Últimas de Variedade

Festival BH de Artes Cênicas chega para movimentar a cidade no mês de julho

Teatro, dança, oficinas, palestras e debates. É com uma programação recheada de mais de 50 atrações, que o inédito Festival BH de Artes Cênicas promete movimentar a capital mineira de 5 a 30 de julho, em diversos palcos da cidade. Promovido pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), o festival foi idealizado com o objetivo de fortalecer a produção teatral de Belo Horizonte e buscar um intercâmbio cultural entre grupos, produtores e artistas de todo o país.

Segundo o presidente do Sinparc, Rômulo Duque, existe uma necessidade latente de se pensar em novos horizontes, ultrapassar as montanhas, e desenvolver mais o mercado cultural mineiro. “Vivemos um período complicado no país, que afeta todas as áreas, inclusive as artes cênicas. Então é hora de buscar novas alternativas, fazer parcerias, entender melhor o que desperta o interesse do público, ou o que o afasta e, assim, fortalecer nossa arte”, afirma.

Para levantar essa discussão, representantes das associações de produtores de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, do Ministério da Cultura, Secretaria Estado de Cultura, SESC MG, Secretaria e Fundação Municipal de Cultura BH e SEBRAE MG, entre outros convidados da cena teatral, estarão reunidos em debates e palestras que vão abordar questões ligadas a políticas públicas, ações de fortalecimento da produção teatral, economia criativa, além do mote principal “Cadê o público que estava aqui?”.

Os ingressos para os espetáculos já estão à venda no site www.vaaoteatromg.com.br e no posto do Sinparc localizado no Shopping Cidade. A participação em oficinas, debates e palestras é gratuita e os interessados devem acessar o site Vá ao teatro para mais informações.

O Festival BH de Artes Cênicas é realizado pelo Sinparc, com patrocínio de Olé Consignado, Instituto Unimed-BH e Ministério da Cultura.

Espetáculos

Integram a programação 40 atrações adultas e 22 infantis, entre espetáculos de drama, comédia, contemporâneo, além de musicais e dança. A acessibilidade é uma das preocupações do evento e, por isso, algumas peças contarão com acessibilidade física, visual e auditiva.

O Festival BH de Artes Cênicas presta ainda uma homenagem à Cangaral Produções Artísticas, responsável pelo mega sucesso do teatro “Acredite, um espírito baixou em mim”. Na data em que completa 20 anos em cartaz, dia 30 de julho, o espetáculo terá uma apresentação especial para celebrar a data.

A programação completa pode ser acessada no site www.vaaoteatromg.com.br.

Debates e palestras

TEMA: POLÍTICA PÚBLICA

Qual a visão dos órgãos responsáveis pelas políticas públicas sobre o mercado (nos âmbitos municipal, estadual e federal) e os planos para fomento da produção cultural em nossa cidade e estado.

Convidados: Rômulo Avellar – Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Representante da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais; Érica Lewis – Representante da Secretaria da Economia da Cultura do MINC.

Data: 11 de julho (quarta-feira), às 19h

Local: Teatro da Cidade (R. da Bahia, 1341 – Centro)

TEMA: CADÊ O PÚBLICO QUE ESTAVA AQUI?

Com este tema, busca-se identificar as possíveis causas do afastamento do grande público das salas de apresentações e levantar ações que visem a reconquista do público e formação de novas plateias.

Convidados: Maria Siman – Produtora e integrante do Colegiado da APTR (Associação dos Produtores do Rio de Janeiro); Gabriel Paiva – Presidente da APTI (Associação dos Produtores Independentes de São Paulo); Rômulo Duque – Presidente do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais); Ilvio Amaral e Maurício Canguçu – atores, produtores e sócios da Cangaral Produções Artísticas.

Data: 18 de julho (quarta-feira), às 19h

Local: Sesc Palladium – Teatro Júlio Mackenzie (R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro)

TEMA: AÇÕES PARA FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO

Com este tema, o Festival busca identificar ações que possam auxiliar o produtor no desempenho de sua função, bem como apresentar e discutir projetos de sucesso na produção cultural.

Convidados: Marcelo Bones – Diretor de Articulação Institucional da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte com o tema Internacionalização da produção;

Eliane Parreiras – Gerente Geral do Núcleo de Cultura do Sesc com o tema Ações do Sesc MG visando as Artes cênicas;

Regina Vieira Faria – Diretora da Casa da Economia Criativa do SEBRAE MG com o tema Economia criativa P7

Data: 18 de julho (quarta-feira), às 19h

Local: Sesc Palladium – Teatro Júlio Mackenzie (R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro)

Oficinas gratuitas

VIVÊNCIA EM MoE: APLICANDO O TEATRO À EDUCAÇÃO
Com Roberta Luchini (Mestre em Teatro aplicado pela Universidade de Londres, Arte Educadora, pedagoga, atriz e diretora teatral.

