MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
20h – Banda Conecto – acid jazz
A Conecto, banda mineira de acid jazz, apresenta um trabalho elaborado, que extrapola a variedade melódica, harmônica e de improvisações do jazz tradicional. Com aposta no “dancing” e na mistura de ritmos energizantes como soul, funk, hip hop, música eletrônica e batidas de loop, surpreende os ouvintes pela autenticidade e qualidade musical. A banda é formada pelos músicos Senilo Dutra (contrabaixo), Fabiano Zan (saxofone), Eduardo Toledo (guitarra), Thiago Victor (guitarra) e Pedro Moreira (bateria).
MUSEU CASA KUBITSCHEK
18h – Seresta – Confraria dos Amigos de JK
O projeto Confraria Amigos de JK objetiva reunir seresteiros e o público em geral para tocar e cantar em homenagem à seresta e a Juscelino Kubitschek, o idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha.
19h30 – Choro em Roda, com Warley Henrique
Warley Henrique é músico desde os 15 anos de idade. Nascido e criado no bairro Concórdia onde começou a frequentar a escola de samba Inconfidência Mineira e rodas de samba. Músico autodidata premiado na cidade e no Brasil. Com três CDs gravados (Delicado – 2008, Pra quem não me conhece – 2014 e Memórias – 2016), turnês pelo Brasil e dentro do estado de Minas Gerais, Warley já dividiu e dirigiu vários artistas consagrados como D’Ivone Lara, Elza Soares, Fabiana Cozza, Mestre Monarco da Portela e Nelson Sargento. Hoje é considerado pela crítica e por artistas do ramo das cordas, como Paulinho da Viola, uma das referências nacionais no seu instrumento – o cavaquinho de 5 cordas.
Exposições:
Casa Kubitschek: uma invenção modernista de morar
Com curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão, apresenta em sua narrativa dois eixos principais que se interpenetram: um referente à história e outro que remete à memória. A proposta é de uma “casa museu”, com um percurso que parte da referência histórica do ambiente político e cultural em que surge o modernismo e, no qual, a Casa Kubitschek foi criada. História e memória seguem referenciadas em todo o percurso expositivo entre móveis, fotografias, vídeos e instalações alusivas à época.
Pampulha: território da modernidade
Com curadoria de Luana Maia, instalada no andar térreo, traz um viés mais histórico. Inicialmente, contextualiza as várias “Pampulhas” no tempo e no espaço. Em seguida, recupera a “Era Kubitschek” em BH e ainda, o momento de inauguração do complexo arquitetônico em 16 de maio de 1943, materializando os anseios desenvolvimentistas e modernizadores de JK.
CASA DO BAILE
17h às 21h – Exposição E(m)cantos do brejo paraibano, arquitetura e cana-de-açúçar
Exposição fotográfica sobre os antigos engenhos de cachaça e rapadura dos municípios paraibanos de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria, Pilões e Borborema.
19h – Forró da CBom
Celinha Braga e os artistas da CBom vão fazer um forró especial para iniciar os festejos juninos com muita alegria e animação. O grupo será formado pelas cantoras Lu e Celinha, Iara de Andrade (acordeon), Analu Braga (percussão) e a Companhia Musical CBom com seus convidados especiais.
PRAÇA DALVA SIMÃO
18h às 21h – Encontro de Food Trucks
18h às 21h – Confraria da Ferrugem – Encontro de carros antigos
19h30 – Casa do Rap – Batalha de MC`s e Pocket Show
CAT VEVECO
20h – Forró da CBom
Celinha Braga e os artistas da CBom vão fazer um forró especial para iniciar os festejos juninos com muita alegria e animação. O grupo será formado pelas cantoras Lu e Celinha, Iara de Andrade (acordeon), Analu Braga (percussão) e a Companhia Musical CBom com seus convidados especiais.
17h às 21h
Exposição artística de produtos do “Made in BH”
Espaço Gastronômico musical
Live Paint com o artista Rogério Fernandes
MUSEU BRASILEIRO DO FUTEBOL / MINEIRÃO
18h às 21h – Visita guiada ao Museu e Estádio com temas especiais
Ingressos: Inteira 20,00; Meia 10,00
18h às 21h – Projeto Container com Letras (gratuito na Esplanada Sul)
IATE TÊNIS CLUBE
18 às 21h – Visitas guiadas ao Salão Portinari
PAMPULHA RETRÔ TOUR
17h às 21h
O Pampulha Retrô Tour faz o passeio pelos principais atrativos do Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha. Quem quiser dar uma volta dentro da Jardineira Chevrolet 1957, curtindo o charme da época, pode adquirir seus ingressos ao lado da Igrejinha da Pampulha.
Ingressos: R$20,00