Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

O que é Gamificação em Marketing: entenda o conceito

Os jogos são populares no mundo por diferentes motivos: pelos desafios, pelas recompensas, pela diversão, etc. É possível alcançar isso no marketing digital? Para ter essa resposta, é necessário saber o que é Gamificação em Marketing.

Acontece que é possível tirar a mecânica dos jogos dessa plataforma e aplicá-las numa estratégia de divulgação de marcas. Trata-se de usar do ambiente lúdico dos jogos para instruir e influenciar o comportamento dos potenciais clientes.

Mas como funciona a Gamificação no Marketing? Quais são as ideias de gamificação? Quais são os exemplos de gamification? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre essa estratégia de marketing online!

O que é Gamificação em Marketing?

O objetivo da gamificação ou gamification é proporcionar um ambiente lúdico ao usuário, simulando a experiência de um jogo.”

A gamificação ou gamification se trata da repetição dos conceitos usados em jogos e na educação para fins corporativos – nesse caso, para marketing digital. Para isso, utiliza dos princípios e lógica dos jogos em outros contextos.

Com isso, seu objetivo é despertar interesse, aumentar o engajamento, desenvolver a fidelização do cliente e captar dados importantes. Não necessariamente envolve a criação de jogos de marketing, mas é possível realizar isso também.

Quais são os princípios da estratégia de gamificação?

Quais são os princípios dos jogos que podem ser aplicados no marketing? Alguns deles são:

Esses são elementos essenciais na estratégia de gamificação, de forma a garantir que o potencial cliente tenha uma experiência positiva. Por isso, deve-se evitar algumas ideias de gamificação como:

Quais são as técnicas na estratégia de gamificação?

Para alcançar resultados no marketing, são aplicadas ideias de gamificação. Elas já ocorrem naturalmente no dia a dia da população, mas aqui adquirem um foco maior na promoção da marca. Elas são:

Para que serve a gamificação no marketing?

Agora que entendeu o que é gamificação e como ele funciona fora do contexto dos jogos, é hora de compreender sua aplicação no marketing online. Para que serve a gamificação no marketing?

Basicamente, para interação. Através da estratégia de gamificação, a empresa é capaz de interagir com o público e propagar a marca. Isso pode ser realizado por jogos, gincanas e outras atividades envolvendo as mecânicas dos jogos.

Através da gamificação, a empresa consegue estimular a realização de tarefas em troca de recompensa ou reconhecimento, o que gera satisfação pessoal. A marca se torna mais popular e, o melhor, isso ocorre de maneira natural e pouco invasiva.

Quais são os benefícios da gamificação?

Quais são os mais famosos exemplos de gamification?

A gamificação pode ser aplicada em diversos segmentos do mercado, como pode ser visto nos seguintes exemplos de gamification:

Como aplicar a Gamificação em Marketing?

Para aplicar a gamificação no marketing online, você deve garantir duas coisas ao usuário: controle e otimismo. O controle permite que a divulgação da sua marca seja natural, enquanto o otimismo faz com que o usuário permaneça com sua empresa.

Algumas formas de fazer isso são:

Agora que entendeu o que é Gamificação em Marketing – e como aplicar – comece a entender seu público e a desenvolver novas estratégias de divulgação!

 

Comentários
Sair da versão mobile