Viajar a passeio é sempre um momento muito gostoso, não é mesmo? Geralmente, criamos muitas expectativas quanto aos lugares que vamos conhecer e quanto às experiências que vamos ter.
Se você tem o hábito de planejar as suas próprias viagens ou se acompanha de perto o agente de viagens, então deve saber que um dos motivos de maior preocupação é a alimentação na viagem, já que nem sempre conseguimos informações boas e confiáveis sobre os restaurantes antes de realizar a viagem.
É claro, encontramos muitas dicas de onde e o que comer, mas nem sempre as informações são suficientes para avaliarmos se aquele espaço é realmente apropriado. Quer algumas dicas de como escolher o restaurante ideal? Reunimos algumas delas para te auxiliar.
Primeiro de tudo, pesquise na internet
A primeira (e mais óbvia) dica é, tendo definido o lugar da viagem, procure na internet os melhores restaurantes. Tente encontrar dicas tanto de espaços mais caros, de comida mais elaborada, quanto os mais simples. Isso é importante para você ter algumas cartas na manga na hora da escolha.
Pense também nos dias de passeio e tente centralizar a busca pelo restaurante ideal levando em consideração onde você vai estar no dia. Nada mais desagradável do que ter que se deslocar muito para poder comer.
Se não tiver fechado o tour com agências, fica mais fácil de criar um roteiro gastronômico próprio. Isso porque quando os passeios são previamente contratados, é muito provável que as opções de almoço sejam direcionadas a restaurantes parceiros.
Como fazer se for direcionado a um restaurante
Se você tiver fechado um pacote turístico, fique ciente de que é muito provável que o lugar do almoço não é bem uma opção sua. Geralmente, são lugares previamente definidos. Mas é claro que ninguém pode te obrigar a comer no restaurante.
Por isso, negocie previamente passeios que tenham, pelo menos, 2 opções de almoço.
Seja criterioso com as avaliações
Outra dica importante é ser um pouco criterioso com as avaliações encontradas na internet. Procure pelas opiniões mais técnicas. Se você quiser visitar o restaurante de um chef de cozinha, então é bom procurar algumas resenhas e avaliações de críticos gastronômicos.
Mas olhe com muita atenção os comentários de pessoas comuns que foram ao restaurante. Essa opinião popular é extremamente importante, pois é possível dimensionar como as pessoas são habitualmente tratadas no espaço e como o serviço é de fato.
Observe se as pessoas reclamam com frequência da demora ou da temperatura da comida, por exemplo, e se essas críticas são recentes. Caso forem, procure por outro restaurante.
Também avalie se o lugar é muito turístico e fica muito cheio e com filas. Leve em consideração também o preço, claro! Ninguém merece pagar caro por um serviço que não atinge as expectativas.
Defina o tipo de comida
Outro ponto muito importante é definir o tipo de comida que você quer consumir durante a viagem. Muita gente vai ao nordeste brasileiro, por exemplo, já com a expectativa de comer alguns pratos típicos. Outros, no entanto, não fazem questão de provar uma buchada de bode ou um sarapatel.
Por isso, defina o tipo de comida que você gostaria de experimentar. Se você sabe que tem alguma alergia, como a frutos do mar, por exemplo, passe longe desses restaurantes.
Deixe-se surpreender
Mesmo que você já tenha uma listinha dos melhores restaurantes que merecem ser conhecidos, é legal estar atento ao lugar visitado. Se vir um cantinho que parece agradável, mas não é tão badalado, dê uma chance a ele.
Se você recebeu uma boa indicação de um restaurante de algum morador da região, não o descarte só porque você não leu sobre ele na internet. Matenha-se aberto e deixe-se surpreender.
No local, atenção aos detalhes
Chegando no restaurante, é muito importante estar atento a alguns detalhes como a organização e a limpeza. E isso a gente percebe logo na recepção. Se você notar que há muita fila ou que as pessoas que estão no ambiente parecem cansadas (de esperar), então, parta para o plano B, aquele que você definiu com as buscas na internet.
Observe também alguns espaços como os arredores da cozinha e os banheiros. Com isso, é possível ter uma pequena ideia de quão preocupados os funcionários estão com a higiene.
Agora que você já sabe como escolher o restaurante ideal, é hora de se concentrar na organização da mala.