Dedicado ao jazz e à música instrumental, o Savassi Festival chega à sua décima quarta edição com fôlego, reafirmando a proposta de celebrar e exaltar a produção musical contemporânea. De 24 de junho a 04 de julho, Belo Horizonte recebe a programação principal do evento que reúne grandes atrações nacionais e internacionais em apresentações nas ruas, teatros, cafés, centros culturais e praças, espalhados por diversos locais da cidade. Serão ao todo 11 dias de uma programação intensa, conectando o público com diversos artistas, representantes de variados estilos musicais. Como já é tradição, grande parte da programação será oferecida de forma gratuita e o restante com ingressos a preços populares.
Nesta edição, o Savassi Festival extrapola as barreiras territoriais e vai além em 2016, conquistando novas cidades de atuação, como as edições recentes realizadas nas cidades de Uberlândia e Nova Lima, além do Rio de Janeiro, que recebe pela segunda vez uma edição do festival – realizada simultaneamente à edição da capital mineira.
Outra novidade é que o Savassi Festival, atuando no desenvolvimento e promoção de suas ações culturais, criou uma espécie de plataforma de shows, intitulada Jazz Sessions. Dessa forma, além dos habituais shows e workshops que acontecem em junho e julho, são realizados, sob a chancela do Savassi Festival, apresentações em teatros, museus, café e praças públicas. A programação começou em março e se estende até o mês de dezembro de 2016.
Dividida em 5 categorias, a programação principal é composta pela seguinte distribuição: Jazz no Teatro, promovendo apresentações em teatros e palcos consagrados da cidade; Jazz na Rua, que ocupa espaços públicos da capital mineira, incluindo a programação para crianças Jazzinho; Jazz Clube, levando shows para cafés e casas de show , Jazz Remixed , incluindo a apresentações de DJs que farão sets especiais de jazz, remixes de jazz e outras vertentes e, o Piano Solo, atração em que pianistas são convocados a apresentar individualmente um repertório sob o guarda-chuva do jazz.
Novidades Savassi Festival – Belo Horizonte
Entre as novidades desta edição para a capital mineira está a chegada do festival a novos palcos, como a Sala Minas Gerais – sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o Cine Theatro Brasil, a praça Duque de Caxias – no bairro Santa Teresa – Centro Cultural IDEA, além de espaços diversos, como Mercado Grano, Diadorim Cultural, MeetMe e Gruê .
Outra novidade que merece ser destacada é a parceria com o programa BDMG Instrumental, que nomeia um palco dentro do festival, voltado a receber artistas do gênero instrumental.
Desta forma, o Savassi Festival amplia seu espectro de atuação, ocupando a cidade com uma programação pensada para atingir os mais diversos públicos e promover a boa música, marcas do festival.
Destaques da Programação
Um dos destaques desta edição será a Noite de Gala Prudential, que contará com a apresentação de Edu Lobo e Orquestra Ouro Preto, incluindo a participação de Gilson Peranzzeta e Mauro Senise. Pela primeira vez, o conjunto de obras que integram o CD “Edu Lobo convida Gilson Peranzzetta e Mauro Senise” será apresentado ao vivo. Esse trabalho, contemplado com dois Prêmios da Música Brasileira (melhor arranjador para Gilson Peranzzetta e melhor CD para Edu Lobo), é composto por canções gravadas ao vivo no Teatro Beurs Van Berlage, em Amsterdam, Holanda, com arranjos e orquestrações assinados por Gilson Peranzzetta (piano) e a participação especial de Mauro Senise (flauta e sax). A apresentação no Savassi Festival, reunirá interpretações dos maiores clássicos do cantor e compositor Edu Lobo, que serão executadas com o acompanhamento da Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo. O encontro está marcado para o dia 25 de junho, na Sala Minas Gerais.
O violoncelista e compositor Jaques Morelenbaum marcará presença com seu CelloSam3aTrio, promovendo uma mistura de samba com música de câmara, com versões de canções assinadas por Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim, Antônio Carlos Jobim, Carlos Lyra, Newton Mendonça e compositores mais recentes como Luisão Paiva e Lula Galvão.
