Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Costa do cacau: um paraíso escondido na Bahia

A Bahia é um estado repleto de atrações turísticas de belezas inigualáveis. E, se você está procurando um bom destino turístico, neste artigo vamos lhe apresentar um paraíso escondido em solo baiano: a Costa do Cacau. 

A Costa do Cacau é um paraíso conhecido pelos amantes da literatura. A região foi citada diversas vezes na obra de Jorge Amado. O local é repleto de belezas naturais, cheias de opções turísticas, ideais para a viagem dos sonhos. 

História e localização da Costa do Cacau 

A Costa do Cacau é um trecho do litoral sul baiano, que é composto por oito municípios, são eles: Ilhéus, Itacaré, Itabuna, Uruçuca, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras. 

A região era a preferida do escritor Jorge Amado, o mais conhecido nativo da Costa do Cacau. Em seus romances e nas adaptações de seus livros para filmes e novelas, não há como deixar de fora, as paisagens belíssimas da Costa do Cacau. 

Os moradores da região e os turistas vivem em meio à figura do autor. Obras conhecidas de Jorge Amado, como o romance Gabriela, Cravo e Canela, são lembradas por todos, inclusive no nome de batismo de parte das meninas da região. As histórias da Costa do Cacau se confundem em meio a tanta beleza. 

Cercada por belas praias e lindos coqueirais, a Costa do Cacau é uma das áreas de preservação da Mata Atlântica, isso torna a área ideal para os amantes do ecoturismo. As belezas naturais estão presentes em todos os 200 km de extensão da região. 

Como aproveitar a Costa do Cacau?  

Se você está planejando uma viagem à Costa do Cacau, vamos lhe explicar como chegar ao local, qual é a melhor época para viajar e o que fazer por lá. 

Como chegar?

Quem vai viajar de avião para a Costa do Cacau deve desembarcar no Aeroporto Jorge Amado, localizado em Ilhéus, centro da região. É possível encontrar voos diários nas principais empresas de transporte aéreo, partindo das capitais do país. 

Quem vai de carro, deve pegar a BR-342 e a BR-101 em Salvador até Uruçuca. Quem quiser continuar a viagem, é só seguir caminho para chegar a outros municípios da Costa do Cacau. 

Qual é a melhor época para viajar? 

Qualquer época é boa para viajar para a Costa do Cacau, mas, se você deseja curtir bastante as praias da região, a dica é viajar entre dezembro e fevereiro. Esses são os meses mais quentes, período de verão, no qual a temperatura é super agradável para essa programação. 

Para quem quer conhecer a região com mais tranquilidade, a dica é viajar entre março e julho, meses de baixa temporada. Nessa época, as cidades estão com menos turistas e as praias estão mais vazias, ideais para uma curtição em família. 

O que fazer na Costa do Cacau? 

Entre os municípios que compõem a Costa do Cacau, as cidades de Ilhéus, Una, Canavieiras, Uruçuca e Itacaré são as que possuem as melhores atrações turísticas. 

Em Itacaré, os turistas podem se apaixonar pelas belas praias, e ainda aproveitar as reservas ambientais para conhecer lindas cachoeiras e fazer trilhas de ecoturismo. As cachoeiras também são as atrações principais de Uruçuca. 

Quem curte ecoturismo, vai adorar o Ecoparque de Una, que reúne diversas espécies de animais ameaçados de extinção. Em Canavieiras, a principal atração é o centro da cidade, que é cheio de casarões antigos. A cidade também se destaca pelos pratos deliciosos da culinária local. 

E na maior e principal cidade da Costa do Cacau, o município de Ilhéus, é possível aproveitar passeios pelo centro histórico e pelas fazendas de Cacau, e fazer visitas à Lagoa Encantada e ao Museu da Casa de Jorge Amado. 

A Costa do Cacau possui atrações para todos os gostos, os turistas podem ainda aproveitar passeios de barco entre uma cidade e outra para conhecer o maior número de atrações dessa região paradisíaca. 

Comentários
Sair da versão mobile