Turismo

Dicas básicas para acampar com tranquilidade

Os amantes da aventura e do contato com a natureza já sabem que acampar é uma das melhores atividades para aliviar o estresse e fazer um programa diferente com os amigos e familiares. Por isso, os campings, que são locais com estrutura adequada de suporte para esse tipo de atividade, já se espalharam pelo país e podem ser encontrados em várias cidades mineiras, como em Tiradentes, Capitólio e na Serra do Cipó.

Porém, se você nunca acampou antes, precisa tomar alguns cuidados para aproveitar ao máximo a experiência e se prevenir diante de imprevistos. Afinal, o objetivo é se divertir e relaxar, não sofrer diante de problemas que podem ser prevenidos.

Pesquise sobre o seu destino

Em primeiro lugar, é fundamental que você saia de casa sabendo exatamente para onde vai. Isso parece meio óbvio, mas algumas pessoas podem se esquecer de verificar informações básicas sobre o camping como, por exemplo, se ele possui banheiro e chuveiro quente, e podem acabar tendo uma surpresa desagradável ao chegar ao seu destino. 

Por isso, é importante escolher um camping que atenda às suas necessidades e que esteja próximo dos locais que você deseja explorar. Além disso, lembre-se de pesquisar sobre a previsão do tempo antes de acampar e obter informações sobre as rotas mais seguras para fazer uma viagem mais tranquila.

Dê preferência a alimentos práticos

Antes de viajar, é fundamental conferir se o camping oferece cozinha, o que vai tornar sua vida mais fácil, podendo diminuir a quantidade de utensílios que você precisará levar. Caso contrário, você terá que providenciar fogareiro, panelas, entre outros itens para preparar o seu alimento.

Porém, você também pode aproveitar levar alimentos prontos ou que precisam de poucos ingredientes para serem finalizados. Alimentos liofilizados, ou seja, que não utilizam conservantes ou produtos químicos, assim como alimentos instantâneos, como macarrão, café e sopa, e alimentos em lata ou barrinhas de cereal, são muito práticos. 

Escolha bem suas roupas e itens pessoais

Calçados apropriados para caminhada e roupas leves são fundamentais para quem deseja explorar a natureza. E não se esqueça dos itens básicos de higiene, que não costumam ser disponibilizados em campings. Por isso, lembre-se de levar papel higiênico, toalha, xampu, sabonete, escova e pasta de dentes, entre outros itens que julgar necessários para sua rotina de higiene.

Além disso, para praticar exercícios ao ar livre é recomendado o uso de boné, óculos de sol e protetor solar, especialmente se você for fazer trilhas longas. O uso de repelente também é recomendado, especialmente a noite, para afastar insetos indesejados. 

Vale lembrar que acampamentos não combinam com o uso de tecnologia. Por isso, leve lanternas e até canivete, que é um utensílio multifuncional. Jogos e baralhos também podem ser um bom investimento para fazer algo divertido em grupo. Porém, se você pretende aproveitar esse tempo para colocar a leitura em dia, o recomendado é trocar o livro físico por um e-reader, como o Kindle, que é mais prático e mais leve para carregar.

Escolha a melhor barraca possível

Sem barraca não existe acampamento. Por isso, lembre-se de escolher uma barraca adequada para o número de pessoas do grupo. Modelos com forro ou isolante térmico se diferenciam por oferecer uma proteção contra a temperatura e a umidade do solo. E não se esqueça de levar colchões infláveis, colchonetes, sacos de dormir e almofadas para ter uma noite mais agradável.

Seguindo essas recomendações, sua experiência de camping será muito mais agradável.

 

8092 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Turismo

Aeroporto Internacional de BH inicia venda de passagens para Nova Iorque, Boston e Miami

Operação para esses novos destinos será realizada pela Eastern Airlines e passagens podem ser adquiridas na nova plataforma da BH Airport
Turismo

Dicas para planejar uma viagem curta: saiba o que é essencial

Realizar uma viagem é um ótimo investimento: mudar a rotina, descobrir lugares novos e também conhecer pessoas novas. Entretanto, nem sempre é…
NotíciasTurismoVariedades

Santuário do Caraça: qual o motivo do nome de um dos mais belos destinos de MG?

Local, que hoje é considerado uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, chama a atenção de turistas de todo o mundo que…

Deixe uma resposta