Outro ponto alto da programação são as parcerias e encontros que já se tornaram marca registrada do Savassi Festival. Nesta edição, o público terá a oportunidade de acompanhar, durante um show inédito, a mistura da música instrumental do violonista Thiago Delegado com as batidas eletrônicas e suingadas do rapper Flávio Renegado.
Outra parceria bastante aguardada é a do Trio Niemeier, formado por Anderson Noise, Henrique Portugal (Skank) e Lelo Zaneti (Skank). Uma amizade de longa data, além da vontade de misturar estilos diferentes como o jazz, bossa nova e música eletrônica são os ingredientes para a criação deste grupo. O resultado musical é um reflexo de carreiras consolidadas, com visões concisas sobre a produção musical, exaltando a liberdade da criação desses três grandes representantes da música contemporânea.
Jazz para Crianças e por Adolescentes
Depois do sucesso da última edição, quando pela primeira vez o Savassi Festival realizou uma ação exclusivamente voltada para crianças, o festival repete a iniciativa com um dia recheado de atrações para os pequenos. No dia 03 de julho, o Palco Instituto Unimed-BH, que ficará na praça Floriano Peixoto, será tomado pela programação do Jazzinho – o Jazz Para Crianças. A garotada será convidada a entrar em contato com clássicos do jazz com arranjos próprios para os ouvidos infantis, além de peças da cultura pop. A música complexa e visionária de Hermeto Pascoal abre a programação e é celebrada em sua maneira mais pura e festiva, em um show que é, também, uma homenagem aos 80 anos de uma eterna criança que sempre olhou na mesma direção de sua música: o futuro. Em sequência, Benjamim Taubkin (SP) apresenta as composições de Chico Buarque em um momento para toda a família. E, encerrando a programação especial, Cliff Korman Quartet (Brasil/EUA) apresenta o jazz de Snoopy e Charlie Brown, interpretando as trilhas sonoras da série “Peanuts“, que acompanham as adaptações para televisão do desenho de Charles Schulz, e que são, desde o ano 1965, conhecidas e queridas por várias gerações.
Para os adolescentes, uma programação feita exclusivamente por e para eles, um dos maiores sucessos do festival. Nos dias 27 e 28 de junho, o Anfiteatro do Pátio Savassi, recebe as apresentações do Jazz Sub-17 com alunos da escola Allegretto e da Pro-Music Jazz Band. Todos os músicos são menores de 17 anos e irão apresentar ao público o resultado de práticas feitas em aula de jazz e blues. O resultado é um repertório envolvente, com muita expectativa e também muita improvisação.
Novos Talentos do Jazz
O concurso Novos Talentos do Jazz foi criado em 2005, com foco na produção local. Com o passar dos anos, o concurso cresceu e se projetou internacionalmente, recebendo, desde 2011, candidatos de outros países, saltando de 17 inscrições, em sua primeira edição, para 169 inscritos este ano. Por meio dele, várias bandas são selecionadas para a programação oficial do festival. Para garantir a revelação de jovens músicos, cada integrante do grupo candidato deverá ter, no máximo, 30 anos.
Em 2014, o edital foi dividido em duas categorias: local (Belo Horizonte e região metropolitana) e não local (nacional e internacional). Na primeira categoria, o vencedor foi Expedito Andrade Quinteto (BH) e, na categoria não local, o vencedor foi Noneto de Casa (SP). Receberam menção honrosa: Amaro Freitas Trio (PE), Juliana Rodrigues Trio (SP), Antônio Guerra (RJ), Lafolí e Paulo Almeida Quinteto (SP).
O Savassi Festival é patrocinado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Pitágoras e Skol. O patrocínio é do Instituto Unimed-BH, Prudential do Brasil e Oi. O apoio cultural é do Oi Futuro. O festival conta com o apoio do Banco Mercantil do Brasil, Pátio Savassi, jornal Hoje em Dia, Holly Day In e BDMG Cultural. A é do realização do Café com Letras. A produção é feita pelo Instituto Cidades Criativas, Ototoi e Arreda Produções.
