Luzes da Liberdade: Iluminação de Natal na Praça da Liberdade é apresentada em BH

Praça da Liberdade ganha iluminação especial para celebrar a chegada do Natal
Iluminação de Natal na Praça da Liberdade - Foto: Divulgação/Luzes da Liberdade
Iluminação de Natal na Praça da Liberdade – Foto: Divulgação/Luzes da Liberdade

A partir da noite desta terça-feira (07/12) até o próximo dia 26, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, espaço tradicional de reunião da família mineira, ganhará novas luzes e cores para comemorar a chegada do Natal. E a iniciativa, responsável pelas projeções da iluminação especial no local, é uma das selecionadas em edital público realizado pela Cemig. Com patrocínio da companhia, o projeto Luzes da Liberdade dará um tom mágico ao Natal Liberdade Cemig.

O público poderá conferir uma proposta contemporânea e interativa que ocupará toda a praça, dividida em quadrantes temáticos. Os espaços receberão instalações especiais de arte digital com muitas luzes e cores. Projeções nas fachadas dos prédios históricos que compõem o conjunto arquitetônico também prometem encher os olhos do público, aproximando as gerações que visitam a praça nesta época do ano.

A Cemig é uma das maiores incentivadoras culturais do estado e, atualmente, patrocina mais de 50 equipamentos históricos em Minas Gerais. Além das luzes que darão um colorido diferente à Praça da Liberdade neste fim de ano, outras ações com clima natalino que contam com patrocínio da Cemig poderão ser apreciadas nos espaços existentes no entorno. A exemplo do que ocorreu no último ano, os patrocínios para o Natal são realizados com recursos das leis estadual e federal de incentivo cultural.

No Centro de Arte Popular, por exemplo, os interessados poderão conferir, gratuitamente, até o dia 16 de janeiro, a exposição “Presépios no imaginário mineiro”. A exibição conta com 40 trabalhos de diversos estilos e materiais, feitos por 38 artesãos de diferentes regiões do estado. Além disso, em mais uma ação com incentivo da Cemig, das 19 horas até as 23 horas, o prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) também terá uma iluminação especial. Até o dia 26 de dezembro, quem estiver passando pelo local vai poder vivenciar a magia do Natal.

Iluminação de Natal na Praça da Liberdade tem alterações no trânsito - Foto: Divulgação/Luzes da Liberdade
Iluminação de Natal na Praça da Liberdade – Foto: Divulgação/Luzes da Liberdade

Cidade de Natal

Além da Praça da Liberdade e entorno, os projetos culturais patrocinados pela Cemig, selecionados por meio de edital público, já alegram o Natal dos mineiros e levam diversão para toda a família. Com eventos destinados para todas as idades e respeito aos protocolos sanitários, a Companhia está presente no projeto Cidade de Natal, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, e no Natal Iluminado, em Tiradentes.

Desde o último sábado (04/12), o Palácio das Mangabeiras abriu as suas portas e oferece, até o dia 23 de dezembro, uma série de atrações e uma extensa programação cultural voltada para o clima natalino. Além das apresentações musicais especiais e atividades infantis, a programação terá tudo que a data tem direito: casa do Papai Noel, espaço para fotos personalizadas, música, trenzinho, gastronomia, oficinas de arte e reciclagem, fábrica de brinquedos, espaço kids, lojinhas de decorações, entre muitas outras atrações.

Para entrada na Cidade de Natal, os interessados devem comprar os ingressos no site do sympla. A Cemig disponibilizará, nas quartas-feiras (15/12 e 22/12), ingressos gratuitos para as escolas públicas e para a população. Portanto, neste caso, a pessoa interessada em adquirir uma entrada promocional deve ficar atenta e acompanhar o site da plataforma, pois o número de ingressos gratuitos é limitado.

Natal Iluminado em Tiradentes

Desde o dia 06 de novembro, o projeto Natal Iluminado, na cidade de Tiradentes, também conta com incentivo da Cemig e está levando uma iluminação e uma decoração diferenciadas com qualidade artística e técnica para a histórica cidade mineira. Em diferentes espaços da cidade, estão sendo projetadas luzes e cores, além de uma decoração especial em diversos lugares, iluminando manifestações presentes na memória viva do patrimônio cultural. O público terá a chance de conferir esse espetáculo até o dia 06 de janeiro de 2022.

Total
1
Shares
Relacionados