fbpx
Redes Sociais

Turismo

Guia completo para conhecer os Lençóis Maranhenses

Confira as melhores dicas do que fazer e quais características fazem desse destino uma escolha perfeita para suas viagens!

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Pesquisando pelos melhores destinos no nordeste para viajar e curtir muito? Então vai amar conhecer um pouco mais sobre um dos destinos mais desejados pelos turistas – os lençóis maranhenses!

Considerada uma das regiões mais bonitas do Brasil, o parque nacional dos lençóis maranhenses é uma unidade de conservação brasileira, criada em 1981. A paisagem composta por lagoas espetaculares e areia branquinha proporciona imagens surreais e inesquecíveis.

Se você ainda está decidindo para onde ir, ou assim como muitas pessoas também sonha em conhecer esse lugar, preparamos algumas dicas especiais para você. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Como chegar e o que fazer

Com uma extensão de 156.584 hectares, os lençóis maranhenses são distribuídos em algumas regiões do Nordeste, como Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins. É possível ter acesso ao local por qualquer um desses municípios, onde a estrutura já é preparada para orientar os visitantes.

Em todas essas regiões existem atrações e atividades específicas, regadas a lindos passeios em veículos tracionados ou caminhadas a pé. As praias e as explorações possibilitam visitas maravilhosas e sensações indescritíveis, por isso, vale a pena aproveitar ao máximo as atividades.

A entrada mais comum é pelo município de Barreirinhas, onde estão presentes outras atrações e destinos famosos como o rio Formiga, o povoado de Mandacaru e a praia do Cubaré. Além disso, a recepção e as opções de hospedagem são bem populares e completam toda essa experiência incrível.

A entrada por Atins é feita através do povoado, que fica situado fora do parque, mas mantendo a proximidade dos lençóis maranhenses. Sendo assim, essa é uma ótima escolha para quem quer curtir ao máximo a paisagem com caminhadas à beira da praia.

Por ser um povoado bem tradicional, quem escolher essa região para hospedagem desfrutará da tranquilidade e do contato bem próximo à natureza. Além disso, também há opções de outras atrações como surf, caiaque, kitesurf e windsurf. 

E por fim, Santo Amaro é a entrada mais próxima aos lençóis, com destaque para atrações como a Lagoa da Andorinha, Lagoa das Emendadas e Lagoa da Gaivota.

Motivos para escolher esse destino

  • Paisagens únicas – A paisagem garantida pelos lençóis maranhenses é única. Com uma extensão do tamanho da cidade de São Paulo, o deserto tropical que une dunas de areia branca e lagoas cristalinas é quase impossível de ser encontrado em outras regiões do mundo!
  • Ecossistema diversificado – A diversificação na natureza e do ecossistema criado nessas regiões enriquecerá ainda mais sua experiência. É possível realizar passeios por praias, manguezais e conhecer as famosas lagoas pluviais de água cristalina. 
  • Atividades para todos os gostos – De passeios pelas dunas de 40 metros de altura e atividades de surf a caminhadas tranquilas e convivência nos povoados, os lençóis maranhenses oferecem diversão para todos os gostos – dos mais radicais aos que querem apenas relaxar da melhor forma!
  • Cenário perfeito para momentos e fotos incríveis – Se você gosta de registrar seus momentos e desfrutar de cenários inesquecíveis, esse destino precisa estar em sua lista de lugares para visitar. 

Dicas para uma viagem inesquecível 

A primeira dica é escolher a época certa para realizar sua viagem a esse destino incrível. Apesar de estar aberto o ano todo, a falta de chuvas pode esvaziar algumas áreas e diminuir as atrações.

Por isso, o recomendado é fazer sua viagem entre os períodos de junho e início de setembro. Com isso, é importante se planejar, já que a alta temporada pode elevar os preços e lotar pousadas e acomodações.

Após escolher a data, é importante definir em qual região você deseja ficar de acordo com seu perfil de turista e atividades desejadas. De qualquer forma, a emoção e a experiência de conhecer os lençóis é maravilhosa da mesma forma para qualquer uma das três entradas.

O segredo para desfrutar melhor de sua viagem é pesquisar por pousadas que te ofereçam um ótimo custo-benefício, com conforto e bom atendimento. Para não errar na escolha, confira as recomendações para acomodações para solteiros, amigos ou família.

