A Fundação Municipal de Cultura inaugura em junho uma nova Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. A partir do dia 1º, o novo espaço estará sediado no Centro de Referência da Juventude (Rua Aarão Reis, S/N – Praça da Estação). O local é amplo e acessível para a maioria da população. Até o dia 31 de maio, a Biblioteca, hoje localizada no Bairro Santo Antônio, ficará fechada ao público.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, esse é mais um passo rumo ao fortalecimento das políticas públicas de leitura da cidade: “O fortalecimento da ação bibliotecária é prioridade na Fundação Municipal de Cultura. Este novo espaço, além de ampliar o conforto dos usuários, também amplia o nosso compromisso com a cidade de construir condições para garantir o direito de ler e de escrever para todos”, afirma.
Criada em 1991, a Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte se tornou referência no país no atendimento de crianças, jovens e suas famílias. A Biblioteca disponibiliza um acervo atualizado de livros literários e informativos, revistas e jornais. Oferece ao público uma programação diferenciada, cujas atividades abrangem oficinas literárias e de produção de textos, clubes e rodas de leitura, saraus, palestras, encontros de formação de mediadores de leitura, encontros com autores, leitura e narração de histórias. Todas as atividades são voltadas prioritariamente para crianças e jovens.
Atualmente a BPIJBH conta com uma equipe interdisciplinar altamente qualificada e comprometida com a formação de leitores e de mediadores de leitura, com um excelente acervo, oferecendo à cidade serviços e atividades que valorizam a cultura da infância e da juventude, por meio da leitura e da escrita, também em diálogo com outras linguagens artísticas.