O Carnaval está virando a esquina e com ele também chegam os riscos de furtos de celulares durante a festa. Aproveitando-se de multidões e do descuido dos foliões, criminosos podem assumir o controle do seu dispositivo e obter acesso a aplicativos bancários, redes sociais e outras plataformas confidenciais, o que pode resultar em perdas pessoais e financeiras.
Mas você não precisa sentir-se totalmente desprotegido principalmente se for usuário do Android. O Google liberou, em meados de 2024, novos recursos de proteção para o sistema operacional – o “Modo Ladrão” – um pacote de recursos de proteção contra roubo liberado pelo Google.
Essas funcionalidades foram testadas em primeira mão no Brasil. O país foi selecionado justamente por estar na lista de locais com os maiores índices de roubo de smartphones no mundo.
Se você tem um Redmi 10C da Xiaomi, por exemplo, que vem de fábrica com o Android 11, ou outro modelo da marca, a versão desta ferramenta está disponível para usuários que tenham Android 10 ou superior.
As funcionalidades “Modo Ladrão” do Google foram desenvolvidas para garantir a segurança de dados nos dispositivos, como apps de banco, contas de e-mail e redes sociais, em caso de roubo. Claro, os recursos não funcionam apenas em aparelhos Redmi 10 C e devem ser ativados previamente no celular para ajudar na recuperação do aparelho perdido.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Carnaval de 2024 foram registrados 965 furtos de celulares em Belo Horizonte (MG). Embora o número tenha tido uma pequena queda em relação ao Carnaval do ano anterior na capital mineira, ainda assim as ocorrências envolvendo dispositivos móveis continua sendo uma das maiores preocupações dos foliões.
Então, antes de embarcar no seu bloco de Carnaval preferido, confira algumas dicas para aproveitar tudo de bom que essa festa popular oferece sem mais preocupações!
Use senhas e biometria
Essa é uma dica básica para todos os smartphones – seja uma senha, um desenho ou biometria, esse é o recurso de segurança mais elementar nos dispositivos hoje em dia. Portanto, pode literalmente fazer a diferença quando se trata de impedir que alguém obtenha acesso não autorizado ao seu dispositivo.
O conselho inclui adotar senhas complexas e não repetidas. Talvez adotar um bom gerenciador de senhas para manter tudo mais seguro e centralizado.
Bloqueie e oculte aplicativos
Reduza o tempo de bloqueio de tela no seu celular e considere instalar aplicativos com proteção por senha no seu dispositivo. Isso reduz o tempo que um criminoso tem para obter acesso aos seus aplicativos bancários, por exemplo, caso ele leve seu celular desbloqueado.
Outra dica muito importante é ocultar seus aplicativos bancários antes de ir para a rua para evitar que pessoas não autorizadas os encontrem no seu dispositivo.
Menos funções na tela de bloqueio
Às vezes, os criminosos podem ativar o ‘Modo Avião’ em um celular para evitar que ele seja localizado após o roubo. Então o conselho é reduzir o número de opções acessíveis na tela de bloqueio. Isso significa que quem o levou tem menos chances de desabilitar as conexões do seu dispositivo, aumentando as chances de encontrá-lo mais tarde.
Limite de transferências bancárias e compras
Os aplicativos de banco e cartão de crédito permitem que você defina um limite diário, inclusive de transferência no Pix, além dos limites clássicos de compras com cartão. Então uma boa dica é alterar esses limites de pagamento para evitar problemas em caso de roubo e também para não deixar seu cartão de crédito com limite alto de compras, e claro, se precisar alterar o limite enquanto estiver na festa, procure um lugar seguro para fazer isso.
Desative pagamentos por aproximação
Ao sair para a rua nos dias de carnaval, é essencial desativar o pagamento do cartão por aproximação para não facilitar a ação de criminosos.
Mudar o e-mail de recuperação de senhas para outro que não esteja salvo no aparelho também é uma ótima opção, uma vez que manter o mesmo, dará acesso mais fácil ao dispositivo. Você também pode ativar os alertas de transações nas contas bancárias para identificar atividades suspeitas e uso do seu cartão de maneira ilegal.
Bloqueie seu smartphone com o IMEI
Verifique o IMEI do seu celular e anote-o. Este código permite que você bloqueie seu celular restringindo o uso por terceiros em caso de perda, roubo ou furto. O bloqueio de IMEI é realizado pelas operadoras, que colocam o identificador do celular na lista nacional de bloqueio e impedem a autenticação nas suas redes.
Consequentemente, isso também ajuda a desencorajar novos furtos. Além disso, vale a pena instalar o aplicativo Celular Seguro, o app do Governo Federal que garante uma camada extra de segurança ao seu smartphone.
Uma bolsa oculta pode salvar
Para ficar mais à vontade para dançar e aproveitar os blocos de carnaval, mesmo em locais aglomerados, a melhor dica é deixar seu celular, seja um Redmi 10 C ou de outro modelo, em uma bolsa oculta. Um item muito usado são as pochetes porta-dólares, também conhecidas como doleiras, que podem ser colocadas embaixo da roupa.
Para os que não dispensam fotos e vídeos, um cordão de mão reforçado pode vir a ser útil. Estes acessórios podem ser encontrados facilmente nos sites de e-commerce da Web.
Finalmente, para proteger seu aparelho danos por chuva, poeira ou bebidas derramadas, certifique-se de usar uma capa de celular que forneça proteção contra água e detritos. Para muitos foliões, Carnaval também é sinônimo de praia, mas dispositivos móveis definitivamente não combinam com isso e mantê-los longe da água e da areia é uma dica necessária. Lembre-se de proteger seu smartphone do sol e das altas temperaturas para não danificar a bateria e outros componentes, e até mesmo causar acidentes graves.
Uma última dica para você aproveitar o Carnaval que vem aí é sempre compartilhar sua localização com um amigo ou familiar, para que possa se sentir mais protegido e seguro. Observe que você pode habilitar esse recurso por um período nas configurações do dispositivo.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.