Por Dentro de Minas (MG)

Sem lixo eletrônico: confira 4 maneiras de reutilizar um smartphone antigo

Os smartphones se tornaram uma parte fundamental de nossas vidas modernas – desde seu surgimento e popularização, esses pequenos dispositivos portáteis substituíram uma série de outras tecnologias e inventaram novas categorias de mercado. A possibilidade de tirar fotos em alta resolução a qualquer hora, acessar mensagens instantâneas com amigos e família, usar GPS em tempo real, acessar músicas, filmes e séries através do streaming, e manter uma constante conexão com a internet são apenas algumas das vantagens desses aparelhos que, atualmente, representam os eletrônicos mais comprados no Brasil. 

A corrida para conquistar a atenção do público e convencer os consumidores a comprar os modelos mais novos, aliada a técnicas como a obsolescência programada, fazem com que estes aparelhos também sejam substituídos com uma frequência alta e problemas como baterias fracas, lentidão e falta de atualizações de aplicativos importantes fazem com que muitos brasileiros troquem de aparelho a cada 2 ou 3 anos. Mas será que smartphones antigos não podem ser aproveitados de formas inteligentes e úteis no cotidiano? Veja as 4 melhores dicas para continuar utilizando aquele celular que está abandonado na gaveta.  

Automação residencial

Uma categoria de dispositivos eletrônicos que parece vir do futuro, mas está se popularizando rapidamente graças aos preços cada vez mais acessíveis, são os aparelhos inteligentes de IoT: lâmpadas, tomadas, ventiladores, alto-falantes e outros eletrodomésticos controlados pela voz, assistente digital, aplicativo no smartphone ou de forma automática. Em lojas de elétrica ou plataformas digitais, lâmpadas LED compatíveis com o Google Home, Amazon Alexa, Samsung SmartThings e outros ecossistemas já podem ser encontradas abaixo da casa dos cinquenta reais, tornando seu uso mais comum. 

Embora seja possível comprar um aparelho hub para controlar todos os dispositivos, ou usar seu smartphone atual, a escolha de um aparelho dedicado a essa tarefa pode facilitar muito a vida em uma casa inteligente: o aparelho dedicado pode servir como controle remoto, deixado em um local de fácil acesso, para rapidamente ligar ou desligar qualquer aparelho inteligente. Além disso, o recurso de comando de voz pode ser deixado ligado o tempo inteiro, permitindo que a casa seja controlada sem precisar encostar no aparelho. O uso de tags NFC também permite que automações sejam criadas: por exemplo, ao chegar do trabalho e encostar o aparelho na tag, o aparelho automaticamente ajusta as luzes, fecha o portão da garagem, lê as principais notícias e coloca o celular no modo não perturbe. Para aparelhos sem NFC, é possível utilizar códigos QR como mostra a ExpressVPN

Câmera de segurança ou webcam

Uma das características mais marcantes dos smartphones modernos é a qualidade de suas câmeras, e a capacidade do uso do processador para melhorar a captura em condições de baixa luz, reconhecimento automático de rostos, e cores naturais. Isso torna um smartphone antigo o candidato ideal para agir como uma webcam, seja para um computador de mesa ou portátil. 

As reuniões remotas ou aulas através do ensino à distância se tornaram muito populares após o período de pandemia, mas em 2023, modelos de câmeras dedicados ainda são extremamente caros e não oferecem qualidade de imagem que justifique seu alto investimento. No entanto, ao instalar aplicativos como o WardenCam, IP Webcam e AtHome Camera o dispositivo pode ser conectado via cabo ou Wi-Fi diretamente no computador, e usado como webcam para qualquer plataforma, incluindo o Google Meet, Microsoft Teams e Zoom. A qualidade de imagem é, em muitos casos, superior às câmeras integradas em modelos populares de laptop

TV inteligente

Os aplicativos de streaming como o Netflix, Globo Play, HBO e Amazon Prime transformaram a maneira como consumimos filmes e séries, e praticamente substituíram os pacotes tradicionais de televisão a cabo no Brasil. No entanto, a experiência de assistir ao conteúdo em uma tela grande na sala ainda é imbatível, por melhores que sejam as telas de celulares. 

O problema está no preço elevado de televisores novos com suporte nativo a instalação destes aplicativos – por isso, uma solução inteligente é converter uma televisão comum em smart usando um smartphone antigo. Isso pode ser feito com ou sem fio, dependendo do suporte do aparelho. Para televisores e celulares com a tecnologia Miracast, é possível transmitir a imagem do smartphone para a tela em tempo real usando a rede Wi-Fi, mas caso esse recurso esteja indisponível, é possível comprar cabos adaptadores de HDMI que conectam o smartphone à televisão, bastando instalar os aplicativos desejados. 

GPS dedicado

Apesar de poderosos e extremamente sofisticados, os smartphones frequentemente sofrem com a aparição de problemas graves: baterias com baixíssima duração, sobreaquecimento e manchas na tela conhecidas como burn in. Estes problemas são, em sua maioria, causados pelo desgaste do consumo exagerado de bateria, exposição ao calor e ao Sol, e tempo exagerado com a tela ligada em alto brilho – em outras palavras, exatamente o que fazemos diariamente ao utilizar aplicativos como o Google Maps, Waze ou Uber para navegação no carro.

Por isso, uma forma extremamente interessante de preservar a vida útil e qualidade de seu novo aparelho é usando o antigo como GPS dentro do carro, mantendo-o preso em um suporte dedicado e sempre conectado ao carregador veícular. Assim, o desgaste é inteiramente dedicado a um aparelho com uso único e antigo, e o celular novo terá bateria e tela preservadas para o uso cotidiano. 

Dessa forma, um aparelho antigo pode ser aproveitado mesmo que seu valor de mercado seja reduzido, sua bateria esteja desgastada ou a tela trincada – garantindo praticidade e evitando a geração de lixo eletrônico, um problema crescente no Brasil. 

Sem lixo eletrônico: confira 4 maneiras de reutilizar um smartphone antigo - Foto: Divulgação
Sem lixo eletrônico: confira 4 maneiras de reutilizar um smartphone antigo – Foto: Divulgação
Comentários
Sair da versão mobile