Programa Superar terá piscina revitalizada



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Administração Regional Municipal Noroeste, iniciou, na última semana, as obras de requalificação da piscina do Centro de Referência Esportiva para Pessoa Portadora de Deficiência (CRE-PPD), localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.283, no Bairro Carlos Prates. No CRE-PPD, são realizadas as atividades do Programa Superar, com o atendimento direto e permanente a pessoas com deficiência.

A reforma da piscina, prevista para durar 60 dias, contempla a correção de rachaduras, a troca do manto de proteção, fixação de novos azulejos, pintura do espaço em volta e readequação do passeio no entorno do equipamento. A intervenção vai beneficiar cerca de 600 pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva e com autismo atendidas no CRE-PPD, além de 50 alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Carlos Prates Danielle Mitterrand que frequentam as dependências do centro.
A revitalização da piscina vai proporcionar condições ideais para os treinamentos de natação e outras atividades aquáticas, potencializando, a participação dos atletas do Superar em diversas competições esportivas por todo o país.

“Esta reforma vai beneficiar diretamente as pessoas com deficiência que frequentam o CRE-PPD, e vai também melhorar muito as condições para formarmos profissionais de educação física que serão multiplicadores do trabalho do Programa Superar. E, com essa melhoria de estrutura, podemos incrementar a elaboração de projetos desenvolvidos com universidades, escolas públicas e privadas e a Umei Carlos Prates. Os benefícios serão enormes e vão ampliar o alcance do nosso trabalho”, destacou o gerente de Programas Esportivos para Pessoas com Deficiência, Marcelo de Melo Mendes.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Patrick Drumond, esta iniciativa da Prefeitura reafirma o compromisso de construir uma cidade melhor para todos. “Esta obra é extremamente importante, principalmente pelo fato de o CRE-PPD ser um espaço de recuperação e inclusão social de pessoas com deficiência”, disse.
Enquanto a piscina se encontra em reforma, as demais atividades do CRE-PPD continuam em pleno funcionamento. Hoje, além da natação, temporariamente suspensa, o Programa Superar oferece as modalidades: futsal, basquete, basquete em cadeira de rodas, patinação, judô, tênis de mesa, bocha paraolímpica, bocha regular (parceria com a Sociedade Recreativa Palmeiras), rugby em cadeira de rodas, goalball, dança, vôlei sentado, fisioterapia e esgrima em cadeira de rodas (parceria com o Barroca Tênis Clube).

Superar

O Programa Superar é uma política pública desenvolvida pela Prefeitura desde 1994, que visa a proporcionar qualidade de vida a pessoas com deficiência através do esporte e do lazer, promovendo a inclusão social e o cuidado com a saúde. Além disso, cria oportunidade de participação desse público em programas esportivos, favorece a acessibilidade, capacita recursos humanos e propõe garantir um atendimento inclusivo em sua plenitude, sem qualquer preconceito e pautado em uma atitude positiva que evidencia as potencialidades de cada indivíduo, e não suas limitações.

Total
0
Shares

Relacionados
Total
0
Share