Pequenas, médias e até mesmo grandes empresas precisam sempre estar cuidando do seu orçamento, e uma parte importante é controlar as despesas com serviços de todos os tipos. Pensando nisso, montamos este guia com os principais critérios para escolher um serviço de hospedagem para o seu negócio.
Principais critérios ao escolher um serviço de hospedagem para seu negócio
Apesar de todas as crises e problemas pelos quais viemos passando ao longo dos últimos anos, o Brasil continua sendo um país de proporções continentais, repleto de oportunidades, onde novos negócios e oportunidades de negócio surgem a cada dia. Centenas de milhares de novas empresas são abertas todos os meses, e a grande maioria delas precisa de um serviço simples e básico, porém essencial: um site no ar para representá-la junto ao seu público.
Não importa se a sua empresa seja um varejo que vende diretamente para o público, ou se é uma assessoria especializada em assuntos jurídicos. Seja você um profissional liberal que abriu uma microempresa para emitir notas fiscais, ou um megaempresário que tem uma holding de várias empresas, uma coisa é fato: um site no ar é extremamente necessário. Com isso, vem uma grande dúvida de vários gestores e responsáveis pela área de TI das empresas: como escolher o serviço de hospedagem certo para a minha empresa?
Foi pensando nisso que escrevemos este breve guia com os principais critérios na hora de escolher um serviço de hospedagem para seu negócio. Confira a seguir!
Os critérios mais importantes ao contratar um serviço de hospedagem
Você sabe o que exatamente faz uma empresa que oferece serviços de hospedagem? Este talvez seja um bom ponto de partida para começarmos a falar sobre o assunto. Basicamente, você estará alugando um espaço físico que comportará os dados necessários para ter seu site no ar. Este espaço estará localizado em um servidor com acesso à internet, pelo qual os usuários de todo o mundo irão acessar seu site.
Dito isto, este espaço físico alugado pode ser disponibilizado de várias maneiras. Você pode dividir um computador com vários outros sites, dividir com apenas alguns, ter um espaço dedicado só para você, entre outras opções. Esses e outros critérios devem ser levados em conta na hora de escolher seu serviço de hospedagem. Listamos os principais deles abaixo:
Tipo de hospedagem
Existem basicamente três tipos de hospedagem que você pode escolher: a hospedagem compartilhada, a hospedagem VPS (Virtual Private Server) e a hospedagem Dedicada. A primeira é mais recomendada para negócios menores, sem muito volume de acesso nem muitos arquivos a serem armazenados. A VPS e a Dedicada são recomendadas para negócios em maior escala, que irão atrair um grande fluxo de usuários.
Recursos e add-ons inclusos
Dependendo da sua demanda ao contratar um serviço de hospedagem, vale a pena procurar alguns recursos e add-ons em específico. Por exemplo, se você ainda não contratou ninguém para montar seu site, seria legal um serviço de hospedagem com criador de sites incluso. Lojas online, sites em “Wordpress”, “Joomla!” e outras plataformas são mais alguns dos recursos que você pode encontrar.
Custo-benefício
Depois de verificar o tipo de hospedagem que melhor se enquadra para a sua demanda e quais os recursos e add-ons desejáveis, faça uma pesquisa sobre as melhores ofertas e preços de hospedagem em sites como o tophospedagemdesites.com.br. Estes portais fazem uma análise comparativa dos principais serviços com uma descrição sobre eles e os valores de cada plano.