AGORAChuva forte causa estragos e fecha avenidas em Belo Horizonte acompanhe ao vivo
Turismo

Como morar no Canadá legalmente

Se você quer saber como morar no Canadá legalmente, com toda certeza está no local certo!

No artigo de hoje, praticamente desenhado para te ajudar, estão os principais processos imigratórios que garantem chances de morar em casal no Canadá, ou mesmo morar com a família, de maneira legal.

Para ajudar ainda mais, também está incluído algumas dicas importantes, capazes de trazer alguns pontos extras a se considerar quando se pensa num processo imigratório.

Siga, então, atento a esta leitura, para que você compreenda as reais possibilidades, analise as opções, e assim encontre um modelo de imigração que atende suas necessidades.

Como morar no Canadá legalmente?

Abaixo vou te passar as 4 opções mais utilizadas para o processo envolvendo como morar no Canadá com a família, ou mesmo para viver em casal no Canadá, já que a região possui um dos melhores programas de imigração da atualidade.

Vejamos as opções:

Autônomos

Para quem possui um trabalho autônomo na área de Artes, Cultura e Esportes, existe a possibilidade de conquistar um visto que permita morar legalmente no Canadá, podendo construir sua vida e até mesmo levar a sua família.

Para participar é necessário se cadastrar num programa específico, que é o Self-employed, incluindo informações a respeito de sua formação acadêmica, experiência profissional, fluência em inglês ou francês, idade, dentre outros.

E caso a pontuação seja satisfatória, o candidato pode ser convidado às próximas etapas, conseguindo o visto quando tudo atende as especificações do sistema de Imigração do país.

É um processo complexo, mas que pode valer a pena caso haja a correta comprovação de que possui os itens necessários para a imigração.

Express Entry

No processo envolvendo como morar no Canadá legalmente, o Express Entry é um dos vistos mais buscados da atualidade, justamente porque, caso haja a aprovação dele, as possibilidades de vida das pessoas envolvidas irão mudar completamente!

Nesta opção também existe um sistema de pontuação, e essa é uma das melhores opções envolvendo como morar no Canadá com a família, justamente porque o processo pode ser feito tendo apenas uma pessoa da família como responsável, liberando o visto aos demais.

Dentro do processo é necessário comprovar que possui o valor mínimo estipulado para a imigração, que varia de acordo com o número de familiares a emigrar, bem como a proficiência em inglês ou francês.

Para obter boa pontuação é necessário comprovar ainda titulação acadêmica, experiência profissional, não ter antecedentes criminais, dentre outros. Possuir experiência profissional de ao menos um ano no Canadá ou titulação, ajudam a conquistar maiores pontos.

Lembrando que este é um programa de imigração para atrair profissionais para trabalhar, portanto é necessário conferir antes se a sua profissão, ou trabalhos que você aceitaria realizar, são necessários pelo país.

O Express Entry é também um dos mais procurados para imigração de casal no Canadá, já que apenas um dos parceiros pode fazer o processo completo, e o outro entra junto na “conta”.

Visto de Estudante

Embora muitos, ao pesquisar o processo envolvendo como morar no Canadá legalmente, não considere a condição de Estudante como válida, ela na verdade traz muitas possibilidades.

Isso porque com um visto do tipo o estudante pode realizar estágios, e até mesmo trabalhar, além de realizar o processo de estudar, que ocorre em diversas áreas, como Graduação, Pós-Graduação, Idiomas, formação Técnica, etc.

Para aplicar a um visto do tipo é preciso primeiro conseguir uma LOA (Letter of Acceptance), que é uma carta de aceite da sua instituição de ensino. Depois disso você deve aplicar para o visto, que poderá ser de duas modalidades básicas:

  • S1 – para quem vai apenas estudar na região. É preciso comprovar que possui aporte financeiro para o sustento durante o período de estudo. Porém, não exclui a chance do estudante conseguir um trabalho part-time e solicitar uma permissão para este fim.
  • SW1 – para cursos que necessitam de estágios obrigatórios. Geralmente já possuem a liberação da permissão para trabalhar, o que agiliza as atividades dos estudantes.

E embora não pareça, este visto é atrativo porque ele traz principalmente experiência profissional e formação acadêmica, o que depois ajuda muito a solicitar um Express Entry, por exemplo, obtendo uma Residência Permanente!

Visto de Trabalho

Já esta opção de como morar no Canadá legalmente é também uma das mais procuradas pelas pessoas que desejam imigrar para a região, principalmente aquelas que desejam um processo mais rápido.

Porém essa opção só pode ser iniciada quando você conquista uma oferta válida de trabalho em alguma empresa canadense, e a empresa emite um LMIA, um documento feito junto ao governo para comprovar que a mão de obra solicitada é necessária.

Este tipo de visto depende de muitas atividades e procedimentos, sendo relativamente caro e penoso para as empresas.

Por isso o que geralmente é feito por elas é o processo de contratar estrangeiros recém formados no país, considerando que depois de terminar uma Graduação ou Pós-Graduação eles podem solicitar um visto especial de trabalho, que é o PGWP.

[Bônus] O que deve ser considerado antes de imigrar?

Você não pode, na busca de como morar no Canadá legalmente, apenas entender como fazer e agir. É importante, para que tudo saia conforme planejado, que você saiba o que considerar antes de imigrar. 

Pensando nisso, veja abaixo ótimos pontos que devem “obrigatoriamente” ser considerados para que você não tenha grandes problemas ao começar o seu processo de imigração. 

  • A maioria dos processos envolvem diversos tipos de gastos financeiros. Por isso é bom pesquisar os custos de cada modalidade, e buscar se preparar bem para eles.
  • Muitas documentações são solicitadas, e a organização delas poderá ser um pouco trabalhosa se não houver atenção e cuidado.
  • Pesquisar maneiras de como morar no Canadá legalmente demonstra iniciativa para mudanças. Porém é importante se lembrar que imigrar não “resolve” problemas da vida, nem é meio de escape! Mudar essa mentalidade será essencial para o sucesso do seu processo.
  • A paciência também será essencial! O processo de imigração pode ser longo e cheio de etapas, e saber se acalmar será um diferencial para que você aproveite bem os resultados!

Com esses pontos, você não só estará preparado para o que está por vir, como terá mais facilidade com todo o processo. 

Conclusão: existem várias opções, cabe a você escolher a que mais se encaixa com seu perfil!

Basta que você escolha aquelas que atendem às suas necessidades e intenções, para que possa conhecer o processo em detalhes, e assim se preparar corretamente.

E depois de tudo preparado e organizado, seu processo pode ser plenamente iniciado, levando a obtenção de uma chance de morar legalmente neste país cheio de possibilidades.

8207 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Turismo

Aeroporto Internacional de BH inicia venda de passagens para Nova Iorque, Boston e Miami

Operação para esses novos destinos será realizada pela Eastern Airlines e passagens podem ser adquiridas na nova plataforma da BH Airport
Turismo

Dicas para planejar uma viagem curta: saiba o que é essencial

Realizar uma viagem é um ótimo investimento: mudar a rotina, descobrir lugares novos e também conhecer pessoas novas. Entretanto, nem sempre é…
Turismo

Dicas básicas para acampar com tranquilidade

Os amantes da aventura e do contato com a natureza já sabem que acampar é uma das melhores atividades para aliviar o…