Espetáculo OS INDICADOS em curta temporada na programação do 12º Verão Arte Contemporânea

A montagem pode ser vista entre o dias 11 e 14 de janeiro, no Teatro Marília.

 

Espetáculos O Indicados – Foto: Alexandre Hugo

Uma situação relativamente comum, mas que envolve uma série de conflitos e vulnerabilidades. O espetáculo “OS INDICADOS” se passa durante um encontro entre dois antigos amigos. Juntos, eles precisam elaborar um pequeno discurso que deverá ser lido durante uma importante cerimônia internacional caso recebam o prêmio ao qual foram indicados. A tarefa seria fácil não fossem estranhos embates e imprevistos entre os dois.

O ensaio para esse discurso, que não pode durar mais que sessenta minutos, acaba por revelar a dura tarefa da convivência – como prosseguir apesar das nossas diferenças? Com diálogos dinâmicos, bem-humorados e metalinguísticos, a peça é uma divagação sobre discursos e contradições da vida burguesa contemporânea; as fronteiras e os conflitos entre o hábito e a novidade, a revolução e o conservadorismo, o individual e o coletivo, a inércia e o movimento, a ordem e o caos, o ímpeto e a anestesia, o amor e o tempo.

A peça foi escrita por Vinicius Souza em meados de 2016. O texto chegou a ser lido publicamente durante a 5ª edição do projeto Janela de Dramaturgia, realizada em dezembro desse mesmo ano, e mais tarde, em 2017, no 11º Verão Arte Contemporânea, em Belo Horizonte. Foi a partir dessas experiências com as leituras abertas e da troca com o público que os atores decidiram investir na construção da montagem e o autor assumiu a direção do espetáculo.

O espetáculo inaugura a PLANOS INCRÍVEIS, uma plataforma de criação artística dirigida pelo artista mineiro Vinícius Souza – dramaturgo, diretor, ator e produtor cultural, um dos realizadores da Janela de Dramaturgia e da editora Javali.

Depoimentos sobre a montagem:

“Os indicados” faz da cena jogo: num espaço determinado, dois contendores dispõem de um tempo específico para observarem um ao outro, medirem forças e lutarem diante do público. Jogo de golpes-palavras que, muitas vezes, nos alcançam em cheio por brotarem igualmente de nossas práticas cotidianas, de nossa história recente, da memória de tantos outros golpes.”

Adélia Nicolete
Dramaturga e professora

“No desenrolar da dramaturgia, o que se evidencia, num jogo dinâmico e inteligente de diálogos curtos e rápidos, é a incapacidade de comunicação e entendimento entre os dois personagens, tamanha a diferença de visão de mundo que os separa, embora unidos estejam pela lembrança do afeto. Aqui, a falência do discurso é uma questão formal, sendo ela a base da relação/situação construída com o espectador, que compartilha de uma situação teatral em que ele também se vê na impossibilidade de dizer algo que faça realmente sentido, e não apenas testemunha de uma fábula. Depois de tanto dizerem, não dizem nada de fato. Não há o que dizer. A palavra não se parece mais fazer entender. E, além do mais, para que continuar insistindo se eles – nós – estão todos surdos?”

Ficha Técnica
Texto e direção: Vinícius Souza
Assistência de direção: Marcelo Castro
Elenco: João Marcelo Emediato e Vinícius Souza
Colaboração artística: Felipe Rocha
Figurino: Paulo André
Sonoplastia: Barulhista
Iluminação: Rodrigo Marçal
Operação de luz: Allan Calisto
Assessoria de imprensa: A Dupla Informação
Projeto gráfico: Letícia Naves e Vitor Carvalho
Fotos: Alexandre Hugo e Athos Souza
Vídeo: Pedro Estrada
Produção e realização: Planos Incríveis

Sinopse

Uma hora é o tempo que dois personagens têm para preparar um discurso que será dito numa importante cerimônia caso eles recebam o prêmio ao qual foram indicados. Seria o tempo suficiente, não fossem estranhos imprevistos. Esse ensaio para um discurso é pano de fundo para uma reflexão sobre os últimos tempos vividos no Brasil, onde a convivência entre diferentes tem sido um desafio.

Serviço

Espetáculo “OS INDICADOS” – Verão Arte Contemporânea – VAC 2018
Datas: de 11 a 14 de janeiro
Horários: quinta a sábado às 21h e domingo às 19h
Local: Teatro Marília(Av. Professor Alfredo Balena, 586 – centro)
Valores: R$20(inteira), R$10(meia)
Classificação: 12 anos
Duração: 60 min.
Informações: (31)3582-8702 ou www.veraoarte.com.br/2018

Relacionados

comentários