Na hora de vender ou comprar um imóvel em Belo Horizonte, muitos proprietários se deparam com uma dificuldade muito comum, que é a avaliação correta do preço de seu imóvel no mercado. Isto porque este é um trabalho que geralmente envolve muitos valores sentimentais e o proprietário sempre acaba achando que está saindo em desvantagem na negociação.
A primeira dica, e talvez a mais importante aqui, é conhecer o real potencial do seu imóvel, levando em consideração o entorno e os pequenos detalhes, como a infraestrutura, os investimentos públicos ou a abertura de novos negócios na região que podem valorizar o valor do seu imóvel. Também vale pesquisar os valores oferecidos na região, por isso uma boa ideia é analisar quanto outros proprietários costumam cobrar nos imóveis dos entornos. No caso de condomínios, pode-se perguntar aos vizinhos que puseram os imóveis a venda qual é o valor oferecido.
Para uma avaliação é mais eficaz, é sempre indicado a contratação de um corretor, que poderá avaliar corretamente e de maneira imparcial o preço do imóvel. Um ponto positivo é que estes cálculos não são cobrados, caso sejam contabilizados por uma imobiliária.
A internet também disponibiliza meios de fazer cálculos inteligentes. Por isso o Portal da Agente Imóvel desenvolveu um aplicativo que disponibilizará ao proprietário uma avaliação rápida de seu imóvel segundo um banco de dados de mais de 2,5 milhões de residências na cidade de São Paulo, auxiliando aqueles que não dispõem de um corretor de imóveis.
Para os futuros investidores, os acabamentos e as reformas feitas na residência antes da venda são extremamente importantes e podem significar uma valorização do imóvel. O que valoriza um imóvel de verdade é o que está dentro dele. Logo, uma residência pintada, com os acabamentos, sistema hidráulico e elétrico revisados são sinônimos de bons cuidados e, consequentemente, num imóvel que não demandará futuras reformas, um importantíssimo para os futuros donos.
Levando alguns destes itens em consideração, a avaliação se torna simples, desde que o proprietário use sempre o bom senso e a imparcialidade.