A Prefeitura de Belo Horizonte, abriu nesta semana o mais novo teatro público da cidade: o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi, um amplo complexo cultural, que no total abriga mais de 2 mil pessoas. O espaço tem duas áreas para apresentações, uma externa, aberta, com capacidade para cerca de 1,8 mil espectadores, e um teatro interno para cerca de 250 pessoas. Esta área interna recebeu o nome de Teatro Raul Belém Machado, uma homenagem ao premiado cenógrafo e professor, nome fundamental das artes cênicas mineiras.
Neste domingo, o novo espaço terá seu primeiro dia de intensa programação cultural, e gratuita: começa às 11h, com apresentação do grupo australiano de dança aborígene DESCENDANCE, pela primeira vez no Brasil e em apresentação única em Belo Horizonte – Ano da Austrália no Brasil. Ao longo do dia, até as 18h, apresentações de espetáculos, performances e números musicais de artistas da comunidade local do bairro Alípio de Melo movimentam o espaço.
O prefeito Marcio Lacerda afirma que é um importante momento de celebração da cultura. Ele ressalta a necessidade de aprofundar a comunicação participativa da sociedade e os avanços já obtidos no panorama cultural. “A cultura que depende da movimentação da prefeitura já avançou muito nos últimos anos, e avançou com participação da sociedade, com críticas, com cobranças e com muita luta. Junto a isso, conseguimos reunir uma bela equipe junto à Fundação Municipal de Cultura e por isso a área cresce tanto na capital”, avalia.
Programação de domingo (17/04)
11h – DESCENDANCE
Descendance é uma apresentação da cultura australiana aborígine cerimonial-tradicional. O premiado grupo australiano tem inspirado o público no mundo inteiro em grandes eventos internacionais, entre eles os Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Rugby em 2003, a Copa do Mundo Fifa na Alemanha em 2006, e o Fórum Indígena Internacional na cidade francesa de Pau em 2006.
A Companhia já se apresentou para o Dalai Lama, a rainha Elizabeth II, e vários outros chefes de estado e celebridades. Excursionou por mais de 40 países e 100 cidades, alcançando milhões de pessoas por meio de ampla exposição na televisão e outras mídias. Esta é a primeira vez que o DESCENDANCE se apresenta na América do Sul.
A presença do Descendance em Belo Horizonte só foi possível graças às relações diplomáticas e de parceria entre artistas e realizadores do Brasil e da Austrália.
Mais informações: descendance.com.au
12h às 18h – Artistas locais – bairro Alípio de Melo
A programação de artistas locais é formada por: 12h – “Concerto piano e violino com Tiago Oliveira” – Repertório Brasilianas; 13h – Academia Razão do Corpo; 14h – Peça Convênio SOAMA – À Tardinha em BRODOWSKI – Grupo GARUPADEGRAU, da Escola Municipal Julia Paraíso com a participação de artistas da comunidade do entorno – criação coletiva; 15h – apresentação do grupo PRIMAVIDA; 16h – apresentação Dança Cigana – Neusa Santos; 17h – apresentação Capoeira com membros da associação de Capoeira Grão Mestre Tigre – repertório performance Maculelê e jogos de capoeira com alunos do entorno; 18h -apresentação show MADA.
SERVIÇO
Abertura do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi
Local: Rua Jauá, 80 – Alípio de Melo
Dia: 17 de abril, a partir das 11h
Entrada Gratuita
Informações para o público: bhfazcultura.pbh.gov.br