O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.
Seguir

Medo de dormir sozinho: como encorajar as crianças a dormirem sozinhas

Quando o assunto é o sono das crianças, estabelecer um local para que elas possam dormir em segurança e de forma independente, isso pode ser bastante desafiador. Ao alcançar uma certa idade, é importante que as crianças durmam em seus próprios quartos, de forma a devolver aos pais um quarto privativo, e apra que a criança tenha seu espaço para brincar, desenvolver suas atividades e dormir sozinha. Mas como convencê-las disso? Como encorajar as crianças que têm medo de dormir sozinhas? Neste artigo daremos alguns conselhos de como tornar esse momento mais simples para pais e filhos.

Se esforce para entender o seu filho

Ser criança não é tão simples quanto pensamos. É difícil precisar afirmar seus sentimentos sem entendê-los, ou lidar com situações com as quais não está habituado ou não se tem maturidade emocional ainda para superar. Portanto, as crianças enfrentam dificuldades que, para nós adultos, podem parecer bobagem, mas precisamos levar a sério e oferecer ajuda para que as crianças consigam entender e superar.

Fatores negativos que influenciam nossos filhos a sentirem medo na hora de dormir: Pesadelos

É o caso dos pesadelos, por exemplo. As crianças, ao terem sonhos ruins, podem acordar assustadas, com medo de dormir sozinhas. Explique para sua criança que sonhos ruins são pesadelos, e que eles podem ocorrer de vez em quando, mas que não são motivos para preocupação. Agora, se você gosta de buscar em sites como Apsique o significado dos sonhos, peça detalhes ao seu filho, mas sem preocupá-lo. Tranquilize-o e ajude-o a voltar a dormir, talvez agora na cama junto com você.

Terror noturno

Esse pode ser um motivo que traz medo de dormir sozinho ao seu filho. Algumas crianças – e até adultos – enfrentam o terror noturno, um fenômeno que consiste em sentir um medo inexplicável, um choro intenso sem motivo aparente, por alguns minutos, e acabar rapidamente. Se isso, porventura, acontecer com seu filho, ajude-o a despertar, fale para ele que ele está em segurança e pode voltar a dormir tranquilamente.

Medo de dormir sozinho – como encorajar as crianças: Crie hábitos diários antes de dormir

Crie uma rotina de hábitos antes da hora de dormir. Algumas horas antes de ir para a cama, desligue os aparelhos eletrônicos como celulares, televisão ou tablets, e faça brincadeiras mais calmas e lúdicas com seu filho, isso certamente o deixará mais calmo e tornará a hora de dormir mais tranquila. Se seu filho estiver muito agitado antes de dormir, certamente vocês ficarão estressados e será muito difícil encorajá-lo a dormir sozinho. Dê um banho relaxante no seu filho, escovem os dentes juntos, leiam uma história e expliquem para ele que está chegando a hora dele dormir sozinho, seja em seu próprio quarto ou sozinho em sua cama. Preparar o cérebro do seu filho para o que irá acontecer em seguir ajuda-o a entender e processar a ideia com mais facilidade.

Como tornar a hora do sono divertida

Com esses hábitos bem estabelecidos, seu filho ficará ansioso pela hora de dormir. Permita que ele escolha qual história irão ler juntos, ou algum brinquedo com o qual podem brincar por alguns minutinhos antes de dormir. Invente alguma história onde o personagem também sentia medo de dormir sozinho, mas foi encorajado pela família e percebeu que dormir sozinho não é tão ruim assim. Crianças são profissionais na arte de imaginar, e podemos usar isso a nosso favor. Ouvindo histórias assim elas se sentirão encorajadas a fazer como o personagem e se colocarem na situação com mais aceitação.

Crie um ambiente seguro

Será difícil encorajar seu filho a dormir sozinho se ele não estiver se sentindo seguro para isso. Mas como passar segurança para o meu filho? O mais importante é que seu filho se sinta amado e respeitado, forçá-lo a dormir sozinho sem que ele esteja preparado para isso só trará mais problemas, trauma e estresse para a família. Ajude seu filho a entender que vocês estarão por perto, que ele poderá voltar para o quarto dos pais caso esteja com medo nos primeiros dias, que está tudo bem sentir medo e que você também já passou por isso. Se colocar em situação semelhante a das crianças pode ser uma ótima forma de encorajamento.

Torne o quarto um lugar agradável

Use elementos presentes no quarto da criança que façam com que ela deseje estar lá. Coloque brinquedos interessantes, livros à altura da criança, materiais de pintura, como giz de cera e livros para colorir – uma boa atividade para fazer antes de dormir, pois exige calma e concentração -, e o mais importante: invista numa cama divertida. Se possível, transforme a cama de seu filho numa cabana de vez em quando, invente histórias onde a cama seja um barco que veleja, um carro de corrida, um foguete, e que a hora de dormir é a hora de recarregar, para continuar a aventura no dia seguinte. Para crianças que têm medo de dormir sozinhas, encorajar através da imaginação é um ponto chave.

Se a hora de dormir tem sido desafiadora por aí, esperamos que nossas dicas de como encorajar crianças que têm medo de dormir sozinhas torne a hora do sono mais tranquila e praz

Total
1
Shares

Relacionados