Dessa forma, você garante que cada detalhe será perfeito, tanto na hora das explorações quanto no momento de recarregar as energias e relaxar. Esperamos que essas orientações sejam determinantes na hora de optar por esse destino único e espetacular, aproveitando o melhor que a natureza pode lhe oferecer!

Notícias

Documentário conta a história do Santuário do Caraça e registra os 200 anos de atuação da Congregação da Missão no Brasil

• atualizado em 28/05/2020 às 18:17

Disponível no YouTube, obra audiovisual apresenta depoimentos e informações que ajudam a contar a história de um dos principais destinos turísticos do país e da entidade que ajuda pessoas em todo o mundo

Com a vocação e o intuito de ajudar quem mais precisa, a Congregação da Missão celebra 200 anos de existência no país. Para comemorar, seria realizado um simpósio no Santuário do Caraça, instituição que é administrada pela entidade, mas devido ao fato de as comemorações presenciais não serem possíveis por causa das restrições em virtude da pandemia do novo Coronavírus, foi lançado um documentário que registra a história e o propósito da instituição.

A Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, está presente no mundo inteiro. A iniciativa foi criada para a evangelização dos pobres, formação do clero e dos leigos. A obra audiovisual mostra como é organizada internamente da Província Brasileira da Congregação da Missão e a sua atuação no território brasileiro.

Para assistir o documentário, acesse o vídeo no canal Lazaristas Brasil, no YouTube:

Ficha técnica:

Documentário comemorativo sobre bicentenário da presença dos padres e irmãos Lazaristas (Vicentinos) no Brasil.

Uma realização da Província Brasileira da Congregação da Missão.

Departamento de Comunicação da PBCM – Ir. Adriano Ferreira e Sacha Leite

Entrevistados: Padre Eli Chaves | Padre Lauro Palú | Padre Getúlio Grossi | Padre Geraldo Mól Santos | Padre Agnaldo Aparecido de Paula | Padre Denílson Matias | Padre Emanoel Bedê | Marcos Ferreira | Antônia Barbosa | Danielle Alves | Luis Gaui | Dona Elza | Patrícia Oliveira Silva

Equipe Técnica: Direção: Guilherme Pedreiro | Produção: Bruno Souza | Roteiro: Guilherme Pedreiro e Lucas Lanza | Câmera: Bruno Conde | Drone: Diogo Baía | Som Direto: Rafael Oliveira | Desenho e Tratamento de Som: Fabiano Fonseca | Finalização de Som: Pedro Jácome | Montagem: Guilherme Pedreiro e Guilherme Rocco.

Materiais para a imprensa:

Caso precise fazer o download para extrair imagens de divulgação, o arquivo pode ser encontrado neste link: https://1drv.ms/u/s!AgIV_WB-zBrcgYIrr4Wb-Q5zVrqubA?e=0kzusa.

Link para download de fotos do Santuário do Caraça: https://1drv.ms/u/s!AgIV_WB-zBrcxnrFtcnr33YUcWTO?e=YqaTrg

Continuar lendo

Cultura

Conexão com a natureza faz bem à saúde!

Ecoturismo, modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos, pode aumentar a longevidade e diminuir o risco de doenças

Explorar a natureza pode ser benéfico para a saúde. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, que demonstrou que esse contato traz mais ânimo para pessoas que têm câncer. Outro estudo, elaborado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, provou que estar mais próximo da natureza pode expandir a longevidade e diminuir o risco de algumas doenças, como a depressão.

Com tantos benefícios, fica fácil entender porque o ecoturismo tem se tornado cada vez mais querido entre os viajantes. Além de ser vantajoso para a saúde, um passeio ecológico incentiva a educação ambiental e a preservação da natureza. “Temos a oportunidade de explorar diversas paisagens naturais que o país oferece e também adquirimos experiência cultural”, afirmou Mirlene Rodrigues, gerente da Pousada Mirante do Café.

Diversão e preservação

O ecoturismo incentiva também a conservação do patrimônio cultural. “O desenvolvimento e a preservação da natureza estimulam o crescimento da população, uma vez que gera empregos, ameniza problemas locais, forma consciência ambiental e preserva a biodiversidade” concluiu a gerente.

Mirante do Café

Localizada a 25 km de Ouro Preto, a pousada oferece descanso para aqueles que buscam o refúgio da natureza. O local é cercado de montanhas e de pontos turísticos históricos. “Para quem busca usufruir dos benefícios de estar em plena convivência com a natureza, o Mirante do Café é uma ótima opção”, complementou.

