ÚLTIMASFeira Hippie, clubes e bares com música ao vivo poderão voltar a funcionar em Belo Horizonte saiba mais
Tecnologia

Blockchain, o fiel aliado da economia circular, por Gutemberg Dos Santos

Comparing circular and linear economy showing product life cycle. Natural resources are taken to manufacturing. After usage product is recycled or dumped. Waste recycling management concept.

O modelo econômico linear pode estar chegando ao fim, permitindo que a economia circular entre. Há algum tempo, projetos que incentivam o processo de reciclagem têm se inserido, mas a maioria dos países ainda não está pronto para tomá-lo como um modo de vida, como no no caso do Japão, onde a reciclagem já representa uma prática de 85% por parte da a sua população. 

“A essência da sua origem é reparar e regenerar os produtos para que eles mantenham a sua utilidade e valor em todos os momentos.” 

Gutemberg Dos Santos, importante promotor da tecnologia Blockchain, nos diz o seguinte: “Se quisermos continuar avançando nas práticas de sustentabilidade e sustentabilidade ambiental, muitas instituições devem começar por analisar e implementar processos que conduzam a uma economia circular.” A essência de sua origem é reparar e regenerar, para que os produtos, componentes e recursos em geral mantenham sempre a sua utilidade e valor.” 

Para mais informações, visite: www.gutembergds.com 

Para abordar esta questão, consultamos Gutemberg Dos Santos, um especialista em tecnologia digital, economia e promotor de tecnologia blockchain e projetos sustentáveis. O atual modelo de produção e consumo no curto prazo está levando o planeta a uma situação insustentável. O sistema econômico atual está fora do ciclo de vida da natureza e contrastes com o desenvolvimento sustentável. Os grandes monopólios têm nos colocado o ciclo de produção, uso e e descarte.” 

veja também:

A economia circular traz um surpreendente impacto social e econômico positivo, e ainda mais se for acompanhada de tecnologia de blockchain como Gutemberg Dos Santos referiu-se. “Este sistema perturbador já foi adotado por vários setores e instituições que estão fazendo investimentos multimilionários para implementar este sistema em diferentes ramos da economia. Agora, se conseguirmos igualar essa tecnologia com a economia circular, teremos em mãos a único possível alternativa para a sustentabilidade do planeta. “O potencial que a tecnologia blockchain tem na reinvenção de novas alternativas sustentáveis é inimaginável.” Gutemberg Dos Santos mencionou que a economia circular surgiu há mais de 3 décadas atrás, mas com a presença e rápida aceleração da blockchain, seria um fiel aliado para impulsionar esta economia e ver resultados em menos tempo. 

“A tecnologia blockchain tem a capacidade de fazer registros imutáveis para garantir a origem dos recursos e das matérias-primas, a utilização adequada das energias renováveis, e registar os processos de criação de produtos ou serviços até à sua devolução para serem reutilizados. Esta é a grande contribuição que a blockchain daria à circular economia e, da mesma forma, cada produto seria marcado para acompanhar o seu desenvolvimento social e o impacto ambietal por trás do uso.” 

Os modelos de negócio baseados na economia circular estão focados principalmente em prolongar ao máximo a vida útil dos produtos, o que favoreceria a reparação e serviço de reutilização, voltado principalmente 

para dispositivos elétricos e eletrônicos. Embora existam muitas áreas técnicas e biológicas nas quais ela pode ser implementada. 

“Se este modelo econômico cresce, muitas empresas se tornariam conscientes para descartar a sua produção baseado na obsolescência programada.” 

Este termo tem dado muito que falar, é uma estratégia tecnológica das empresas para forçar os consumidores a livrarem-se dos seus dispositivos após a sua vida útil programada pela a mesma empresa, na qual o consumidor perde a liberdade de escolha de quando decidir trocar de aparelho. Gutemberg citou um grande exemplo disso. “Telefones celulares, apesar de seu bom design e qualidade de seus materiais para longa durabilidade, o seu funcionamento se torna obsoleto depois de um tempo, porque a empresa decide quando atualizar o seu sistema operativo, caso contrário, deixa de ser possível para o consumidor utilizar o seu dispositivo 100% e de forma optimizada “. Visto desta perspectiva podemos deduzir que o pior inimigo da circular economia é, na verdade, a obsolescência programada usada pela maioria do mercado tecnológico. Mas, sem dúvida, o seu fiel aliado é e será a ecnologia mais evolucionária de todos os tempos, o sistema blockchain. 

Para mais informações, visite: www.gutembergds.com 

7822 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Tecnologia

Ultrafibra da TIM chega a Belo Horizonte

Ultrafibra chega a BH com alta velocidade em planos de até 400 Mega
Tecnologia

Estratégia de marketing de conteúdo que supera o conteúdo do seu concorrente

Todas as empresas de marketing de sucesso em todo o mundo sabem que usar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida pode…
Tecnologia

Como copiar os dados de celular Android para iPhone

Muitas vezes são encontrados problemas com compatibilidade entre vários sistemas operacionais, tanto na transferência de dados e na sua execução.  Este problema…

Deixe uma resposta