Você gostaria de entrar nos Estados Unidos sem visto? Sim, essa possibilidade até existe! Só que não está ao alcance de todos os brasileiros e requer um pedido formal às autoridades dos EUA. Por outro lado, há opções de vistos com processo simplificado para quem pretende visitar o país norte americano e voltar ao Brasil.
Para descobrir qual a opção ideal para você, é importante entender a diferença entre os vistos B1, B2 e o ESTA (Electronic System for Travel Authorization, também chamado de autorização eletrônica de viagem).
Vistos B1, B2 e ESTA: comparação e dicas práticas
O processo para solicitar um visto americano simples como o B1/B2 é um dos mais recorrentes no Brasil. Já as solicitações de ESTA são menos frequentes porque só podem ser feitas por brasileiros com dupla nacionalidade em determinados países. Esta comparação aponta quais são as principais diferenças entre os vistos B1, B2 e o ESTA:
Vistos B1, B2 e B1/B2
Opções de visto americano para não imigrante. Tipo de autorização: Múltiplas viagens com até 180 dias (cerca de 6 meses) de estada. Finalidades permitidas: Trânsito pelos EUA e/ou viagens a turismo, visitas a parentes/amigos nos EUA e atividades de negócios sem geração de renda nos Estados Unidos, tratamentos médicos de curto prazo. Prazo de validade: Definido caso a caso, com limite de 10 anos. Quem pode solicitar: Qualquer cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil pode solicitar os vistos B1, B2 ou B1/B2 com as finalidades descritas acima, sem a intenção de trabalhar ou imigrar para os Estados Unidos. Como obter: Solicitação online com pagamento de taxa e possíveis etapas presenciais para coleta de dados biométricos e entrevista consular. |
ESTA Estados Unidos
Autorização eletrônica de viagem (não é visto). Tipo de autorização: Múltiplas viagens com até 90 dias (cerca de 3 meses) de estada. Finalidades permitidas: Trânsito pelos EUA e/ou viagens rápidas a turismo, visitas a parentes/amigos nos EUA e atividades de negócios sem geração de renda nos Estados Unidos. Prazo de validade: 2 anos. Quem pode solicitar: Apenas cidadãos ou residentes permanentes em países participantes do VWP (programa de isenção de visto). No caso de brasileiros, quem também tiver cidadania em um dos países do VWP pode solicitar com seu outro passaporte. Como obter: Solicitação online com pagamento de taxa. |
Apesar das diferenças, há algo importante que vale em ambos os casos: o visto ou ESTA válido não é uma garantia de entrada nos EUA. É preciso apresentar seu passaporte aos oficiais de imigração ao território estadunidense para saber a decisão final. Ou seja, as permissões para entrar no país e os prazos de permanência serão definidos na chegada ao país.
O que diferencia os vistos B1, B2 e B1/B2?
Os vistos B1, B2 e B1/B2 fazem parte da categoria B do visto americano para não imigrantes, ou seja, pessoas que pretendem visitar os Estados Unidos e regressar ao Brasil. Essa categoria é dividida em B1 e B2, mas também há a possibilidade de solicitar um visto B1/B2. A finalidade da viagem é o que diferencia essas subcategorias:
Visto B1
O visto B1 se destina às viagens com finalidade de negócios. Por exemplo, esse visto serve para quem vai aos EUA para participar de congressos e afins, reuniões em empresas, pesquisas, visitas técnicas, treinamentos profissionais e negociações em geral, desde que essas atividades não sejam remuneradas por uma empresa ou fonte dos Estados Unidos.
Visto B2
Também conhecido como visto americano de turista, o visto B2 se destina a quem pretende aproveitar as atrações de turismo e lazer nos Estados Unidos. Essa subcategoria também cobre outras finalidades de viagem, tais como fazer cursos livres(não acadêmicos), visitar pessoas no país, passar por consultas ou tratamentos médicos durante a estada permitida e participar de eventos sociais — desde que sem receber nenhuma remuneração ou prêmio de fontes nos EUA.
Visto B1/B2
O visto B1/B2 atende às finalidades das subcategorias B1 e B2, por isso é considerado um visto de turismo e negócios. Essa é uma opção muito procurada por viajantes brasileiros porque traz mais flexibilidade para o planejamento de suas viagens aos Estados Unidos. E, apesar de ser mais abrangente, o custo da taxa de solicitação dos vistos B1, B2 e B1/B2 é o mesmo.
Vale reforçar que os cidadãos brasileiros precisam de visto para entrar nos EUA e que o ESTA não é um visto, e sim, uma autorização eletrônica de viagem. Além disso, não é permitido morar ou trabalhar nos Estados Unidos com vistos B1, B2 e ESTA — mesmo para quem tiver uma autorização eletrônica no passaporte de outro país.
_______________________________
Fonte: vistoamericanosimples.com.br
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.