico, onde podemos ter uma visão mais ampla do impacto das ações do Charada sobre o Batman.
Ainda que não vejamos o que o vilão fez, mas levando em conta que o longa terá uma pegada mais investigativa, é quase como se Bruce Wayne se sentisse extremamente acuado diante da ameaça, o que o deixa ainda mais violento.
Além disso, a prévia se encerra com chave de ouro, em uma perseguição implacável ao Pinguim, com Batman indo atrás do criminoso com o Batmóvel em chamas, correndo o risco de tomar uma bela multa de trânsito.
O teaser termina com um corte grandioso, onde o Cavaleiro das Trevas caminha em meio ao fogo. Neste momento percebemos que nada será capaz de pará-lo, enquanto estiver obstinado em sua missão de proteger Gotham acima de tudo.