O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

FCS abre inscrições para o 23º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma on-line
Por Dentro de Minas - Google News

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) abre inscrições para o 23º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestcurtasBH), um dos mais importantes eventos de difusão e promoção da produção de curtas-metragens no Brasil. Realizadores com filmes finalizados em 2020 ou 2021 têm do dia 30/4 a 13/6 para se inscrever. O edital está disponível neste link.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma on-line Shortfilmdepot ou pelo site do Festival FestcurtasBH. São aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros, exceto publicitários e institucionais, finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros).

O resultado da seleção será divulgado em 4/10. A realização do festival está programada para o período de 4/11 a 14/11, no Cine Humberto Mauro e/ou em plataforma virtual de exibição.

Seleção

Além das tradicionais Mostras Competitivas – Minas, Brasil e Internacional, o festival conta com as Mostras Paralelas e Especiais. A programação também terá sessões com recurso de acessibilidade. A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica. Os nomes escolhidos serão divulgados no site da FCS.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Premiação

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um júri oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de prêmio no valor bruto de R$ 5 mil.

Todos os filmes que participam de mostras competitivas e não-competitivas concorrem ao prêmio do júri popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$ 3 mil.

FestcurtasBH

Neste ano o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte chega à 23ª edição, consolidando-se como uma das iniciativas mais importantes de estímulo à produção e difusão audiovisual em Minas Gerais.

O 23º FestcurtasBH é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizado pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinado por Cemig e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Codemge, da Embaixada da França, da Aliança Francesa de Belo Horizonte, e da MGS, viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

Inscrições para o 23º FestcurtasBH 

Data: 30/4 a 13/6/2021

Edital: clique aqui

Mais informações: [email protected] / (31) 3236-7367

 

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Facebook, no Twitter e por RSS
Total
1
Comp.
Relacionados