A metodologia de ensino Mantle of the Expert, em português Manto do Especialista (MoE) utiliza-se de técnicas do teatro unindo drama e educação de maneira única. Indisciplina, desorganização, dificuldade de trabalhar em grupos, falta de liderança são alguns dos problemas presentes nos ambientes educacionais que podem ser sanados quando se usa o MoE. A estrutura do curso mostrará a todos os interessados como MoE pode obter melhores reultados quando as áreas (teatro e educação) se misturam.

• Público alvo: Atores, estudantes de teatro, educadores, pedagogos, estudantes da área de educação e afins.
• Numero máximo de alunos: 25
• Dias e horários: 05 e 06 de julho Qui e Sex: das 09h às 12h.
• Local: Espaço Aberto Pierrot Lunar (R. Ipiranga, 137 – Floresta).

PROCESSOS CRIATIVOS: A CRIAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DO ATOR – Com Rita Clemente (atriz, diretora teatral)

Através de exercícios de criação de cena, o aluno será orientado a desenvolver ferramentas de atuação: A “ação” é elemento essencial da linguagem cênica, pois envolve texto, ação física e dramática, espaço e tempo. Por sua abrangência, abarca o que há de mais concreto e também subjetividades que são substrato do contexto e humanidade da obra . Através dela, da ação, pode-se permitir a elaboração de ferramentas mais legíveis para o desenvolvimento do trabalho do ator, do diretor e todos os criadores da cena.

• Requisitos: Atores com no mínimo 16 anos que estejam finalizando curso de formação de ator ou já sejam profissionais.
• Numero máximo de alunos: 12
• Dias e horários: 12 a 14 de julho Qui e Sex: das 19h às 21h30 e Sáb: das 13h às 18h
• Local: Espaço Clementina (Rua Timbiras, 2250, sala 01, Lourdes).

A PALAVRA EM CENA – Com o Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum
A oficina busca experimentar o trabalho do ator com o texto dramático, o manejo da palavra e suas diversas formas de construção de sentido, buscando acessar as diversas camadas do texto cênico e a comunicação com o espectador. Serão realizadas leituras dramáticas de diferentes textos teatrais; exercícios de construção e desconstrução do texto falado; criação de células cênicas a partir do trabalho com os textos.

• Público alvo: Atores profissionais e estudantes de teatro, artistas cênicos, poetas, contadores de história, performers, diretores e dramaturgos.
• Numero máximo de alunos: 14
• Dias e horários: 06 e 09 de julho Sex e Seg: das 18h às 22h
• Local: Espaço Aberto Pierrot Lunar (R. Ipiranga, 137 – Floresta)

EXPOSIÇÃO DE TRABALHO

EXPOSIÇÃO DE CENAS EM PROCESSO – Com Rita Clemente (atriz, diretora teatral)
A diretora e atriz Rita Clemente, que orienta os cursos da Clementtina, conversará com os convidados sobre cada projeto de criação e, a seguir, as micro cenas em processo serão apresentadas. Especificamente para esta atividade, o interessado deverá acessar o site www.clementtina.cultura.com.br na seção Cursos e retirar seu convite gratuito.

• Número limitado de participantes
• Dia e horários: 29 de julho (Dom) Sessão 01: 15h
• Sessão 02: 17h
• Local: Espaço Clementina (Rua Timbiras, 2250, sala 01, Lourdes)

Para participar os interessados devem enviar carta de interesse contendo nome, idade, formação e o que espera do curso para o email [email protected], colocando no assunto do email o nome da oficina que deseja participar.

Serviço

Festival BH de Artes Cênicas
De 5 a 30 de julho
Ingressos: Preços promocionais para compra via internet e posto do Sinparc. Nas bilheterias dos teatros, os preços são diferentes, conforme cada estabelecimento.
Locais de venda: Site www.vaaoteatro.com.br
Shopping Cidade (Estacionamento G5) – Rua Tupis, 337 – Centro. Segunda a sábado das 10h às 19h; domingos das 10h às 18h
Informações: (31) 3272-7487 / [email protected]

8090 Publicações

,

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Últimas de Variedade

Pesquisa revela que frequência sexual diminui com a idade, mas o interesse por sexo não

A preocupação em relação à frequência sexual é tema ainda bastante comum entre casais. Em relações monogâmicas duradouras o número de transas…
Últimas de Variedade

Presentes DIY: 10 dicas para criar presentes que caibam no seu orçamento

Dar presentes para as pessoas que amamos é algo muito gratificante. Sempre pensamos em dar presentes criativos em aniversários, datas comemorativas e…
Últimas de Variedade

Aprenda vender crochê

Que tal transformar o hobbie de fazer crochê em uma fonte de renda extra?  Pois é! Vender crochê pode ser uma ótima…

Deixe uma resposta