O sucateamento do ensino superior em Minas Gerais deu o tom nesta terça-feira (14/6/16) dos pronunciamentos de diversos participantes de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelos deputados Rogério Correia (PT) e Carlos Pimenta (PDT), debateu também reivindicações de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, em greve há mais de um mês na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e, ainda, nas unidades de Ibirité (RMBH) e Frutal (Triângulo Mineiro) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Em documento distribuído pelos grevistas, foram ressaltadas demandas comuns como a recomposição salarial, a reestruturação da carreira e o reposicionamento conforme a titulação. Os representantes do movimento pela Unimontes reivindicaram, ainda, a incorporação de gratificações ao salário-base, nomeação e posse de concursados, assistência estudantil e melhorias nas condições de trabalho. Outras reivindicações dos manifestantes da Uemg são redução optativa de carga horária de trabalho para 30 horas semanais sem redução de salários e concessão de vale-transporte no valor efetivamente gasto pelo servidor, entre outras.
Para o presidente da Associação dos Docentes da Unimontes – Montes Claros, Gilmar Ribeiro dos Santos, é preciso discutir o ensino superior em Minas Gerais. “Entra governo e sai governo e não temos uma política nesse sentido. Acaba sendo preciso iniciar uma greve. Já foram três em três anos”, informou.
Leia a matéria na íntegra no Portal da ALMG
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br/noticias. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.






