Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Pequenos cineastas – 5 editores de vídeo para crianças

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Seja para ganhar dinheiro, compartilhar alguns momentos da vida ou exercitar as habilidades artísticas, criar vídeos é quase natural para a nova geração. Com o crescimento do uso de redes sociais, grande parte de usuários e empresas também criam conteúdos e esta tendência cresce a cada ano, portanto entender de edição de vídeos é uma vantagem hoje em dia. Já parou para pensar em unir o útil ao agradável e fazer com que seus filhos desenvolvam essa habilidade?

De acordo com artigo publicado pela Feevale, o contato com diferentes formas de artes auxiliam o conhecimento, a brincadeira e desenvolvem uma visão transformadora, ajudando a criança a criar um vínculo entre fantasia e realidade. Naturalmente, os pequenos têm a veia artística aflorada e incentivar esta característica pode trazer diversos benefícios, no presente e no futuro. Se a sua criança tem acesso a celulares e câmeras, com certeza ela já fez algum registro inusitado do dia a dia, certo? Será que você não tem um cineasta sendo criado em casa?

Pensando em apoiar a criatividade das crianças, separamos 5 plataformas de edição com interfaces simples e fácil usabilidade, ideais para os pequenos se inspirarem e realizar obras diversas, como curtas-metragens, apresentações e até criação de seus próprios roteiros. Vamos juntos criar a próxima geração de artistas digitais.

1. Aplicativo ‘Fotos’ – Windows 10

Se a criança já usa computador ou notebook, uma boa porta de entrada para o mundo infinito da edição de vídeo pode ser o próprio aplicativo do Windows 10, o Fotos. Nele é possível executar tarefas mais básicas, como corte, transição e legendas, além de efeitos interessantes, como câmera lenta e filtros 3D. O aplicativo possui uma interface apropriada e que permite ações fáceis para os cineastas infantis..

2. iMovie – Mac, iPhone e iPad

O iMovie também pode ser uma ótima ferramenta para crianças no iPhone, iPad e Mac, pois auxiliam na criação de filmes, inclusive em alta definição. Além do conjunto de ferramentas básicas de edição de vídeo que tornam a criação rápida, é possível enviar as produções diretamente para os canais do YouTube ou Vimeo, bastante utilizados em trabalhos escolares, por exemplo.

3. Cap Cut – Android

Para as crianças a partir de 10 anos que utilizam apenas o celular com Android, o Cap Cut é uma excelente opção para edição de todo tipo de vídeo. é possível encontrar efeitos profissionais e transições criativas, ideal para quem pretende publicar os vídeos nas redes sociais ou em canais de jogos, por exemplo. Nele é possível adicionar fotos, vídeos, GIFs e incluir músicas presentes no app ou a própria narração. Alguns efeitos especiais como estabilização de vídeo, efeitos de movimento, desfoque e muito mais podem ser usados.

4. InVideo – Editor Online

Este é um dos melhores aplicativos de edição de vídeo que seu filho pode começar a praticar. Além da facilidade de ser online, o InVideo conta com templates coloridos e diversos que podem ser usados desde trabalhos mais simples, como convites de casamento, até produções mais elaboradas, como registros de férias em família e edição de vídeos para o YouTube.  Essa ferramenta pode incentivar a criança a criar as próprias narrativas, organizar as produções e apresentar em diversos locais, inclusive na escola.

5. Lego Movie 2 Movie Maker – iOS e Android

De geração em geração, as crianças são apaixonadas pelos brinquedos Lego. A empresa então desenvolveu esse aplicativo ideal para futuros criadores de filmes, onde crianças  com menos de 8 anos podem construir suas próprias cenas, gravação, edição e apresentação da obra de arte usando os personagens de Lego. É importante acompanhar a criação do mundo virtual, pois o aplicativo não permite que as crianças instalem sem autorização dos responsáveis.

Você vai ver, as crianças podem ser ágeis no aprendizado de edição de vídeos, seja qual for a ferramenta. Escolha o software que mais se adeque a realidade do seu filho e ajude a escrever narrativas, criar histórias e organizar produções. Além de tudo, a prática pode ser interessante para todos os envolvidos no projeto.

Divirtam-se juntos e boa criação!

Comentários
Sair da versão mobile