O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.
 

publicidade

Conheça o templo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil

Templo de São Paulo – Foto: Divulgação
Por Dentro de Minas - Google News

A Igreja dos Santos dos Últimos dias, erroneamente conhecida como Igreja Mórmon, começa sua história no Brasil em 1913, com a chegada dos alemães Max e Amelie Zapf.

Quase 20 anos depois, foi construída a primeira capela da igreja em Joinville para receber aos 148 membros que existiam nessa época e desde então a igreja não parou de crescer.

Atualmente dos 159 templos existentes da Igreja, 6 se encontram no Brasil e se espera que nos próximos anos seja construindo um sétimo templo para atender a mais de um milhão de membros no país.

Os templos no Brasil

Um templo é o lugar mais sagrado de adoração para os membros da Igreja. Ali, além de aprenderem mais sobre o Evangelho de Jesus Cristo, os membros participam em cerimônias sagradas.

Templo de São Paulo – Foto: Divulgação

Templo de São Paulo

Foi inaugurado em 30 de outubro de 1978 e foi o primeiro templo da igreja que foi construído no Brasil e em toda América do Sul. Está localizado na Avenida Professor Francisco Morato, 2390, Caxingui.

O Templo possuí duas salas de ordenações e quatro salas de selamento, e tem uma área total de 5.504 m2.

Templo de Recife

Foi inaugurado faz 19 anos e se encontra na rua Dr. José de Góes, 280, Parnamirim. Foi o segundo Templo construído no país e conta com 3.460 m2 de construção, dois salões para as ordenações e três salões de selamento matrimonial.

Templo de Porto Alegre

Foi inaugurado dois dias depois do de Recife, em 17 de dezembro de 2000 e é o terceiro Templo no país. Está localizado na Rua General Salvador Pinheiro, 50, sobre uma colina no distrito de Vila Jardim.

Foi construído com granito branco extraído do estado do Ceará e conta com dois salões para as ordenações e dois salões de selamento matrimonial.

Templo de Campinas

Está localizado na Rua James Esdras Faust, 400, Notre Dame desde o dia 17 de maio de 2002. O terreno do templo conta com 2.5 hectares e 4,470 m2 de construção. Possui quatro salões para as ordenações e três salões de selamentos matrimoniais. Foi o quarto templo construído no Brasil.

Templo de Curitiba – Foto: Divulgação

Templo de Curitiba

Está localizado na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 3641, Mossunguê e desde o dia 1 de junho de 2008. Tem um total de 2.590 m2 de construção sobre um terreno de 4,4 hectares e conta com dois salões para as ordenações e dois salões de selamentos matrimoniais.

Templo de Manaus

O sexto Templo no país está localizado na Avenida Coronel Teixeira, 3162, Ponta Negra e foi inaugurado no dia 12 de junho de 2012. Tem aproximadamente 3.000 m2 de construção e uma altura total de 38,4 metros.

Tem apenas um pináculo onde está localizada a tradicional estátua dourada de Moroni, com quatro metros de altura. Foi construído em uma propriedade de 3,2 hectares. Conta com dois salões para ordenações SUD com capacidade para 84 pessoas e dois salões de selamentos matrimoniais.

Templo de Fortaleza

Atualmente está sendo construído e será o sétimo templo no país. Ainda não se sabe a data de inauguração.

O edifício contará com apenas uma torre e uma cúpula construída sobre uma colina ligeiramente ascendente para oferecer lindas vistas da cidade. O projeto para a construção também inclui a instalação de um edifício de residências para patronos viajantes de longas distâncias, uma capela e um edifício de manutenção.

Quem pode entrar nos templos

Como mencionamos anteriormente, os templos não estão abertos ao público. Mas por um tempo, especialmente quando os templos foram recém construídos, existem “open houses”. Durante esses eventos as pessoas de todas as idades e religiões são bem-vindas para entrarem e andarem no templo.

Uma vez inaugurado, a entrada ao templo está reservada aos membros que se comprometeram a viver o evangelho de Jesus Cristo e que estão preparados para participar das ordenações, embora os terrenos ao redor do templo permaneçam abertos ao público. Para entrar, os membros são recebidos na entrada onde apresentam um cartão certificado pelo chefe da Igreja local.

O vestuário dos templos

Os membros da Igreja que entram no templo devem mudar de roupa para uma roupa branca antes de participar dos serviços do templo. Essa mudança de roupa serve como uma lembrança de que estão entrando em um lugar sagrado. O vestuário branco simboliza a pureza, enquanto que se vestir igual no templo cria um sentido de unidade e igualdade.

A diferença entre um templo e uma capela

Os centros de reuniões regulares (capelas) são utilisadas para os serviços de adoração dominicais e as atividades diárias, como grupos juvenis, eventos sociais e eventos esportivos. Esses estão abertos ao público em geral e os visitantes podem observar ou participar, diferente dos templos.

Devido ao crescimento da Igreja, várias pessoas se perguntam sobre o que os Santos dos Últimos Dias acreditam; se você também tem essa dúvida te convidamos a visitar o página na internet.

Total
0
Comp.
Relacionados