Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Novos regimes ambientais orientam as práticas sustentáveis de engenharia no Brasil e no mundo

Sustentabilidade e desenvolvimento são variáveis cada vez mais importantes para as organizações e profissionais do mundo todo. Sobre estes temas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) vai promover, por meio da Câmara Temática de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o “Seminário de Mudanças Climáticas e Regimes Ambientais Internacionais”. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2016, na sede do Crea-Minas, em Belo Horizonte.

O objetivo do seminário é discutir os desdobramentos da 21º Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas de Paris (COP 21), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2015. O encontro definiu um novo acordo global que busca combater os efeitos das mudanças climáticas, bem como reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O acordo foi ratificado pelo Brasil e pelas demais 194 partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e pela União Europeia.

Para o superintendente de Assuntos Estratégicos do Crea-Minas, Normando Leite, esta agenda impacta os empreendimentos da engenharia, o saneamento, a habitação, a gestão urbana, os recursos hídricos, dentre outros, e os profissionais de engenharia e tecnologia precisam estar preparados para tais mudanças. “As definições de Paris estabelecem um novo quadro para o desenvolvimento econômico, associado à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), definidos pela ONU. O Conselho pretende contribuir no fomento de ações e boas práticas do profissional de engenharia”, afirma Normando.

O seminário prevê a participação de órgãos ambientais e de relações exteriores em todos os níveis da federação, empresários, universidades, profissionais técnicos, representantes da ONU e de instituições internacionais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.crea-mg.org.br.

Câmara Temática

Criada em 2015, a Câmara Temática de Meio Ambiente e Recursos Hídricos oferece estudos detalhados sobre questões ambientais, licenciamento e as boas práticas em gestão de recursos ambientais e hídricos com o intuito de contribuir na discussão dos problemas ligados à temática ambiental em Minas Gerais. Também prepara os engenheiros para que eles possam compreender mais profundamente a legislação ambiental e, assim, ter subsídio para opinar na formulação de políticas públicas e projetos de novos empreendimentos voltados para o tema, construindo uma comunidade técnica que se destina a produzir estudos e materiais que estimulem práticas sustentáveis de engenharia.

Serviço
Data: 23 e 24 de maio de 2016
Horário: Dia 23/05 (Abertura) às 19hs. Dia 24/05, a partir de 8h30
Local: Avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Comentários
Sair da versão mobile