Sem dúvidas, o Stories do Instagram é um dos melhores formatos de conteúdo que existem. Ele pode ser determinante ao crescimento de marcas dentro e fora da rede social.
Sobretudo, porque humaniza sua comunicação. O público não te vê como alguém distante que está querendo vender algo, mas sim como um amigo disposto a ajudá-lo de verdade.
As publicações de Stories seguem um estilo espontâneo e descontraído. Ou seja, não precisam de tanto preparo técnico quanto no Feed, por exemplo. Com isso, recebem maior engajamento.
Normalmente, profissionais e empresas compartilham bastidores, processos criativos ou momentos comuns do dia a dia no Stories. Assim, criam uma conexão genuína com seus seguidores.
Contudo, muitos ainda enfrentam dificuldades para reter a atenção dos usuários na funcionalidade. Até porque, é um formato bem diferente dos outros. Mas, fique tranquilo. Listamos abaixo 7 dicas para deixar seus Stories cativantes. Acompanhe!
Ainda não colocou sua marca no Instagram? Se você quer conhecer melhor a rede social mais popular do mundo, tem tudo que você quiser saber sobre a plataforma aqui!
7 dicas para aumentar a retenção do público em seus Stories
De fato, segurar o público no Stories não é uma tarefa nada fácil. No mínimo desinteresse os usuários já pulam para o próximo conteúdo sem nem pensar duas vezes. Entre as principais razões por trás disso, estão:
- inúmeros perfis para acompanhar;
- falta de relação com suas necessidades;
- excesso de publicações;
- enrolação na comunicação;
- ausência de narrativa.
Desse modo, uma boa parte das marcas não conseguem aumentar o engajamento a partir do Stories. Mesmo a funcionalidade sendo tão favorável à construção de uma relação próxima com o público.
Por sorte, tem como trabalhar em todos os pontos que direta ou indiretamente impedem seus seguidores de permanecer por mais tempo nos Stories do perfil da marca. Veja abaixo!
1. Seja autêntico
A premissa para criar Stories que engajam é a autenticidade. Todos os conteúdos publicados na funcionalidade precisam ser “sem filtro” na percepção dos seus seguidores. Ou seja, ser algo mais natural e menos artificial.
Usar a mesma lógica do Feed nos Stories, por exemplo, não vai funcionar. São formatos de conteúdo com características e finalidades totalmente diferentes um do outro.
Até porque, Stories são temporários. Eles só podem ser assistidos por até 24h após o compartilhamento. Assim, preocupar-se com detalhes técnicos não é tão importante.
O foco deve ser mostrar a realidade. Falar o que realmente acredita e compartilhar momentos comuns do dia a dia com o público. Sejam assuntos pessoais, sejam referentes ao ambiente corporativo.
2. Crie conteúdos sequenciais
Como o próprio nome indica, o Stories é um bom lugar para contar histórias, isto é, desenvolver uma narrativa por meio da técnica de Storytelling. Por isso, crie conteúdos sequenciais na funcionalidade.
Em vez de dizer tudo em um único Story, separe a mesma mensagem em 3, 4 ou até mesmo 5 Stories. Isso mantém os seguidores curiosos e interessados em ver o próximo conteúdo da sequência. Só que, cuidado para não exagerar na quantidade.
A propósito, termine cada Story com um gancho que incentive o público a continuar assistindo. Faça uma pergunta ou dê uma prévia do conteúdo seguinte. É algo que funciona muito bem para reter a atenção do público.
3. Varie o tipo de conteúdo
Um erro comum de profissionais e empresas é usar o mesmo tipo de conteúdo no Stories. Muitos só publicam textos ou só publicam vídeos, por exemplo. O que rapidamente deixa seus Stories monótonos.
Ou seja, não demora muito até que o público perca o interesse e assista Stories de outros perfis. Em função disso, varie o máximo possível o tipo de conteúdo na funcionalidade.
Cá entre nós, não é algo tão difícil de fazer no Stories. Há várias opções disponíveis na funcionalidade. É possível alternar entre textos, imagens, vídeos, boomerangs, GIFs e muito mais.
4. Use recursos interativos
Ainda sobre as variações de conteúdos, o Stories conta com uma série de recursos interativos para você tornar suas publicações mais dinâmicas. Um exemplo disso são as caixinhas de perguntas.
Funciona assim: você cria um Story pedindo que seus seguidores enviem dúvidas relacionadas a determinado tema. Então, responde as perguntas mais relevantes em um novo Story de texto, imagem ou vídeo.
Além das caixinhas, dá para fazer enquetes e testes com o público. Ambos os recursos também incentivam a participação ativa da audiência nas publicações. Com isso, vale a pena usá-los.
5. Insira CTAs
Para envolver ainda mais seus seguidores com a proposta da marca, insira CTAs (Call To Action ou Chamada para Ação em português) nos seus Stories sempre que possível.
Eles estimulam o público a tomar ações desejadas imediatamente. Enviar mensagem no Direct Messenger, visitar seu site, comprar produtos ou serviços, entre outras.
Cada CTA, porém, deve ser contextual. Ele tem que fazer sentido com o conteúdo dos últimos Stories compartilhados. Caso contrário, é pouco provável que os seguidores façam o que foi pedido.
6. Comunique assertivamente em Stories de vídeo
Nos Stories em vídeo, sua comunicação precisa ser assertiva. Você deve expressar seus sentimentos e pensamentos e claramente. Se as falas forem confusas, principalmente no começo, o público vai perder o interesse.
Em outras palavras, vá direto ao ponto quando gravar Stories. Evite qualquer tipo de rodeio para dizer o que quer dizer. Enrolação não combina com uma rede social tão dinâmica quanto o Instagram.
Além disso, use expressões faciais, gestos e uma voz enérgica. Mais do que o conteúdo em si, o jeito de apresentá-lo faz toda a diferença na retenção dos seguidores nos Stories.
7. Escreva textos curtos e diretos
Em Stories de texto, é a mesma coisa. A linguagem usada precisa estar alinhada com as características do formato. Isso quer dizer que “enchição de linguiça” só vai prejudicar o desempenho das publicações.
Nesse sentido, escreva textos objetivos, atrativos e impactantes. Para deixá-los com a fluidez necessária, use frases e parágrafos curtos. Além de colocá-los na voz verbal ativa.
É interessante também usar cores contrastantes nas principais informações dos Stories em texto. Assim, você garante que seus seguidores vão pelo menos ler o que está em destaque.
Conclusão
Em resumo, fazer um bom trabalho no Stories do Instagram é fundamental. Na funcionalidade, você desenvolve a coisa mais importante para o crescimento da marca: a confiança do público.
Ou seja, ter conteúdos com bom desempenho no formato fortalece o engajamento geral do perfil da marca. Isso significa que você vai ter mais seguidores no Instagram, receber um número maior de interações e vender cada vez mais.
Portanto, coloque em prática as dicas para aumentar a retenção do público em seus Stories o quanto antes. Certamente, seus resultados nunca mais serão os mesmos depois disso.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.