O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

Quais as melhores formas de obter assuntos para o seu blog

Criar um blog e ganhar dinheiro com ele não é impossível. Pelo contrário, alternativas capazes de transformar o seu espaço na web em algo rentável não faltam. Porém, elas vão refletir em ganhos financeiros se você também investir em algo valioso: conteúdo.

Ter conteúdo sempre foi o diferencial para quem quer se destacar na internet, se tornar uma autoridade, ser reconhecido e monetizar um canal.

Falando em canal, hoje em dia, em que canais no Youtube se proliferam diariamente e informações são compartilhadas a cada segundo nas redes sociais, ter conteúdo de qualidade é o diferencial para um blog trazer lucro.

É claro que uma boa hospedagem de site também ajuda para o sucesso do seu blog. Experimente, por exemplo, não dar atenção para o tráfego, para a capacidade de armazenamento e para a questão de segurança.

Pois é, diante de um bom serviço de web hosting você tem totais condições de garantir para o seu blog um bom desempenho. Porém, ainda assim o conteúdo qualificado será peça fundamental para o seu blog se tornar conhecido.

Por outro lado, vem a questão: como fazer para encontrar assuntos relevantes para o meu blog? Como manter o meu canal sempre atualizado com bons materiais? É exatamente isso que veremos a seguir.

Dicas para obter assuntos para o blog

O primeiro passo para evitar a escassez de assuntos em seu blog é você apreciar o tema abordado no mesmo. Conhecer e gostar do assunto que você traz em seu blog vai manter você sempre estimulado a buscar e estudar sempre mais.  

No entanto, se a vontade e o interesse são os seus aliados, vale lembrar também que a internet auxilia muito na hora de garimpar os assuntos mais relevantes relacionados ao seu blog.

Hoje em dia existem ferramentas que fornecem dicas e insights a respeito do que o seu público procura na web. Isso é fundamental para que o seu projeto web seja sempre bastante visualizado.

Por isso, confira a seguir algumas dicas bem interessantes que vão garantir assuntos sempre pertinentes para o seu blog.

Olhe para as barras de pesquisas do Google e do Youtube

Você já reparou que ao digitar um termo na barra de pesquisa do Google ele automaticamente completa com alguma sugestão? Reparou também que o Youtube também adota esse procedimento?

Os termos apresentados nessas plataformas já são um indício a respeito dos assuntos mais pesquisados no momento. Ou seja, é o que está “na boca do povo”.

Sendo assim, é claro que você pode aprofundar a sua pesquisa utilizando algumas ferramentas bem interessantes. Uma delas é investir no SEMrush, que consiste em uma plataforma de gestão de visibilidade.

Por meio dessa ferramenta você fica a par das melhores palavras-chaves para o seu blog, bem como de maneiras eficientes para construir o seu link building. Em resumo, você quer melhorar as suas estratégias de SEO? O SEMrush é uma das ferramentas adequadas.

Se o SEMrush é uma boa alternativa para você obter assuntos, o Google Trends também não fica para trás.

O Google Trends aponta quais são os assuntos mais procurados no momento. A ferramenta disponibiliza um gráfico com um volume de buscas no período determinado por você. Até mesmos os países nos quais o determinado assunto foi mais pesquisado são mostrados.

Outro ponto positivo é a praticidade, já que a ferramenta permite fazer a filtragem dos resultados por meio de categorias como, por exemplo, artes e entretenimento.

Essas informações são relevantes, pois se o volume de buscas demonstra crescimento, é um sinal de que muitas pessoas estão pesquisando e querendo saber mais detalhes sobre ele.

Uma dica quente para você realizar a sua busca é pesquisar por períodos de tempo superiores a 90 dias. Dessa maneira você evita escrever sobre assuntos relevantes na semana passada, mas que atualmente já perderam o prazo de validade.

Saiba o que acontece nas redes sociais

Boa parte da raça humana faz parte de uma ou até mais redes sociais. Elas até são um termômetro dos assuntos mais quentes no país e do mundo.

Por isso, se o seu blog, por exemplo, fala sobre assuntos Geek, não custa nada dar uma olhadinha nos grupos de Facebook que abordam esse tema. Dê uma espiada também nos tópicos mais comentados no Twitter.

Enfim, utilize o universo das redes sociais a favor do seu blog. Ali há uma fonte rica de assuntos.

Analise o desempenho das suas postagens

Uma dica muito importante é prestar atenção nos índices do seu blog. Olhar “para os bastidores” do seu projeto e quais assuntos renderem mais visualizações e comentários é importante.

Desse modo, sabendo quais são os conteúdos acessados, é possível produzir mais materiais voltados para esse assunto e responder até mesmo possíveis dúvidas de seus leitores.   

Uma das ferramentas essenciais para essa tarefa é o Google Analytics. Para ter acesso ao Analytics, basta possuir uma conta do Google, já que todos os serviços estão vinculados.

Conclusão

Na busca por assuntos cada vez mais instigantes para o seu blog, você não está sozinho. Essas ferramentas e dicas podem te tornar uma referência diante do oceano de informações que é a internet.

Portanto, fique atento a elas e entregue para o seu público o que eles mais querem quando procuram o seu blog no Google: conteúdo de qualidade.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Total
0
Shares

Relacionados