ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Últimas de Variedade

Minas Gerais vai ser a sede de campeonatos mundiais de cafés e baristas

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Começa nesta quarta-feira (7/11), no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC 2018) – o principal evento nacional da cadeia produtiva do café. Pela primeira vez, o país vai sediar vários campeonatos mundiais de cafés e de baristas, que são alguns dos destaques da programação.

Mais de uma centena de competidores premiados se enfrentarão no preparo e na prova da bebida, representando mais de 40 países. Além dos campeonatos mundiais, a SIC 2018 conta com extensa programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Durante três dias, produtores, torrefadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado na maior feira brasileira do setor e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso Coffee of the Year Brasil.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Campeonatos Mundiais

Os quatro mundiais atendem as diversas maneiras de fazer café. O World Latte Art Championship é o desenho no café com leite, habilidade que o barista (profissional que extrai o café) realiza em xícaras para juízes bem criteriosos na avaliação visual. O World Coffee in Good Spirits Championship é o preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria. O mais famoso deles, o Irish Coffee.

Também serão realizados, dentro da programação, o World Brewers Cup e o World Cup Tasters Championship. O primeiro é a avaliação da performance do barista ao preparar café em método filtrado de sua escolha, assim como o grão usado na competição e o resultado surpreendente de sabor na xícara.

Já o Cup Tasters é o campeonato destinado aos provadores de café. Ao competidor é necessário acertar qual é o único café diferente dentre três amostras. Após várias rodadas, quem adivinha em menos tempo oito combinações – e erra menos – é o grande vencedor.

Os campeonatos mundiais são organizados pela World Coffee Events (WCE), entidade ligada à Associação de Cafés Especiais – a mais relevante no mundo. O objetivo dos eventos é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais consumida no mundo.

Na avaliação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, o evento torna-se mais arrojado a cada ano. “Os campeonatos mundiais, por si só, asseguram um importante contingente de estrangeiros prestigiando o evento, que se consolida cada vez mais, já ocupando lugar seguro na agenda dos grandes eventos mundiais do setor cafeeiro”, destaca Kalil.

“A conquista do país-sede de quatro mundiais é fruto de uma combinação de diversos fatores presentes na Semana Internacional do Café: conexão entre todos os elos do setor, diversidade de públicos nacionais e internacionais, amadurecimento do mercado interno e relevância no incentivo a novos negócios de café especial. Para nós é uma grande oportunidade”, aponta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora – um dos idealizadores da SIC.

O evento

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Seapa) e Codemge, do Sistema Faemg, Café Editora e Sebrae. No período de 7 a 9 de novembro, serão realizados mais de 25 eventos simultâneos. Na edição anterior, o evento reuniu 17 mil visitantes, mais de 140 marcas expositoras e iniciou R$ 35 milhões em negócios.

Serviço

Semana Internacional do Café 2018
De 7 a 9 de novembro de 2018
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Horário: 11h às 20h
Programação completa e inscrições: www.semanainternacionaldocafe.com.br

7895 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Últimas de Variedade

Tudo sobre o CBD no Brasil

Tudo sobre canabidiol Quando falamos de canabidiol, rapidamente pensamos em canábis, que, ao mesmo tempo, nos lembra dos efeitos colaterais conhecidos e…
Últimas de Variedade

Relembre as principais dicas para decorar a sua casa neste Natal de 2020

O final do ano está chegando e com ele, todas as famílias começam a se planejar na hora de decorar a casa…
Últimas de Variedade

A procura pelo sexo sem compromisso tem endereço web

Vivemos em um mundo em constante evolução, onde os costumes se adaptam de acordo com o progresso tecnológico. Se adapta, incrementa e…

Deixe uma resposta