O Savassi Festival
O Savassi Festival é um festival de jazz e de música instrumental realizado anualmente, desde 2003. Desde sua criação, o evento já reuniu mais de 320 mil pessoas, que conferiram apresentações de jazz e música instrumental em teatros, bares, casas de shows, restaurantes e espaços públicos da capital mineira. O festival também realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, parcerias com instituições e comerciantes locais e o recolhimento de alimentos não perecíveis destinados para a doação. Em 2016, o Savassi Festival está sendo realizado em 4 cidades – Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Uberlândia e Nova Lima, totalizando mais de 60 shows, 2 workshops, 2 concursos e 5 lançamentos de CDs.
Locais que vão receber o Savassi Festival em 2016 ::
#JazzRemixed
Loja Mercado – Rua Paraíba 1385 – Savassi
Santeria – Rua Fernandes Tourinho, 385 – loja 1 – Savassi
Salumeria – Rua Sapucaí, 527 – Floresta
Quitandarte – Rua António de Albuquerque, 369 – Savassi
A Pão de Queijaria – Rua Antônio de Albuquerque, 856 – Savassi
Chá Comigo – R. Leopoldina, 634 – Santo Antônio
Fonte Nova Restaurante – R. Manaus, 774 – Santa Efigênia
Guaja Casa – Av. Afonso Pena, 2881 – Funcionários
Meet Me – Rua Curitiba, 2578 – Lourdes
Gruê – R. Sapucaí, 265 – Floresta
Cabernet Butiquim – R. Levindo Lopes, 12 – Funcionários
#JazznoTeatro
Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade s/nº, esquina c/ Rua Gonçalves Dias
Museu das Minas e do Metal Gerdau – Praça da Liberdade s/nº
Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Anfiteatro do Pátio Savassi – Avenida do Contorno, 6061 – Savassi
Teatro da Biblioteca Pública Luis de Bessa – Praça da Liberdade, 21 – Funcionários
Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – Barro Preto
Cine Theatro Brasil – Av. Amazonas, 315 – Centro
#JazznaRua
Palco Instituto Unimed-BH – Praça Floriano Peixoto – Avenida do Contorno, s/nº -Santa Efigênia
Palco Pitágoras Savassi – Savassi – em frente ao Café com Letras Savassi
Palco Oi Jazzy – Savassi – em frente ao Café com Letras Savassi
Palco Pitágoras Liberdade – Praça da Liberdade – Funcionários
Palco Skol – Praça Duque de Caxias – Santa Tereza
#JazzClube
Café com Letras Savassi – Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi
Café com Letras CCBB – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Mercado Grano – Rua Niágara, 320 – Jardim Canadá
Diadorim Cultural – R. Mármore, 600 – Santa Teresa
Passagio Ristorante – R. 6 de Outubro, 1987 – São Sebastiao das Águas Claras, Nova Lima
Mind The Coffee – Av. Cristóvão Colombo, 501 – Funcionários
#PianoSolo
Birosca S2 – Rua Silvianópolis, 483 – Santa Tereza
IDEA – Centro Cultural – Av. Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários
Benjamim Taubkin (SP) na Praça Floriano Peixoto – Avenida do Contorno, s/nº -Santa Efigênia
:: Savassi Festival RJ ::
Em 2016, o Savassi Festival retorna à cidade maravilhosa levando muito jazz e excelentes artistas. De 24 a 30 de junho, atrações nacionais e internacionais se apresentam no CCBB-RJ e no Oi Futuro – Ipanema com novos projetos e celebrando parcerias.
:: Savassi Festival Uberlândia e Nova Lima ::
O Savassi Festival contou, este ano, com uma programação especial no interior mineiro. Nos dias 28 e 29 de maio as cidades de Uberlândia e Nova Lima receberam, pela primeira vez, edições regionais do evento. Uberlândia foi palco do grande show João Bosco e o Jazz, enquanto Nova Lima teve o fim de semana recheado de uma programação gratuita com apresentações artísticas e workshops.
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br/noticias. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.