Fonte: Mirlene Rodrigues, administradora e gerente geral da Pousada Mirante do Café, em Santo Antônio do Leite/Minas Gerais.

Continuar lendo

Turismo

Costa do cacau: um paraíso escondido na Bahia

Saiba mais sobre o atrativo litoral sul baiano

A Bahia é um estado repleto de atrações turísticas de belezas inigualáveis. E, se você está procurando um bom destino turístico, neste artigo vamos lhe apresentar um paraíso escondido em solo baiano: a Costa do Cacau. 

A Costa do Cacau é um paraíso conhecido pelos amantes da literatura. A região foi citada diversas vezes na obra de Jorge Amado. O local é repleto de belezas naturais, cheias de opções turísticas, ideais para a viagem dos sonhos. 

História e localização da Costa do Cacau 

A Costa do Cacau é um trecho do litoral sul baiano, que é composto por oito municípios, são eles: Ilhéus, Itacaré, Itabuna, Uruçuca, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras. 

A região era a preferida do escritor Jorge Amado, o mais conhecido nativo da Costa do Cacau. Em seus romances e nas adaptações de seus livros para filmes e novelas, não há como deixar de fora, as paisagens belíssimas da Costa do Cacau. 

Os moradores da região e os turistas vivem em meio à figura do autor. Obras conhecidas de Jorge Amado, como o romance Gabriela, Cravo e Canela, são lembradas por todos, inclusive no nome de batismo de parte das meninas da região. As histórias da Costa do Cacau se confundem em meio a tanta beleza. 

Cercada por belas praias e lindos coqueirais, a Costa do Cacau é uma das áreas de preservação da Mata Atlântica, isso torna a área ideal para os amantes do ecoturismo. As belezas naturais estão presentes em todos os 200 km de extensão da região. 

Como aproveitar a Costa do Cacau?  

Se você está planejando uma viagem à Costa do Cacau, vamos lhe explicar como chegar ao local, qual é a melhor época para viajar e o que fazer por lá. 

Como chegar?

Quem vai viajar de avião para a Costa do Cacau deve desembarcar no Aeroporto Jorge Amado, localizado em Ilhéus, centro da região. É possível encontrar voos diários nas principais empresas de transporte aéreo, partindo das capitais do país. 

Quem vai de carro, deve pegar a BR-342 e a BR-101 em Salvador até Uruçuca. Quem quiser continuar a viagem, é só seguir caminho para chegar a outros municípios da Costa do Cacau. 

Qual é a melhor época para viajar? 

Qualquer época é boa para viajar para a Costa do Cacau, mas, se você deseja curtir bastante as praias da região, a dica é viajar entre dezembro e fevereiro. Esses são os meses mais quentes, período de verão, no qual a temperatura é super agradável para essa programação. 

Para quem quer conhecer a região com mais tranquilidade, a dica é viajar entre março e julho, meses de baixa temporada. Nessa época, as cidades estão com menos turistas e as praias estão mais vazias, ideais para uma curtição em família. 

O que fazer na Costa do Cacau? 

Entre os municípios que compõem a Costa do Cacau, as cidades de Ilhéus, Una, Canavieiras, Uruçuca e Itacaré são as que possuem as melhores atrações turísticas. 

Em Itacaré, os turistas podem se apaixonar pelas belas praias, e ainda aproveitar as reservas ambientais para conhecer lindas cachoeiras e fazer trilhas de ecoturismo. As cachoeiras também são as atrações principais de Uruçuca. 

Quem curte ecoturismo, vai adorar o Ecoparque de Una, que reúne diversas espécies de animais ameaçados de extinção. Em Canavieiras, a principal atração é o centro da cidade, que é cheio de casarões antigos. A cidade também se destaca pelos pratos deliciosos da culinária local. 

E na maior e principal cidade da Costa do Cacau, o município de Ilhéus, é possível aproveitar passeios pelo centro histórico e pelas fazendas de Cacau, e fazer visitas à Lagoa Encantada e ao Museu da Casa de Jorge Amado. 

A Costa do Cacau possui atrações para todos os gostos, os turistas podem ainda aproveitar passeios de barco entre uma cidade e outra para conhecer o maior número de atrações dessa região paradisíaca. 

Continuar lendo