Quando não há união das estruturas do lábio, gengiva e céu da boca, ocorre o que chamamos de fissura lábio palatina. A incidência dessa malformação congênita é de um para cada 600 nascidos vivos no Brasil e esse acometimento é considerado a anomalia craniofacial mais comum, apesar de poder se apresentar em formas e graus variados.
As causas das fissuras labiopalatinas variam muito, mas podem envolver deficiências vitamínicas durante a gestação (ácido fólico e vitamina C), mutações genéticas e até mesmo o uso de substâncias e remédios durante a gravidez.
Para a correção do lábio leporino (quando a fenda está isolada na região dos lábios) e das fendas de labiopalatinas (quando a anomalia estende-se para o céu da boca), é possível realizar cirurgias reparadoras e cirurgias plásticas.
As cirurgias plásticas de lábio leporino e fenda palatina, por vezes, devolvem o bem-estar e confiança aos pacientes. As técnicas estão cada vez mais avançadas, apresentando resultados satisfatórios com cicatrizes bem discretas.
É importante saber que o tratamento segue protocolos internacionais, que visam a segurança do paciente. A labioplastia pode ser realizada a partir dos três meses de vida, enquanto a cirurgia do palato a partir de 1 ano de vida – critérios como peso e outras individualidades de cada caso também são levados em consideração para definir o melhor momento para a cirurgia plástica e de reconstrução.
Outras técnicas além da cirurgia plástica para correção de lábio leporino
Atualmente, o trabalho de micropigmentação, que é realizado com mais frequência nas sobrancelhas, também pode ser utilizado para contornar os lábios em pacientes que fizeram a cirurgia de correção de lábio e palato.
A micropigmentação é realizada em algumas etapas, que inclui o retoque da tinta nos lábios. O resultado é um lábio bem delineado, mas sempre de forma muito natural.
O preenchimento labial em junção com a micropigmentação dos lábios também é uma estratégia que está sendo bastante estudada no meio estético para pacientes fissurados.
Procure orientação médica e profissionais habilitados.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.