O algoritmo do Facebook é usado para classificar notícias postadas por amigos, páginas e grupos que você segue no feed de notícias.
Este ranking é feito a partir das publicações mais relevantes para aquelas menos relevantes.
O artigo de hoje explica os fatores que o Facebook leva em conta ao classificar as postagens que você vê aparecendo no seu Feed de Notícias.
Entender como o algoritmo do Facebook funciona ajuda você a implementar táticas para aumentar a visibilidade de suas postagens de página no Facebook, para maximizar a longevidade do seu conteúdo nessa plataforma.
Como funciona o algoritmo do Facebook
Quando um usuário visita o Facebook, a plataforma tem centenas de posts para oferecê-los.
O algoritmo do Facebook deve então escolher como priorizar todo esse conteúdo para que as notícias mais relevantes para esse usuário apareçam primeiro.
Relevante significa a notícia com a quais eles são mais propensos a interagir ou aquelas que são mais propensas a mantê-los conectados na plataforma.
A ordem em que as postagens são exibidas depende de quatro fatores:
- O inventário disponível,
- Sinais,
- Previsões,
- E o placar.
Inventário de publicações disponíveis
Inventário refere-se a todas as novidades que o Facebook pode exibir em um Feed de Notícias.
O inventário de conteúdo disponível para um usuário consiste principalmente em:
- Notícias de seus amigos,
- Publicações de grupos e perfis que ele segue,
- Publicações das páginas das quais ele é um fã,
- Anúncios de página que visam usuários como ele,
- Conteúdo do site de notícias.
Este inventário inclui uma grande variedade de conteúdo que vai desde status até postagens de vídeo, imagens e links.
Sinais
Depois de analisar o inventário disponível para esse usuário, o algoritmo do Facebook analisará dezenas de milhares de sinais para tentar classificar cada post por ordem de relevância para esse usuário.
O Facebook dá uma lista não exaustiva dos sinais que eles usam para certos tipos de conteúdo.
Os sinais serão discutidos com mais detalhes na próxima seção.
O que você precisa saber é que os sinais são diferentes dependendo de:
- Tipo de conteúdo (notícias, publicações e notícias)
- Autor do conteúdo (é uma página ou um perfil pessoal?), etc.
Previsões
Então, depois de analisar dezenas de milhares de sinais, comportamentos passados e preferências do usuário, o Facebook determina a probabilidade de que um item de notícias lhes interesse.
Pontuação de relevância
Finalmente, o Facebook atribui uma pontuação final de relevância a cada post.
Quanto maior essa pontuação, mais o Facebook acredita que o conteúdo interessará ao usuário e, portanto, aparecerá mais alto em seu feed de notícias.
O algoritmo do Facebook foi projetado para levar em conta as preferências, interesses e comportamentos de cada usuário.
Portanto, o escore de relevância do mesmo post pode ser diferente para duas pessoas porque seu inventário, previsões e sinais são diferentes.
De fato, cada feed de notícias é único e personalizado para cada usuário.
Um ponto sobre o algoritmo de vídeos
Em maio de 2019, o Facebook realizou uma atualização em seu algoritmo para impulsionar vídeos baseados em três fatores:
- Lealdade. Vídeos que os usuários assistem mais de uma vez e que estão procurando intencionalmente.
- O tempo que os usuários passam assistindo o vídeo. O Facebook prioriza vídeos que capturam a atenção de seu público por pelo menos um minuto. Além disso, eles prestarão atenção especial aos vídeos cuja duração total é de pelo menos três minutos, painel revenda.
- A originalidade do vídeo. O Facebook penalizará o conteúdo que não é original ou que é compartilhado de outras fontes. Eles querem pressionar os criadores de conteúdo a compartilhar vídeos únicos e personalizados para seu público do Facebook.
Sinais relacionados à relevância do conteúdo
Este primeiro grupo de sinais permite apresentar o conteúdo mais relevante aos usuários.
Estes são sinais gerais que o Facebook olha para quase todos os posts.
De fato, desde 2018, o Facebook quer oferecer conteúdo prioritário que permita criar links e que desencadeie conversas entre usuários. Entre outras coisas, eles levam em conta fatores como:
A recência da publicação
Embora o Facebook tenha ido do segmento cronológico para o segmento algorítmico em 2006, a recência de um novo conteúdo continua sendo um sinal que permitirá determinar se uma notícia é relevante ou não.
O autor da publicação
A atualização de 2018 leva em conta o autor de cada postagem e prioriza as postadas por amigos próximos, familiares e páginas com as quais um usuário mais interage.
O Facebook percebeu que a maioria dos usuários da Internet prefere ver as notícias de seu círculo íntimo como prioridade.
Interações significativas
Desde 2018, o Facebook tem se concentrado em interações significativas. Essas são as interações que requerem ação de um usuário.
Curtir, reagir, comentar ou compartilhar uma notícia é uma interação ativa em oposição ao tempo gasto lendo um post que é uma interação mais passiva.
Como resultado, as postagens com as interações mais ativas aparecerão primeiro nos Feeds de Notícias dos usuários do Facebook.
Interesses dos usuários
O Facebook também analisa os resultados da pesquisa para descobrir qual conteúdo as pessoas querem ver primeiro, bem como todos os tipos de comportamentos que lhes dão uma indicação de seus interesses.
Histórico de comportamento do usuário
Por fim, o Facebook também analisa o tipo de conteúdo que cada usuário consome mais, bem como o tipo com o qual mais interagem.
Por exemplo, se um usuário assiste a um vídeo até o fim, ele envia um sinal para o Facebook de que está interessado no formato de tópico e vídeo.
Para concluir esse tipo de sinal, o Facebook levará em conta a relação que existe entre o autor de uma publicação e um usuário, os interesses deste último, seus hábitos, bem como o comportamento de outros usuários que têm as mesmas características que ele para prever as publicações que são mais propensas a interessar a ele.
Sinais de vídeo
O Facebook está analisando sinais específicos para postagens em vídeo. Entre os mais importantes estão:
A originalidade do vídeo
O Facebook quer recompensar criadores que se destacam com vídeos autênticos, exclusivos e de qualidade.
Eles querem pressionar os criadores de conteúdo a compartilhar vídeos personalizados para seu público no Facebook.
O comportamento dos internautas que assistem ao vídeo
De acordo com estudos, os usuários do Facebook preferem assistir vídeos relativamente longos.
Portanto, os vídeos que o Facebook incentiva têm pelo menos 3 minutos de duração. Além disso, estes são os que os internautas assistem até o fim.
Fidelização dos internautas e pesquisas intencionais
- A lealdade também é importante. A plataforma oferecerá com mais frequência os vídeos publicados pelas páginas com as quais um usuário mais interage.
- Além disso, eles também garantirão que o usuário assista frequentemente a vídeos, especialmente na seção Facebook Watch.
- Finalmente, outro sinal importante é favorecer vídeos que os usuários da Internet costumam assistir e procurar intencionalmente.
Interações
Finalmente, as interações ativas são tão importantes em vídeos quanto em outros tipos de publicações.
Sinais que as páginas do Facebook podem enviar
Finalmente, há uma série de sinais que sua página do Facebook pode enviar para o algoritmo. Comprar curtidas fanpage.
Essencialmente, esses sinais destinam-se a verificar:
- Se sua página estiver completa;
- A pontuação de qualidade de sua página;
- A atividade em sua página, etc.
Em última análise, o Facebook pretende manter seus usuários pelo maior tempo possível.
O algoritmo do Facebook permite construir um feed de notícias único e personalizado para cada usuário.
As novidades oferecidas prioritariamente são as que mais interessam a cada usuário.
O objetivo final do algoritmo do Facebook é oferecer qualidade e conteúdo relevante para cada usuário.
Lembre-se que o algoritmo do Facebook, como o da maioria das redes sociais, está em constante evolução.
Com o tempo, a plataforma aprende com seus usuários e usa inteligência artificial para melhorar constantemente.
Portanto, é imprescindível manter-se atualizado com as mudanças na plataforma e ajustar sua estratégia de acordo.
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